Vi que, se não houver uma inteira mudança na juventude, uma inteira conversão, eles podem perder a esperança do Céu. Do que me tem sido mostrado, não há mais da metade dos jovens que professam a religião e a verdade, que sejam verdadeiramente convertidos. Se se houvessem convertido, produziriam frutos para a glória de Deus. Muitos repousam numa suposta esperança, sem base real. A fonte não está purificada, portanto, as correntes que dela procedem não são puras. Limpai a fonte, e puras serão as correntes.
Se o coração estiver reto, retas hão de ser as vossas palavras, o vosso vestuário, as vossas ações. Falta a verdadeira piedade. Eu não desonraria meu Mestre a ponto de admitir que uma pessoa descuidosa, frívola, que não ora, seja uma cristã. Não; um cristão alcança vitória sobre os pecados que o espreitam, sobre suas paixões. Há remédio para a alma enferma de pecado. Este remédio está em Jesus. Precioso Salvador! Sua graça é suficiente para o mais fraco dos seres; e o mais forte precisa também possuir a Sua graça, ou do contrário perecer.
Graça Salvadora
Vi como essa graça poderia ser obtida. Ide ao vosso quarto e, ali a sós, rogai a Deus: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto." Sal. 51:10. Sede fervorosos, sede sinceros. A oração fervente pode muito. À semelhança de Jacó, lutai em oração. Angustiai-vos. Jesus, no jardim, suou grandes gotas de sangue; deveis fazer um esforço. Não deixeis vosso aposento enquanto vos não
sentirdes fortes em Deus; então, vigiai e enquanto vigiardes e orardes vos será possível manter em sujeição esses maus assaltos, e a graça de Deus pode aparecer e há de aparecer em vós.
Longe de mim que eu cesse de vos admoestar. Jovens amigos, buscai ao Senhor de todo o vosso coração. Ide com zelo, e quando sentirdes sinceramente que sem o auxílio de Deus perecereis, quando anelardes por Ele como o cervo brama pelas correntes das águas, então o Senhor presto vos fortalecerá. Então a vossa paz sobrepujará a todo entendimento. Se esperais salvação, precisais orar. Dedicai tempo. Não sejais apressados e descuidosos em vossas orações. Rogai a Deus que opere em vós uma completa reforma, que os frutos do Seu Espírito habitem em vós, e brilheis como luzes no mundo. Não sejais um entrave ou uma maldição à causa de Deus; podeis ser um auxílio, uma bênção. Diz-vos Satanás que não vos é possível apreciar plena e abundante salvação? Não o acrediteis.
Os Primeiros Passos
É privilégio de todo cristão fruir as profundas atuações do Espírito de Deus. Uma doce paz celestial penetrará a mente, e dar-vos-á prazer meditar em Deus e no Céu. Deleitar-vos-eis nas gloriosas promessas de Sua Palavra. Mas sabei primeiro que destes os primeiros passos no caminho da vida eterna. Não vos enganeis. Temo, ou antes, eu sei que muitos de vós ignorais o que seja religião. Tendes experimentado certo avivamento, alguma emoção, mas nunca vistes o pecado em sua enormidade. Jamais sentistes vossa mimada condição, desviando-vos dos vossos maus
caminhos com amarga dor. Nunca morrestes para o mundo. Sois ainda amantes de seus prazeres; apreciais entreter-vos em conversas sobre assuntos mundanos. Ao ser, porém, apresentada a verdade de Deus, nada tendes a dizer. Por que assim silenciosos? Por que tão loquazes sobre coisas mundanas, e tão mudos sobre o assunto que mais vos deveria interessar - um assunto que vos deveria ocupar inteiramente a alma? A verdade de Deus não habita em vós. Testimonies, vol. 1, págs. 158 e 159.
Abrir o Caminho Para as Bênçãos de Deus
Não há nada que Satanás tema tanto como que o povo de Deus limpe o caminho mediante a remoção de todo impedimento, de modo que o Senhor possa derramar o Seu Espírito sobre uma igreja debilitada e uma impenitente congregação. Se Satanás conseguisse o que ele quer, nunca mais haveria outro despertamento, grande ou pequeno, até ao fim do tempo. Mas não ignoramos os seus ardis. É possível resistir-lhe ao poder. Quando o caminho estiver preparado para o Espírito de Deus, a bênção virá. Tampouco é possível a Satanás impedir uma chuva de bênçãos de cair sobre o povo de Deus, como lhe seria cerrar as janelas do céu para que não chovesse sobre a Terra. Os homens ímpios e os demônios não podem impedir a obra de Deus, ou excluir Sua presença das assembléias de Seu povo, se eles quiserem, de coração submisso e contrito, confessar e remover os próprios pecados, pedindo com fé as Suas promessas. Review and Herald, 22 de março de 1887.