Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 132

Atividades Sociais

MJ - Pag. 387  

Reuniões Sociais

As reuniões para intercâmbio social tornam-se proveitosas e instrutivas no mais alto grau, quando os que se reúnem têm o amor de Deus a arder-lhes no coração; quando se encontram para trocar idéias quanto à Palavra de Deus, ou considerar métodos para o progresso de Sua obra e a maneira de fazer bem a seus semelhantes. Quando o Espírito Santo é considerado como hóspede bem vindo a essas reuniões, quando nada se diz ou faz para O fazer afastar com tristeza, Deus é honrado, e os que se reúnem são refrigerados e fortalecidos.

Mas há reuniões sociais de caráter diferente, onde o orgulho e a aparência, a hilaridade e a frivolidade muitas vezes se manifestam. Em seu desejo de divertir-se, os que assistem a elas estão em risco de esquecer a Deus, acontecendo coisas que fazem chorar os anjos da guarda. A cena de prazer torna-se, no momento, o seu paraíso. Todos se entregam ao riso e alegria ruidosa. Cintilam os olhos e as faces ficam radiantes; adormece, porém, a consciência.

Revela-se a Falta de Espiritualidade

Tal entusiasmo e inspiração não são de origem celeste. Provêm inteiramente da Terra. Com tristeza contemplam os anjos do Céu o esquecimento daqueles por quem Cristo tanto tem feito. Quando sobrevêm doença e morte aos que viveram meramente para se agradar a si mesmos, demasiado tarde verificam não possuir azeite em suas lâmpadas, e estar de todo desapercebidos para encerrar sua história terrestre.


MJ - Pag. 388  

O teor da conversação mantida em muitas reuniões sociais revela aquilo em que se aplica o coração. Os assuntos fúteis, os tolos humorismos, ditos apenas para suscitar o riso, não representam devidamente a Cristo. Os que os proferem não quereriam enfrentar o registro de suas palavras. Produzem-se nos ouvintes errôneas impressões, lançando-se sobre Cristo um opróbrio. Oh! se a juventude vigiasse bem suas palavras! pois por elas serão justificados ou condenados. Lembrai-vos de que Jesus vos está ao lado aonde quer que fordes, observando vossas ações e escutando as palavras que proferis. Envergonhar-vos-íeis de Lhe ouvir a voz falando-vos, e saber que Ele vos ouve a conversação? ...

O outrora fervoroso cristão que toma parte nos divertimentos mundanos, encontra-se em terreno perigoso. Deixou a região impregnada da vital atmosfera do Céu, imergindo em outra carregada de neblina e cerração; pois em muitos casos as festas e reuniões de diversão são um opróbrio para a religião de Cristo.

O que mantém ligação com Deus, não pode, de coração, participar delas. As palavras que ouve não se acham em harmonia com seus gostos; pois não são a linguagem de Canaã. Os que estão falando não dão provas de que no coração estejam elevando melodias a Deus.

Influências Sutis

Os superficiais no caráter e na experiência religiosa, são muito prontos em se reunir para zombarias e divertimentos, e sua influência atrai a outros. Por vezes rapazes e moças que estão se esforçando por ser cristãos segundo a Bíblia, são


MJ - Pag. 389  

persuadidos a unir-se ao grupo. Não querendo que os julguem esquisitos, e naturalmente inclinados a seguir o exemplo dos outros, colocam-se sob a influência dos que nunca sentiram, talvez, o divino toque no espírito ou no coração. Houvessem eles consultado primeiramente a norma divina, para saber o que Cristo disse a respeito do fruto que deve ser produzido pela árvore cristã, e discerniriam que esses entretenimentos eram realmente banquetes preparados para impedir as almas de aceitar o convite para a ceia das bodas do Cordeiro.

Acontece por vezes que, freqüentando lugares de diversões, jovens cuidadosamente instruídos no caminho do Senhor são desencaminhados pelo brilho da influência humana, formando ligações com aqueles cuja educação e hábitos têm sido de caráter mundano. Unindo-se com pessoas destituídas do ornamento de um espírito semelhante ao de Cristo, vendem-se para toda uma existência de servidão. Os que amam e servem realmente a Deus, temerão descer ao nível do mundo com a escolha da companhia de pessoas que não têm entronizado a Cristo no coração. Ficarão ousadamente ao lado de Jesus, ainda que sua carreira tenha de ser de abnegação e sacrifício.

O Antídoto à Frivolidade

Cristo viveu uma vida de labuta e sacrifício por nós, e não nos podemos nós abnegar por amor dEle? Não são a expiação que fez por nós e a justiça que espera comunicar-nos, temas dignos de nos ocupar a mente? Se a juventude tirar do tesouro da Bíblia as riquezas que ela contém, se


MJ - Pag. 390  

meditar no perdão, na paz, na justiça eterna que coroa a vida de abnegação, não há de experimentar desejo de excitações e divertimentos duvidosos.

Cristo Se regozija quando os pensamentos dos jovens se ocupam com os grandes e enobrecedores assuntos da salvação. Ele entra no coração de todos esses como hóspede permanente, enchendo-os de alegria e paz. E o amor de Cristo na coração é como "uma fonte a jorrar para a vida eterna". João 4:14. ... Os que possuem tal amor se deleitarão em falar das coisas que Deus tem preparado para os que O amam.

O eterno Deus delineou o limite de separação entre os santos e os pecadores, entre conversos e não-conversos. As duas classes não se misturam imperceptivelmente, como as cores do arco-íris, mas são tão distintas como a meia-noite e o meio-dia. O povo de Deus não pode com segurança entrar em íntimas relações com os que conhecem a verdade mas não a praticam. O patriarca Jacó, falando acerca de certos atos de seus filhos, os quais o horrorizavam, exclamou: "No seu secreto conselho, não entre minha alma; com a sua congregação, minha glória não se ajunte." Gên. 49:6. Sentiu que sua honra se comprometeria se ele se associasse com os pecadores em seus feitos. Ergueu o sinal de perigo, advertindo-nos para que fujamos de más companhias, não venhamos a ser manchados pelo mal. E o Espírito Santo, por intermédio do apóstolo Paulo, emite igual advertência: "Não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as." Efés. 5:11. The Youth"s Instructor, 4 de fevereiro de 1897.


MJ - Pag. 391  

Aceitáveis Reuniões Sociais

Todo talento no sentido da influência deve ser religiosamente animado e empregado para o fim de ganhar almas para Cristo. Os jovens não devem pensar que suas brincadeiras, seus serões festivos e entretenimentos musicais, como são geralmente dirigidos, são aceitáveis a Cristo.

Repetidamente me tem sido comunicada luz no sentido de que todas as nossas reuniões sociais devem ser caracterizadas por uma decidida influência religiosa. Se nossos jovens se reunissem para ler e entender as Escrituras, indagando: "Que bem farei, para conseguir a vida eterna?" (Mat. 19:16), colocando-se depois unidos ao lado da verdade, o Senhor Jesus faria descerem Suas bênçãos ao coração deles.

Oh! se todo membro da igreja, todo obreiro de nossas instituições compreendesse que esta vida é uma escola em que nos devemos preparar para ser examinados pelo Deus do Céu quanto à castidade, à pureza de pensamentos, à ausência de egoísmo nas ações! Cada palavra e ato, cada pensamento, é registrado nos memoriais do Céu. ...

É mediante o poder e a eficácia da verdade que devemos ser santificados, e elevados à verdadeira dignidade da norma estabelecida na Palavra. O caminho do Senhor só pode ser aprendido por meio de cuidadosa obediência a Sua Palavra. Estudai a Palavra. The Youth"s Instructor, 14 de agosto de 1906.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>