Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 118

O Vestuário e o Caráter

MJ - Pag. 349  

Os seguidores de Cristo são representados por Ele como o sal da Terra e a luz do mundo. Sem a salvadora influência dos cristãos o mundo pereceria em sua própria corrupção. Olhai à classe de professos cristãos descrita, os quais são descuidosos com o seu vestuário e sua pessoa; frouxos nas transações, como o demonstra seu trajar; toscos, sem cortesia e rudes de maneiras; baixos nas conversas; considerando ao mesmo tempo esses míseros traços de caráter como distintivos de verdadeira humildade e vida cristã. Pensais vós que se nosso Salvador estivesse aqui os havia de apontar como sendo o sal da Terra e a luz do mundo? - Não, nunca!

Os cristãos são elevados em sua conversação; e embora creiam ser pecado condescender com a tola lisonja, são corteses, bondosos e benévolos. Suas palavras são as da sinceridade e da verdade. São fiéis em seu trato com os irmãos e com o mundo. Evitarão, no vestuário, a superfluidade e a ostentação; mas suas roupas serão asseadas, não luxuosas, discretas, e arranjadas com correção e bom gosto. Especial cuidado será exercido para vestir de maneira que revele sagrada consideração para com o santo sábado e o culto de Deus.

A linha de separação entre esta classe e o mundo será demasiado distinta para ser confundida. A influência dos crentes seria dez vezes maior se os homens e mulheres


MJ - Pag. 350  

que aceitam a verdade, havendo sido anteriormente descuidosos e negligentes em seus hábitos, fossem tão elevados e santificados por meio dessa verdade que observassem hábitos de asseio, ordem e bom gosto em seu trajar. Nosso Deus é um Deus de ordem, e não Se agrada absolutamente com a confusão, a sujeira, ou o pecado.

A Relação Para com a Moda

Os cristãos não se devem dar a trabalhos para se tornar objeto das atenções gerais por uma maneira de vestir diferente do mundo. Mas, se em harmonia com sua fé e seu dever relativamente a vestir-se com modéstia e higiene, acharem-se fora da moda, não devem mudar de atitude a fim de ser semelhantes ao mundo. Cumpre-lhes, porém, manifestar nobre independência e coragem moral para serem retos ainda que todo o mundo seja diferente. Se o mundo apresentar um modo de vestir discreto, conveniente e saudável, que esteja em harmonia com a Bíblia, não alterará nossa relação para com Deus ou o mundo o adotarmos esse estilo. Os cristãos devem seguir a Cristo, e harmonizar seu traje com a Palavra de Deus. Devem fugir dos extremos e seguir humildemente uma orientação reta, para a frente, a despeito de aplausos ou censuras, apegando-se ao direito justamente por ser direito. Review and Herald, 30 de janeiro de 1900.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>