Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 32

O Crescimento na Graça

MJ - Pag. 121  

"Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." II Ped. 3:18. É o privilégio dos jovens, ao crescerem em Cristo, crescerem na graça e no conhecimento espirituais. Podemos conhecer mais e mais de Jesus por um interessado exame das Escrituras, seguindo então os caminhos de verdade e justiça assim revelados. Os que estão sempre crescendo em graça, são firmes na fé, e marcham avante.

O Crescimento é Necessário à Firmeza

No coração de todo jovem que se propôs ser um discípulo de Jesus Cristo, deve haver um fervoroso desejo de atingir a mais elevada norma cristã, ser um coobreiro de Cristo. Se ele põe sua aspiração em pertencer ao número dos que hão de ser apresentados irrepreensíveis diante do trono de Deus, estará continuamente progredindo. O único meio de se manter firme, é progredir diariamente na vida divina. A fé crescerá se, ao ser posta em conflito com a dúvida e os obstáculos, os vencer. A verdadeira santificação é progressiva. Se estais crescendo na graça e conhecimento de Jesus Cristo, haveis de aproveitar todo privilégio e oportunidade de adquirir mais conhecimento da vida e do caráter de Cristo.

A fé em Jesus aumentará à medida que vos fordes relacionando mais com vosso Redentor pela meditação em Sua vida imaculada e em Seu infinito amor. Não podeis desonrar mais a Deus, do que professando ser Seu


MJ - Pag. 122  

discípulo ao passo que dEle vos mantendes a distância, e não vos nutris de Seu Santo Espírito. Quando estiverdes crescendo na graça, haveis de apreciar as reuniões religiosas, e dareis de boa vontade testemunho do amor de Cristo diante da congregação. Por Sua graça, Deus pode tornar o jovem prudente, e dar às crianças conhecimento e experiência. Podem crescer diariamente na graça. Não deveis medir vossa fé por vossas emoções.

Examinar o Coração

Examinai bem no íntimo o vosso coração, e o estado de vossas afeições para com Deus. Indagai: Dediquei os preciosos momentos deste dia a agradar a mim mesmo, a buscar meu próprio entretenimento? ou tornei outros felizes? Ajudei os que me estão ligados a ter maior devoção para com Deus e a apreciar as coisas eternas? Introduzi minha religião em meu lar, revelando aí a graça de Cristo em minhas palavras e no meu comportamento? Honrei a meus pais por minha respeitosa obediência, observando assim o quinto mandamento? Empreendi alegremente meus pequeninos deveres diários, cumprindo-os com fidelidade, fazendo o que me era possível para aliviar o fardo de outros? Guardei do mal os meus lábios, e a minha língua de falar engano? Honrei a Cristo, meu Redentor, que deu Sua preciosa vida para que a vida eterna pudesse estar ao meu alcance?

Vigiar e Orar

Ao princípio do dia, não negligencieis, queridos jovens, o orar fervorosamente a Jesus, a fim de que vos comunique


MJ - Pag. 123  

força e graça para resistir às tentações do inimigo sob qualquer forma que possam vir; e se orardes fervorosamente, com fé e contrição da alma, o Senhor vos ouvirá a oração. Mas deveis vigiar da mesma maneira que orar. Jesus disse: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre. E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se, vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos Céus, dará bens aos que Lhe pedirem?" Mat. 7:7-11.

As crianças e os jovens podem ir ter com Jesus com suas preocupações e perplexidades, sabendo que Ele lhes respeitará os apelos, dando-lhes exatamente aquilo de que necessitam. Sede fervorosos; sede resolutos. Apresentai a promessa de Deus, e depois crede sem uma dúvida. Não espereis sentir emoções especiais antes de pensar que o Senhor responde. Não estipuleis certa maneira pela qual o Senhor deva operar em vosso favor, antes de crerdes que recebeis as coisas que Lhe pedis; mas confiai-Lhe na palavra, e deixai tudo nas mãos do Senhor, com plena fé de que vossa oração será honrada, e a resposta virá mesmo no momento e pela maneira que vosso Pai celeste vê ser para o vosso bem; e então vivei segundo as vossas orações. Andai humildemente, e conservai-vos avançando.

"Porque o Senhor Deus é um Sol e Escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão." Sal. 84:11.


MJ - Pag. 124  

"Temei ao Senhor, vós os Seus santos, pois não têm falta alguma aqueles que O temem. Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta." Sal. 34:9 e 10.

"Guarda a tua língua do mal e os teus lábios, de falarem enganosamente. Aparta-te do mal e faze o bem; procura a paz e segue-a. Os olhos do Senhor estão sobre os justos; e os Seus ouvidos, atentos ao seu clamor. A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da Terra a memória deles. Os justos clamam, e o Senhor os ouve e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito." Sal. 34:13-18.

Aqui se encerram ricas e abundantes promessas, sob a condição de cessardes de fazer o mal e aprenderdes a fazer o bem. Proponde-vos, pois, um elevado ideal na vida, como fizeram José e Daniel e Moisés; e tomai em consideração o preço da edificação do caráter, construindo então para o tempo e a eternidade. ...

Somos fracos e destituídos de sabedoria, mas Deus disse: "Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e o não lança em rosto; e ser-lhe-á dada." Tia. 1:5. Aprendei apenas a ser íntegros, a nunca abrir mão de vossa firmeza em Deus, a perseverar em Seu serviço, e sereis um vencedor mediante o sangue do Cordeiro.

Ilimitadas Possibilidades Para o Bem

Ao fazerdes esta obra por vós mesmos, exercereis influência sobre outros com quem vos associardes.


MJ - Pag. 125  

Quão boas são as palavras proferidas a seu tempo! Quanta força uma palavra de esperança, de animação e decisão no caminho reto não dá a uma pessoa inclinada a deslizar para hábitos desmoralizantes! O firme propósito que tenhais de pôr em prática os bons princípios, terá influência em firmar almas na devida direção.

Não há limites ao bem que podeis realizar. Se fizerdes da Palavra de Deus a regra de vossa vida, regendo por seus preceitos as vossas ações, tornando todos os vossos desígnios e esforços no cumprimento do dever uma bênção e não uma maldição para os outros, o êxito virá coroar esses esforços. Puseste-vos em ligação com Deus; tornaste-vos para os outros um conduto de luz. Sois honrados em vos tornardes colaboradores de Cristo; não podereis receber mais alta honra que a feliz bênção dos lábios do Salvador: "Bem está, servo bom e fiel. ... Entra no gozo do teu Senhor." Mat. 25:21. The Youth"s Instructor, 1º de setembro de 1886.

Entrega de si Mesmo

O Redentor não aceitará um serviço dividido. O obreiro de Deus precisa aprender diariamente o que significa a entrega de si mesmo. Tem que estudar a Palavra de Deus, apreendendo-lhe o sentido e obedecendo aos seus preceitos. Assim pode ele atingir a norma da excelência cristã. Dia a dia Deus com ele colabora, aperfeiçoando o caráter que deve subsistir no tempo da prova final. E dia a dia o crente está operando perante os homens e os anjos uma sublime experiência, mostrando o que pode o evangelho fazer pelos decaídos seres humanos. Obreiros Evangélicos, pág. 113.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>