Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 76

Sinais de Nobreza

MJ - Pag. 241  

A Insígnia da Nobreza

Durante os três anos de preparo que tiveram, Daniel e seus companheiros mantiveram os hábitos abstêmios, o concerto com Deus, bem como contínua dependência de Seu poder. Ao chegar o tempo de serem provados pelo rei sua capacidade e aquisições, foram examinados com outros ao serviço do reino. Mas "entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Ananias, Misael e Azarias". Dan. 1:9. A penetrante percepção, escolhida e precisa linguagem, o vasto conhecimento de que eram dotados, testificavam a perfeita resistência e vigor de seu poder mental. Ficaram, portanto, perante o rei. "E em toda matéria de sabedoria e de inteligência, sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos ou astrólogos que havia em todo o seu reino." Dan. 1:20.

Deus honra sempre a retidão. Os jovens mais prometedores de todas as terras sujeitadas pelo grande conquistador se haviam reunido em Babilônia; todavia, entre eles todos, estavam sem rival os cativos hebreus. A figura bem posta, o andar firme e leve, o belo semblante, os sentidos agudos e o não contaminado hálito - tudo isto constituía insígnia da nobreza com que a Natureza honra os que lhe obedecem às leis.

Os Efeitos dos Hábitos Físicos Sobre a Mente

A lição aqui apresentada é daquelas que bem faríamos em ponderar. Uma estrita obediência às exigências bíblicas será uma bênção tanto para o corpo como para a alma.


MJ - Pag. 242  

O fruto do Espírito não é somente amor, alegria e paz, mas temperança também. É-nos ordenado que não contaminemos o corpo; pois ele é o templo do Espírito Santo.

Os cativos hebreus eram homens de paixões semelhantes às nossas. Entre as sedutoras influências da luxuosa corte de Babilônia, permaneceram firmes. Os jovens de hoje estão cercados de seduções à satisfação do próprio eu. Especialmente em nossas grandes cidades, toda forma de satisfação sensual se apresenta fácil e convidativa. Aqueles que, como Daniel, se recusam a contaminar-se, hão de receber a recompensa dos hábitos de temperança. Com seu maior vigor físico e capacidade de resistência, possuem um depósito de onde sacar em caso de emergência.

Os corretos hábitos físicos promovem a superioridade mental. A capacidade intelectual, a vitalidade orgânica e a longevidade, dependem de leis imutáveis. O Deus da Natureza não intervirá para preservar os homens das conseqüências de transgredir as exigências da Natureza. Aquele que se esforça pelo domínio, deve ser temperante em todas as coisas. A clareza mental de Daniel, sua firmeza de propósito, a capacidade de adquirir conhecimentos e resistir à tentação, eram em alto grau devidas à simplicidade de seu regime alimentar, aliada à sua vida de oração.

Moldar Nosso Próprio Destino

Há pura verdade no ditado: "Cada homem é o arquiteto de seu próprio destino." Conquanto os pais sejam responsáveis pelo cunho do caráter, bem como pela educação dos filhos e filhas, é ainda verdade que nossa posição


MJ - Pag. 243  

e utilidade no mundo dependem, em grande parte, de nosso próprio procedimento.

Daniel e seus companheiros fruíram os benefícios de uma educação correta nos primeiros anos da vida, mas estas vantagens, por si sós, não haveriam feito deles o que foram. Chegou o tempo em que deviam agir por si mesmos - em que seu futuro dependia do próprio proceder. Decidiram então ser fiéis às lições recebidas na infância. O temor de Deus, que é o princípio da sabedoria, foi o fundamento de sua grandeza.

A história de Daniel e seus jovens companheiros foi registrada nas páginas da Palavra Inspirada para benefício dos jovens de todos os séculos que se haviam de suceder. Mediante o registro de sua fidelidade aos princípios de temperança, está Deus falando hoje aos rapazes e moças, pedindo-lhes que apanhem os preciosos raios de luz que Ele deu quanto à temperança cristã, colocando-se na devida relação para com as leis de saúde.

A Temperança é Fartamente Recompensada

Existe atualmente necessidade de homens que, como Daniel, realizem e sejam ousados. Coração puro e vigorosa e destemida mão, são coisas necessárias no mundo hoje. É desígnio de Deus que o homem progrida sempre, atingindo cada dia um mais elevado nível na escala da excelência. Ele nos ajudará, se nos buscarmos ajudar a nós mesmos. Nossa esperança de felicidade em dois mundos, depende de nosso aperfeiçoamento num deles. Cumpre guardar-nos, em todos os sentidos, contra a primeira aproximação da intemperança.

Queridos jovens, Deus vos chama a efetuar uma obra que, mediante Sua graça, podeis realizar. Apresentai "os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é vosso culto racional". Rom. 12:1.


MJ - Pag. 244  

Avançai na varonilidade e feminilidade de que Ele vos dotou. Manifestai uma pureza de gostos, de apetite e de hábitos que possam ser equiparados aos de Daniel. Deus vos recompensará com nervos calmos, cérebro lúcido, são juízo, aguda percepção. Os jovens de hoje, cujos princípios são firmes e inabaláveis, serão abençoados com saúde física, mental e espiritual. The Youth"s Instructor, 9 de julho de 1903.

Religião e Saúde

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria." Sal. 111:10. Quando homens de hábitos errôneos e práticas pecaminosas se rendem ao poder da verdade divina, a entrada da Palavra de Deus dá luz e entendimento ao simples. Há aplicação da verdade ao coração; e revive o poder moral, que parecia ter sido paralisado. O que a recebe é possuído de mais forte e claro entendimento do que antes. Firmou a alma na Rocha eterna. A saúde melhora, no mesmo sentido de sua segurança em Cristo. Assim, a religião e as leis de saúde andam de mãos dadas. Testimonies, vol. 4, págs. 553 e 554.


MJ - Pag. 245  

VIII. A Vida Devocional

O Espírito de Deus, santo e educador, está em Sua Palavra. Uma luz, nova e preciosa, irradia de cada página. A verdade é revelada, palavras e frases se nos tornam claras e apropriadas para a ocasião, como a voz de Deus falando à alma.

O Espírito Santo aprecia dirigir-Se à juventude, para desvendar-lhe os tesouros e belezas da Palavra de Deus. As promessas pronunciadas pelo grande Mestre cativarão os sentidos e animarão a alma com poder espiritual que é divino. Florescerá na mente fértil uma familiaridade com as coisas divinas, que será como baluarte contra a tentação.

Parábolas de Jesus, pág. 132.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>