Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 60

Testemunhar em Favor de Cristo

MJ - Pag. 200  

Todos quantos se acham ao lado do Senhor, devem confessar a Cristo. "Vós sois as Minhas testemunhas, diz o Senhor." A fé do crente genuíno se manifestará em pureza e santidade de caráter. A fé opera por amor, e purifica a alma, e com a fé haverá correspondente obediência, um fiel executar das palavras de Cristo. O cristianismo é sempre intensamente prático, adaptando-se a todas as circunstâncias da vida real. "Vós sois as Minhas testemunhas. " Para com quem? - Para com o mundo; pois deveis levar convosco, aonde quer que fordes, uma santa influência. Cristo vos deve habitar na alma, e cumpre-vos falar a Seu respeito e manifestar os encantos de Seu caráter.

Nossas Conversas

A religião moderna de nossos dias tem por tal forma moldado o caráter, que jovens que professam a Cristo mal Lhe mencionam o nome aos companheiros. Conversam sobre muitos assuntos, mas do precioso plano da redenção não fazem tema de conversação. Como cristãos praticantes, mudemos esta ordem de coisas, e anunciemos "as virtudes dAquele que vos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz". I Ped. 2:9. Se Cristo habita no coração pela fé, não vos podeis manter em silêncio. Se achastes a Jesus, sereis um verdadeiro missionário. Deveis ser entusiastas neste sentido, e fazer com que os que não apreciam a Jesus, saibam que Ele é precioso a vossa alma,


MJ - Pag. 201  

que vos tem posto um novo cântico nos lábios, isto é, um louvor a Deus.

Meus jovens amigos, começareis vós a vida cristã como aqueles cujo coração se acha aquecido pelo amor de Jesus? Não sabereis nunca o bem que vos é dado fazer dirigindo com ternura palavras sensatas, sérias, aos que não professam ser filhos de Deus, acerca da salvação de sua alma. Por outro lado talvez não saibais nunca, até ao juízo, quantas ocasiões de ser testemunhas de Cristo deixastes de aproveitar! Talvez nunca venhais a saber neste mundo o dano que causastes a algumas almas por vossos pequeninos atos de frivolidade, vossa vulgar conversação, vossa leviandade, as quais estavam em completa incoerência com a vossa santa fé.

A Conquista dos Queridos

É verdade que talvez sintais uma espécie de ansiedade pelas almas daqueles que amais. Talvez busqueis abrir-lhes os tesouros da verdade e, em vosso zelo, derrameis lágrimas pela salvação deles; mas, quando vossas palavras não parecem produzir senão pouca impressão, e não há, aparentemente, resposta às vossas orações, senti-vos quase inclinados a culpar a Deus por vosso esforço não produzir frutos. Sentis que vossos queridos têm um coração especialmente duro, e não correspondem aos esforços que fazeis. Mas acaso refletistes seriamente que a falta pode estar em vós mesmos? Pensastes que estais a quebrar com uma das mãos aquilo que vos esforçais por construir com a outra?

Por vezes tendes permitido que o Espírito de Deus exerça domínio sobre vós, e outras vezes haveis, pela


MJ - Pag. 202  

conduta, negado a vossa fé, destruindo o trabalho feito em prol dos entes queridos; pois os esforços desenvolvidos em favor deles têm ficado sem efeito pelo que praticais. Vosso temperamento, vossa linguagem não proferida, as maneiras, o estado de descontentamento do espírito, a falta de fragrância cristã, de espiritualidade, a própria expressão do semblante, têm testemunhado contra vós. ...

Não desconsidereis nunca a importância das coisas pequeninas. As coisas pequenas fornecem a real disciplina da vida. É por meio delas que a alma é exercitada para crescer até à semelhança de Cristo, ou apresentar a imagem do mal. Deus nos ajuda a cultivar hábitos de pensar, falar, olhar e agir de molde a dar a todos que nos rodeiam testemunho de haver estado com Jesus e dEle aprendido. The Youth"s Instructor, 9 de março de 1893.

Fervor

Uma vida passada em trabalho ativo para Deus, é uma vida abençoada. Multidões que estão a desperdiçar a vida em frivolidades, em ociosas lamentações e inúteis queixumes, teriam uma experiência inteiramente diversa se apreciassem a luz que Deus lhes tem dado, permitindo que ela irradiasse sobre outros; e muitos tornam a vida miserável por egoísmo e amor ao comodismo. Mediante diligente atividade, sua vida se poderia tornar como brilhantes raios de sol para guiar ao caminho do Céu os que se acham na sombria estrada da morte. Se assim fizerem, seu coração encher-se-á de paz e alegria em Jesus Cristo. Review and Herald, 25 de outubro de 1881.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>