Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 68

Diversos Tipos de Trabalho

MJ - Pag. 219  

Muitos Ramos de Trabalho

A igreja foi organizada para o serviço; e numa vida de serviço dedicado a Cristo, a conexão com a igreja é um dos primeiros passos. A lealdade para com Cristo exige o fiel cumprimento dos deveres da igreja. Isto é parte importante da educação de qualquer pessoa; e, numa igreja impregnada da vida do Mestre, levará diretamente ao esforço em prol do mundo lá fora. Há muitos ramos em que os jovens podem aplicar seus esforços em prol de outrem. Educação, págs. 268 e 269.

Cada um Tem o Seu Lugar

Todos têm o seu lugar no plano eterno do Céu. Todos devem colaborar com Cristo para a salvação de almas. Tão certo como nos está preparado um lugar nas mansões celestes, há também um lugar designado aqui na Terra, onde devemos trabalhar para Deus. Parábolas de Jesus, págs. 326 e 327.

A Obra da Escola Sabatina

O Senhor chama rapazes e moças a se prepararem para fazer, durante a vida toda, fervoroso trabalho na Escola Sabatina. ... O Senhor quer na Escola Sabatina professores que trabalhem de todo o coração, que pelo exercício aumentem seus talentos e progridam naquilo que já conseguiram. Conselhos Sobre a Escola Sabatina, págs. 13 e 122.


MJ - Pag. 220  

Obra Bíblica

A idéia de dar estudos bíblicos é de origem celestial e abre o caminho para que centenas de moços e moças realizem no campo uma importante obra, que de outra maneira não poderia ser feita.

A Bíblia não está acorrentada. Pode ser levada a todas as portas, e suas verdades apresentadas à consciência de cada homem. À semelhança do nobre povo de Beréia, muitos, por si mesmos, examinarão diariamente as Escrituras, para ver se estas coisas são assim. "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam." João 5:39. Jesus, o Redentor do mundo, ordena aos homens que não só leiam, mas examinem as Escrituras. É-nos confiada essa grande e importante obra, e, se a fizermos, seremos grandemente beneficiados, pois não ficará sem recompensa a obediência às ordens de Cristo. Ele há de coroar com sinais especiais de Seu favor esse ato de lealdade em seguir a luz revelada em Sua Palavra. Conselhos Sobre a Escola Sabatina, págs. 83 e 84.

Colportagem

O Senhor convida nossa juventude a trabalhar como colportores e evangelistas, a fazer trabalho de casa em casa nos lugares em que ainda não foi ouvida a verdade. Ele Se dirige aos nossos jovens, dizendo: "Não sois de vós mesmos"; "porque fostes comprados por bom preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus."


MJ - Pag. 221  

Os que saem a trabalhar sob a direção de Deus serão maravilhosamente abençoados. Testimonies, vol. 8, pág. 229.

Um dos melhores modos de um jovem poder se habilitar para o ministério, é entrar para o campo da colportagem. Que ele entre em vilas e cidades, colportando com os livros que encerram a mensagem para este tempo. Nesta obra encontrarão oportunidade de falar as palavras da vida, e as sementes da verdade que semeiam hão de brotar para produzir frutos. Pondo-se em contato com o povo e apresentando-lhe nossas publicações, hão de adquirir uma experiência que não poderiam alcançar pregando. ...

Todos quantos desejam uma oportunidade para o verdadeiro ministério, e entregam-se sem reservas a Deus, encontrarão na obra da colportagem ocasião de falar sobre muitas coisas pertinentes à vida futura e imortal. Obreiros Evangélicos, pág. 96.

Ensinar

Necessitam-se e em especial para as crianças, professores que sejam calmos e bondosos, que manifestem paciência e amor justamente por aqueles que disso mais necessitam. ...

Nossas escolas de igreja necessitam de professores de elevadas qualidades morais, dignos de confiança, sãos na fé e dotados de paciência e tato, pessoas que andem com


MJ - Pag. 222  

Deus e se abstenham da própria aparência do mal. Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 459 e 460.

Negócios

O Senhor deseja ter a Seu serviço homens inteligentes, qualificados para os vários ramos da obra. Há necessidade de homens de negócios que entreteçam em todas as transações os grandes princípios da verdade. E seus talentos devem ser aperfeiçoados pelo mais completo estudo e prática. Se os homens em qualquer ramo de trabalho precisam aproveitar as oportunidades para se tornarem sábios e eficientes, tanto mais aqueles que empregam sua perícia em edificar o reino de Deus no mundo. De Daniel sabemos que em todas as suas transações comerciais, quando submetidas ao exame mais severo, não se podia encontrar uma falta ou erro. Era um modelo de como devem ser todos os homens de negócios. Sua história mostra o que pode ser conseguido por alguém que consagra ao serviço de Deus toda a energia do cérebro, ossos e músculos, do coração e da vida. Parábolas de Jesus, págs. 350 e 351.

Obra Médica

Não há campo missionário mais importante do que o que é ocupado pelo médico fiel e temente a Deus. Não há nenhum campo em que um homem possa fazer maior bem, ou ganhar mais jóias para brilhar em sua coroa de regozijo. Pode levar consigo a graça de Cristo, qual suave perfume, a todos os quartos de doentes que visite; pode ser portador do genuíno bálsamo curativo para a alma enferma de pecado.


MJ - Pag. 223  

Pode encaminhar o doente e moribundo ao Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Não deve dar ouvidos à sugestão de que é perigoso falar de seus interesses eternos àqueles cuja vida está em risco, para que não piorem; pois em nove casos de dez, o conhecimento de um Salvador que perdoa o pecado os faria melhorar tanto mental como espiritualmente. Jesus pode limitar o poder de Satanás. É Ele o Médico em quem a alma doente do pecado pode confiar para cura das enfermidades do corpo, bem como da alma. Testimonies, vol. 5, págs. 448 e 449.

Há, em quase todas as localidades, grande número de pessoas que não escutam a pregação da Palavra de Deus nem assistem aos cultos. Se elas tiverem de ser alcançadas pelo evangelho, este lhes há de ser levado em casa. Muitas vezes o socorro a suas necessidades físicas é o único caminho pelo qual essas pessoas podem ser abordadas. Enfermeiras-missionárias que tratam dos doentes e mitigam a aflição dos pobres encontrarão muitas oportunidades de orar com eles, ler-lhes a Palavra de Deus e falar do Salvador. Elas podem orar com os impotentes, destituídos de força de vontade para reger os apetites que a paixão tem degradado. Podem levar um raio de esperança à vida dos vencidos e desanimados. Seu abnegado amor, manifestado em atos de desinteressada bondade, tornará mais fácil a esses sofredores crerem no amor de Cristo. A Ciência do Bom Viver, págs. 144 e 145.


MJ - Pag. 224  

O Ministério

Não deve haver nenhum amesquinhamento do ministério evangélico. Empreendimento algum deve ser dirigido de maneira a dar a impressão de ser o ministério da palavra um ramo inferior. Não é assim. Os que amesquinharem o ministério, estão-no fazendo ao próprio Cristo. A mais elevada de todas as obras é o ministério em seus vários ramos, e deve ser conservado no espírito dos jovens que não existe obra mais abençoada por Deus que a do ministério evangélico.

Não sejam nossos moços dissuadidos de entrar no ministério. Há perigo de que, mediante ardorosas sugestões, alguns sejam desviados do caminho em que Deus os convida a andar. Pessoas têm sido estimuladas a fazer o curso médico, as quais se deveriam estar preparando para o ministério. O Senhor convida mais pastores a trabalharem em Sua vinha. Foram proferidas as palavras: "Fortalecei os postos avançados; tende fiéis sentinelas em todas as partes do mundo." Deus vos chama, jovens! Ele pede exércitos inteiros de moços de coração grande e espírito bem-disposto, e que possuam um profundo amor por Cristo e a verdade. Testimonies, vol. 6, pág. 411.

Obra Missionária Estrangeira

Há necessidade de jovens. Deus os chama para os campos missionários. Achando-se relativamente livres de cuidados e responsabilidades, estão em condições mais favoráveis para se empenharem na obra, do que os que têm de prover o sustento e educação de uma grande família. Além disso, os jovens se podem mais facilmente adaptar


MJ - Pag. 225  

a sociedades e climas novos, sendo mais aptos a suportar incômodos e fadigas. Com tato e perseverança, podem pôr-se em contato com o povo. Obreiros Evangélicos, pág. 84.

Os jovens se devem habilitar mediante a familiarização com outras línguas, a fim de que Deus os possa usar como instrumentos para comunicar Sua salvadora verdade aos povos de outras nações. Esses jovens podem obter conhecimento de outras línguas, mesmo enquanto ocupados em trabalhar pelos pecadores. Se forem econômicos no tempo, poderão aperfeiçoar a mente e habilitar-se para mais ampla utilidade. Se as moças que não têm senão pequenas responsabilidades se consagrassem a Deus, poder-se-iam preparar para servir, estudando e se familiarizando com outras línguas. Poder-se-iam devotar à obra de tradução. Testimonies, vol. 3, pág. 204.

Serviço Juvenil

As crianças podem ser aceitas como obreiras missionárias no lar e na igreja. Deus deseja que lhes seja ensinado acharem-se elas no mundo para prestar serviço, e não somente para brincar. Podem ser exercitadas no lar a fazerem trabalho missionário que as prepare para uma esfera mais ampla de utilidade. Pais, ajudai as crianças a cumprir o desígnio de Deus para elas. Review and Herald, 8 de dezembro de 1910.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>