Elementos na Formação do Caráter
É de importância que as crianças e os jovens sejam exercitados em usar de discrição em palavras e atos; pois seu modo de proceder traz luz ou sombra, não somente no próprio lar, mas também para todos com quem se põem em contato. Antes, porém, que os jovens sejam cuidadosos e refletidos, abstendo-se de toda a aparência do mal, precisam possuir aquela sabedoria que vem do alto, e a força que só Jesus pode comunicar. ...
O Verdadeiro Ornamento
Muitos se enganam pensando que a boa aparência e os vistosos atavios lhes conquistam a consideração do mundo. Mas os encantos que consistem apenas no adorno exterior, são superficiais e mutáveis; não se pode confiar neles. O adorno recomendado por Cristo a Seus seguidores, nunca desmerecerá. Diz Ele: "O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestes, mas o homem encoberto no coração, no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus." I Ped. 3:3 e 4.
Se metade do tempo gasto pelos jovens em se tornarem atrativos na aparência exterior, fosse dedicada ao desenvolvimento do intelecto, ao adorno interior, que diferença se manifestaria em sua conduta, nas palavras e ações! Os que estão na verdade buscando seguir a Cristo, terão
consciencioso escrúpulo quanto ao vestuário que usam; esforçar-se-ão por satisfazer as exigências desta recomendação tão positivamente dada pelo Senhor. O dinheiro agora despendido em extravagâncias no vestuário será empregado no progresso da causa de Deus, e em entesourar na mente úteis conhecimentos, habilitando-se assim para posições de confiança. Procurarão satisfazer as expectativas de Jesus, que os comprou por preço ilimitado.
Queridas crianças e jovens, Jesus deu tudo que Lhe era possível para vos proporcionar um lar nas mansões preparadas para os que O amam e servem aqui. Deixou Seu lar celeste, vindo a um mundo manchado pelo pecado - veio para um povo que O não apreciava, não Lhe amava a pureza e santidade, desprezava-Lhe os ensinos, dando-Lhe afinal a mais cruel das mortes. "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16.
A Aparência Exterior
Deus quer alguma coisa em retribuição desse grande sacrifício que por vós fez. Quer que sejais cristãos, não meramente em nome, mas também no vestuário e na conversação. Quer que fiqueis satisfeitos com o trajar-vos modestamente, não com tufos e penas e enfeites desnecessários. Que vos torneis atrativos pela maneira que o Céu possa aprovar. Decepcioná-Lo-eis em Sua expectativa, queridos jovens?
A aparência exterior é, muitas vezes, um índice do
espírito, e devemos cuidar com os letreiros que ostentamos em nossa pessoa, e pelos quais o mundo julgará a nossa fé. Queremos que sigais a Jesus como filhos queridos, obedientes à Sua vontade expressa em todas as coisas. Queremos que agradeis a vosso Redentor, buscando fervorosamente o adorno interior. Assim, dia a dia, com o auxílio de Jesus, podeis vencer o próprio eu. O orgulho e o amor da ostentação serão expulsos de vosso coração, de vossa vida. A mansidão e o amor da simplicidade serão estimulados. Assim se pode a juventude tornar um exército de fiéis soldados de Cristo.
Vivemos em tempos perigosos, em que os que professam amar e obedecer a Deus O negam na vida diária. "Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela." II Tim. 3:2-5. Deus não quer que vos encontreis entre esta classe, queridos jovens. Em Sua Palavra podeis compreender a maneira de fugir a esses males, sendo vencedores, afinal. ...
"E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho." Apoc. 12:11. "Então, aqueles que temem ao Senhor falam cada um com o seu companheiro; e o Senhor atenta e ouve; e há um memorial escrito diante dEle, para os que temem ao Senhor e para os que se lembram do Seu nome." Mal. 3:16.
Dar Testemunho
Não basta que eviteis a aparência do mal; deveis ir além disto; precisais aprender "a fazer o bem". Isa. 1:17.
Cumpre-vos representar Cristo perante o mundo. Deve constituir, para vós, diário objeto de estudo a maneira por que vos será possível aprender a fazer as obras de Deus. Seus seguidores devem ser cartas vivas, conhecidas e lidas "por todos os homens". II Cor. 3:2.
Jamais podereis conseguir um bom caráter só com o desejá-lo. Isso só poderá ser obtido mediante esforço. Vossos desejos nesta direção se devem exprimir em fervoroso e sincero esforço, em paciente labutar. Dando dia a dia um passo acima na escada do progresso, haveis de encontrar-vos afinal no topo da mesma - vencedor, e mais que vencedor, mediante Aquele que vos tem amado. The Youth"s Instructor, 5 de novembro de 1896.
A Religião Julgada pelo Vestuário
Queridos jovens, vossa disposição para vestir-vos conforme a moda, usando, para satisfazer a vaidade, rendas, ouro e coisas artificiais, não recomenda aos outros a religião nem a verdade que professais. As pessoas discretas considerarão vosso desejo de vos enfeitardes como prova de que possuis mente débil e coração vaidoso. O vestido simples e despretensioso será uma recomendação para minhas jovens irmãs. Diante de outros, não pode vossa luz brilhar de maneira melhor do que pela simplicidade dos atavios e de conduta. Podeis mostrar a todos que, em comparação com as coisas eternas, haveis posto a devida estimação sobre as coisas desta vida. Testimonies, vol. 3, pág. 376.