Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 22

Uma Advertência Contra o Ceticismo

MJ - Pag. 85  

Sinto a mais intensa angústia em torno de nossa juventude. Como alguém que conhece o perigo, advirto-vos a não cair na armadilha de Satanás mediante o pequeno conhecimento de Ciência que possais haver adquirido. Melhor é um coração puro e humilde, que todo o conhecimento que vos seja possivelmente dado adquirir sem o temor do Senhor.

Os jovens de hoje estão sujeitos a encontrar céticos e incrédulos aonde quer que forem, e quão necessário é que se achem preparados para informar, com mansidão e temor, a razão da esperança que possuem! Tomás Paine desceu ao túmulo, mas suas obras vivem ainda para trazer maldição sobre o mundo, e os que duvidam da veracidade da Palavra de Deus colocarão as produções desse incrédulo nas mãos do jovem e inexperiente, para lhe encher o coração da venenosa atmosfera da dúvida. O espírito de Satanás opera por intermédio de homens ímpios de modo a lhe levarem avante os planos para ruína das almas.

O Perigo do Convívio com os Céticos

Vivemos numa época de licenciosidade, e homens e jovens são ousados no pecado. A menos que nossa juventude seja religiosamente guardada, a não ser que sejam fortalecidos com firmes princípios, que um cuidado maior seja manifesto na escolha de suas companhias e das leituras que lhes alimentam o espírito, achar-se-ão expostos a uma sociedade cuja moral é corrupta como a dos habitantes de Sodoma.


MJ - Pag. 86  

A aparência do povo do mundo pode ser muito atrativa, mas se estão continuamente atirando sugestões contra a Bíblia, são perigosos companheiros, pois sempre buscarão destruir os fundamentos de vossa fé, corromper a consciência da antiga religião evangélica.

Muitas vezes os jovens se põem em contato com os que têm tendências céticas, e os pais ignoram isso até que a terrível obra do mal se acha consumada, e o jovem arruinado. A juventude deve ser diligentemente instruída, para que não seja enganada quanto ao verdadeiro caráter dessas pessoas, e não forme amizades com essa classe, ou lhe escute as palavras de sarcasmo e engano. A menos que os nossos jovens possuam valor moral para cortar suas ligações com tais pessoas ao lhes descobrirem a incredulidade, serão enlaçados, pensando e falando como seus companheiros, referindo-se levianamente à religião e à fé da Bíblia.

Confiança Própria e Cegueira

Fossem abertos os olhos da iludida juventude, e eles veriam o exultante olhar de Satanás ante seu êxito em arruinar almas. Por todos os meios concebíveis, procura ele adaptar suas tentações às várias disposições e circunstâncias daqueles a quem deseja enredar. Experimentará todas as medidas, e se os objetos dessas tentações não buscarem a Deus, serão cegados por seus enganos, ficarão confiantes em si mesmos, presunçosos, e na ignorância de sua condição e perigo. Chegarão em breve a desprezar a fé uma vez dada aos santos.


MJ - Pag. 87  

Falo aos jovens como uma pessoa que sabe, uma pessoa a quem o Senhor tem manifestado os perigos que lhes seguem os passos. A confiança própria vos levará aos laços do inimigo. A juventude não pede conselhos a Deus nem faz dele seu refúgio e fortaleza. Penetram na sociedade com toda a segurança, confiantes em que são inteiramente capazes de escolher o direito e compreender mistérios divinos, em virtude de suas faculdades de raciocínio, como se lhes fosse possível por si mesmos descobrir a verdade.

Tememos mais pelos que confiam em si mesmos do que por quaisquer outros, pois serão com certeza emaranhados na rede do grande adversário de Deus e do homem. Algum companheiro escolhido como amigo familiar, e que foi contaminado com a corrupção da dúvida, instilará seu fermento de incredulidade no espírito dessa classe. Mediante baixa lisonja de seu talento, sua superioridade intelectual, incitando neles a ambição de altas posições, conquistam-lhes a atenção, sobrevindo-lhes definhamento moral. Os que se exaltam na própria opinião, vêm a desprezar o sangue do Sacrifício Expiatório, e ofenderão o Espírito da graça.

Os filhos dos observadores do sábado, que têm tido grande luz, que têm sido objeto da mais terna solicitude, podem ser os que venham a deixar uma herança de vergonha, que semearão ventos e segarão tempestades. No juízo os nomes dos que têm pecado contra grande luz serão escritos com os que são condenados a serem separados da presença do Senhor e da glória de Seu poder.


MJ - Pag. 88  

Estarão perdidos, perdidos, e serão classificados com os desprezadores da graça de Cristo.

Preferiria ver meus filhos baixarem à sepultura a vê-los enveredar pelo caminho que conduz à morte. O terrível fato de haver eu nutrido filhos para combater contra o Deus do Céu, para avolumar as fileiras dos apóstatas nos últimos dias, para marchar sob a negra bandeira de Satanás, ser-me-ia verdadeiramente horroroso pensamento.

É Necessário Valor Moral

Nossos jovens enfrentarão tentações de todas as partes, e devem ser educados de tal maneira que confiem em um poder superior, um mais alto ensino, do que os que podem ser dados por mortais. Há desprezadores de nosso Senhor por toda parte, os quais lançam habitualmente desdém sobre o cristianismo. Chamam-no brinquedo de crianças, inventado para se impor à credulidade dos ignorantes.

Os que não possuem força moral, não podem ficar firmes na defesa da verdade; não têm coragem para dizer: "A menos que se mude o assunto, não me é possível permanecer em vossa companhia. Jesus, o Redentor do mundo, é meu Salvador, nEle se concentra minha esperança de vida eterna." Mas esse é justamente o meio de os fazer calar. Se arrazoardes com eles, hão de ter argumentos com que vos enfrentar, e nada do que disserdes os moverá; mas, se viverdes para Cristo, se fordes firmes em vosso concerto com o Deus do Céu, podereis fazer por eles aquilo que os argumentos não conseguiriam, convencendo-os, pelo poder da piedade, do engano de suas doutrinas.

Não há mais triste espetáculo que o daqueles que foram comprados pelo sangue de Cristo, que foram


MJ - Pag. 89  

dotados de talentos com que glorifiquem a Deus, zombando das mensagens graciosamente a eles enviadas no Evangelho, negando a divindade de Cristo, e confiando em seu próprio finito raciocínio, e em argumentos destituídos de qualquer base. Quando provados por aflições, quando levados em face da morte, todos esses enganos que têm nutrido se desfarão como a geada em presença do Sol.

Quão terrível é achar-se junto ao esquife de alguém que rejeitou os apelos da misericórdia divina! Quão terrível dizer: Aqui está uma existência perdida! Aqui está alguém que poderia haver atingido a mais elevada norma, e alcançado a vida imortal, mas entregou sua vida a Satanás, ficou enlaçado pelas vãs filosofias dos homens, e tornou-se um brinquedo do maligno! A esperança do cristão é como uma âncora para alma, segura e firme, e penetra para além do véu, onde Cristo, o Precursor, entrou por nós. Temos uma obra individual a fazer em preparar-nos para os grandes acontecimentos que se acham diante de nós.

Aproxima-se a Tempestade

A juventude deve buscar mais fervorosamente a Deus. Aproxima-se a tempestade, e precisamos aprontar-nos para sua fúria mediante arrependimento para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo. O Senhor Se levantará para sacudir terrivelmente a Terra. Veremos aflições por todos os lados. Milhares de navios serão arremessados para as profundezas do mar. Esquadras se submergirão, sendo sacrificados milhões de vidas humanas. Irromperão inesperadamente incêndios que nenhum esforço humano será capaz de extinguir. Os palácios da Terra


MJ - Pag. 90  

serão varridos pela fúria das chamas. Tornar-se-ão mais e mais freqüentes os desastres de estrada de ferro; confusão, colisões e morte sem um momento de advertência ocorrerão nas grandes vias de comunicação. O fim está perto, a graça está a terminar. Oh! busquemos a Deus enquanto Se pode achar, invoquemo-Lo enquanto está perto! Diz o profeta: "Buscai o Senhor, vós todos os mansos da Terra, que pondes por obra o Seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor." Sof. 2:3. The Signs of the Times, 21 de abril de 1890.

Diária Dependência de Deus

Ao vos erguerdes pela manhã, acaso experimentais o senso de vossa impotência, vossa necessidade de forças vindas de Deus? e humilde e sinceramente expondes vossas necessidades ao celeste Pai? Se assim for, os anjos anotam-vos as orações, e se as mesmas não partirem de lábios fingidos, quando estiverdes em risco de errar inconscientemente, de exercer uma influência que leve outros a errar, vosso anjo da guarda estará ao vosso lado, impulsionando-vos a seguir melhor direção, escolhendo as palavras para proferirdes e influenciando-vos as ações.

Se não vos sentis em perigo, e se não fazeis nenhuma prece em busca de auxílio e força para resistir às tentações, é certo vos extraviardes; vossa negligência do dever será registrada nos livros de Deus no Céu, e sereis achados em falta no dia da provação. Testemunhos Seletos, vol. 1, págs. 347 e 348.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>