Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 105

Satisfação do Eu

MJ - Pag. 316  

Satisfação do Próprio Eu

Quando visito a residência de nosso povo e nossas escolas, vejo que todo espaço em cima de mesas, prateleiras, porta-bibelôs, etc., se encontra cheio de fotografias. À direita e à esquerda, vêem-se fisionomias humanas. Deus deseja que se mude esta ordem de coisas. Estivesse Cristo na Terra, e diria: "Tirai daqui estes." João 2:16. Fui instruída de que essas fotografias são como muitos ídolos, tomando o tempo e o pensamento que deviam ser sagradamente votados a Deus.

Estes retratos custam dinheiro. É coerente de nossa parte, sabendo a obra que deve ser feita neste tempo, gastar o dinheiro do Senhor em fotografias do próprio rosto e do de nossos amigos? Não deveria cada quantia que podemos poupar, ser empregado na edificação da causa de Deus? Estes retratos tomam dinheiro que devia ser sagradamente dedicado ao serviço do Senhor; e distraem a mente das verdades de Sua Palavra.

Uma Espécie de Idolatria

Este tirar e permutar de retratos é uma espécie de idolatria. Satanás está fazendo quanto pode para eclipsar o Céu ante nosso olhar. Não cooperemos com ele, fazendo retratos-ídolos. Precisamos atingir mais elevada norma que a que nos sugerem essas fisionomias humanas. O Senhor diz: "Não terás outros deuses diante de Mim." Êxo. 20:3. Os que pretendem crer em Cristo necessitam compreender que lhes cumpre refletir-Lhe a imagem.


MJ - Pag. 317  

É Sua imagem que deve ser mantida perante o espírito. As palavras proferidas devem ser plenas de celeste inspiração. ...

As Primeiras Coisas em Primeiro Lugar

Os que tomaram parte no solene rito do batismo, comprometeram-se a buscar as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus; comprometeram-se a trabalhar zelosamente pela salvação dos pecadores. Deus pergunta aos que Lhe tomam o nome: Como estais vós empregando as faculdades redimidas pela morte de Meu Filho? Estais fazendo tudo ao vosso alcance para vos erguer a mais elevado nível no entendimento espiritual? Estais ordenando interesses e ações em harmonia com as momentosas exigências da eternidade?

Haja uma reforma entre o povo de Deus. "Quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus." I Cor. 10:31. Aqueles sobre quem o Senhor colocou a responsabilidade de Sua obra, estão lutando para proclamar a mensagem, a fim de que almas a perecer na ignorância sejam advertidas. Não podeis, por meio de abnegação, fazer alguma coisa para os ajudar em sua obra? Levantai-vos, e mostrai pelo desinteressado zelo e sinceridade, que sois convertidos.

Todos os recursos são exigidos na obra de salvar almas. O dinheiro empregado pelo professo povo de Deus em obter retratos de rostos humanos, sustentaria vários missionários no campo. Muitas correntes pequenas, quando reunidas, avolumam-se em um grande rio. Apropriamo-nos dos bens do Senhor quando empregamos em prazer egoísta os meios que deviam ser usados para proclamar a última mensagem de advertência.


MJ - Pag. 318  

Se gastais o dinheiro do Senhor na satisfação do próprio eu, como podeis esperar que Ele continue a vos conceder Seus bens? Como há de o. Senhor considerar os que empregam de forma egoísta seus recursos em fotografias? Aquele mesmo dinheiro poderia haver sido empregado em comprar literatura para enviar aos que se encontram nas trevas da ignorância.

A verdade a nós dada por Deus, deve ser apregoada ao mundo. Foi-nos confiado o privilégio de fazer esta obra. Cumpre-nos lançar sobre todas as águas a semente da verdade. O Senhor nos roga que exerçamos abnegação e sacrifício. O evangelho exige inteira consagração. As necessidades da causa requerem tudo quanto lhes possamos dar. Nossa condescendência no que respeita às fotografias, tem sido uma satisfação egoísta de nossa parte, sendo um silencioso testemunho contra nós. Por esta tolerância, grande quantidade de madeira, feno e restolho tem sido introduzida no fundamento, para ser consumida pelo fogo do último dia.

O Dever da Abnegação

Depois de ir de casa em casa e ver as muitas fotografias, fui instruída a advertir nosso povo quanto a esse mal.

Nisto muito podemos fazer por Deus. Podemos pôr fora de vistas esses retratos-ídolos. Não possuem nenhuma eficácia, mas se interpõem entre Deus e a alma. Nada podem fazer em ajudar a semear a verdade. Cristo roga aos que professam segui-Lo que se revistam de toda a armadura de Deus.

Nossas instituições educativas precisam sentir o poder reformador do Espírito de Deus. "Se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens." Mat. 5:13.


MJ - Pag. 319  

Os que estão empregados como professores em nossas escolas e hospitais, devem atingir uma elevada norma de consagração. E os alunos dessas instituições, que se estão habilitando para ir como missionários, devem aprender a praticar a renúncia.

Somos mordomos de Deus, e "requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel". I Cor. 4:2. O dinheiro a nós confiado pelo Senhor, deve ser cuidadosamente economizado. Devemos crescer em eficiência, dando o melhor emprego aos talentos que nos foram dados, para que, na vinda do Senhor, possamos devolver o que é Seu com juros. Review and Herald, 13 de junho de 1907.

Freqüentes Fotografias

A juventude tem o coração cheio de amor de si mesma. Isto se manifesta em seu desejo de ver o próprio rosto reproduzido pelo artista; e não ficam satisfeitos com ser uma vez fotografados, mas pousam repetidamente para retratar-se, esperando que o último retrato exceda a todos os esforços anteriores, aparecendo na verdade mais bonito que o original. O dinheiro de seu Senhor é assim esbanjado, e que se lucra com isto? Testimonies, vol. 1, pág. 500.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>