Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 81

Cabeça Boa

MJ - Pag. 253  

O Valor do Estudo da Bíblia

O estudo da Bíblia é superior a todos os outros no fortalecer o intelecto. Que campos de idéias pode a juventude encontrar na exploração na Palavra de Deus! A mente pode aprofundar-se mais e mais no estudo da mesma, adquirindo forças a cada atitude para compreender a verdade; e existe ainda um infinito além.

Os que professam amar a Deus e reverenciar as coisas sagradas, e permitem, todavia, que a mente desça ao que é superficial e irreal, estão-se colocando no terreno de Satanás, e fazendo sua obra. Se os jovens estudassem as gloriosas obras de Deus em a Natureza, e Sua majestade e poder segundo a revelação de Sua Palavra, haveriam de sair de cada esforço desses com as faculdades mais vivas e elevadas. Ser-lhes-ia proporcionado um vigor isento de arrogância. Pela contemplação das maravilhas do poder divino, o espírito aprenderá essa lição - a mais difícil, porém a mais útil de todas as lições - de que a sabedoria humana, a menos que esteja ligada ao Infinito e santificada pela graça de Cristo, não passa de loucura.

A Obra Mediadora de Cristo

A obra do querido Filho de Deus empreendendo ligar o criado ao Incriado, o finito ao Infinito, em Sua própria pessoa divina, é um tema que bem pode ocupar nossos pensamentos por toda a existência. Esta obra de Cristo devia confirmar os seres dos outros mundos em sua


MJ - Pag. 254  

inocência e lealdade, da mesma maneira que salvar os perdidos e os que estão a perecer na Terra. Ele abriu um caminho para que os desobedientes voltassem ao concerto com Deus, ao passo que, pelo mesmo ato, salvaguardou os que já eram puros, para que não viessem a se poluir.

Enquanto nos regozijamos em que haja mundos que não caíram nunca, esses mundos rendem louvores e honra e glória a Jesus Cristo pelo plano da redenção para salvar os caídos filhos de Adão, e para os fortalecer em sua posição e seu caráter de pureza. O braço que ergueu a família humana da ruína trazida por Satanás à humanidade mediante suas tentações, é o braço que preservou do pecado os habitantes dos outros mundos. Todos os mundos, através da imensidade, ocupam a atenção do Pai e do Filho; e este cuidado é continuamente exercido em favor da humanidade caída. Cristo está intercedendo em favor do homem, e a ordem dos mundos invisíveis também é conservada por Sua obra de mediação. Não são esses temas de suficiente magnitude e importância para ocupar nossos pensamentos, e atrair-nos o reconhecimento e a adoração para com Deus?

Desenvolvimento Intelectual

Abri a Bíblia à nossa juventude, atraí-lhes a atenção a seus tesouros ocultos, ensinai-os a pesquisar em busca de suas jóias de verdade, e hão de adquirir um vigor intelectual que o estudo de tudo quanto a Filosofia abrange não poderia comunicar. Os grandes temas de que trata a Bíblia, a digna simplicidade de suas inspiradas declarações, os assuntos elevados que apresenta à mente, a luz penetrante e clara, procedente do trono de Deus,


MJ - Pag. 255  

iluminando o entendimento, hão de desenvolver-lhes as faculdades da mente a um ponto que mal pode ser compreendido, e nunca plenamente explicado.

A Bíblia apresenta à imaginação ilimitado campo, tão mais elevado e enobrecedor no caráter do que as superficiais criações da inteligência não santificada, quanto o céu está mais alto que a Terra. A inspirada história de nossa raça é colocada nas mãos de todo indivíduo. Todos podem começar agora seu estudo. Podem-se relacionar com nossos primeiros pais, como se encontravam no Éden, em santa inocência, fruindo comunhão com Deus e anjos sem pecado. Podem seguir os passos da introdução do pecado e suas conseqüências sobre a humanidade, e seguir passo a passo, o trilho da Sagrada História, em sua narração da desobediência e impenitência do homem e a justa retribuição do pecado.

A Mais Elevada Cultura

O leitor pode entreter conversa com patriarcas e profetas; pode acompanhar as mais inspiradoras cenas; contemplar a Cristo, que era Rei do Céu, igual a Deus, descendo até à humanidade e executando o plano de redenção, despedaçando ao homem as cadeias com que Satanás o ligara, e tornando-lhe possível readquirir sua varonilidade à semelhança de Deus. Cristo tomando sobre Si a humanidade, e mantendo-Se ao nível do homem por trinta anos e oferecendo depois Sua alma em sacrifício pelo pecado para que o homem não fosse deixado a perecer, eis um tema para o mais profundo pensamento e o mais concentrado estudo. ...

Aprenda a mente as maravilhosas verdades da Revelação,


MJ - Pag. 256  

e nunca se há de contentar em ocupar suas faculdades com assuntos frívolos; volver-se-á sentindo aversão à literatura desprezível e aos divertimentos inúteis que estão desmoralizando a juventude de hoje. Os que têm comungado com os poetas e sábios da Bíblia, e cujo espírito tem vibrado ante os gloriosos feitos dos heróis da fé, virão cheios de pensamentos muito mais puros de coração e elevados no espírito do que se houvessem estado absorvidos no estudo dos mais célebres autores seculares, ou em contemplar e glorificar as façanhas dos Faraós e Herodes e Césares do mundo.

As faculdades dos jovens estão, na maior parte, inativas, porque não fazem do temor de Deus o princípio da sabedoria. O Senhor deu a Daniel sabedoria e conhecimento, porque ele não era influenciado por nenhum poder que viesse interferir em seus princípios religiosos. A razão por que temos tão poucos homens de entendimento, de estabilidade e sólido valor, é que pretendem encontrar grandeza enquanto desligados do Céu.

Deus não é temido, amado e honrado pelos filhos dos homens. A religião não é vivida da mesma maneira que professada. O Senhor não pode realizar senão um pouco em favor do homem, pois este se exalta tão facilmente, está tão disposto a se julgar de importância! Deus quereria que aumentássemos nossas aptidões, aproveitando-nos de todo privilégio para desdobrar, cultivar e robustecer o entendimento. O homem nasceu para uma vida mais elevada e nobre do que a que ele desenvolve. O período de nossa existência mortal é preparatório à vida que se compara com a existência de Deus.


MJ - Pag. 257  

A Bíblia é o Maior Mestre

Que assuntos são apresentados nas Santas Escrituras à meditação de nosso espírito! Onde se poderão encontrar mais elevados temas para contemplação? Onde encontrar matéria tão intensamente interessante? Em que sentido são todas as pesquisas da ciência humana comparáveis, em sublimidade e mistério, com a ciência da Bíblia? Onde um assunto que assim desperte as energias do intelecto em um pensar profundo e sério?

Se lhe permitirmos que nos fale, a Bíblia nos ensinará o que coisa alguma nos poderá comunicar. Mas ai! Demora-se em tudo mais, com exceção da Palavra de Deus. A literatura destituída de valor, histórias imaginárias, são ansiosamente devoradas, ao passo que a Bíblia, com todos os seus tesouros de sagrada verdade, permanece negligenciada sobre nossa mesa. A Palavra Sagrada, uma vez que se torne a norma da vida, refinará, elevará e santificará. É a voz de Deus ao homem. Dar-lhe-emos nós ouvidos?

"A exposição das Tuas palavras dá luz; dá entendimento aos simples." Sal. 119:130. Anjos se acham ao lado do indagador das Escrituras, para lhe impressionar e iluminar a mente. Chega, até nós, hoje, com a mesma força que ao ser dirigido aos primeiros discípulos, dezoito séculos atrás, o mandamento de Cristo: "Examinai as Escrituras, pois julgais ter nelas a vida eterna, e elas mesmas são as que dão testemunho de Mim" João 5:39 (Trad. Figueiredo). Review and Herald, 11 de janeiro de 1881.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>