Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 36

Experiência Viva

MJ - Pag. 137  

Uma Viva Experiência

O Senhor da vida e da glória revestiu Sua divindade com a humanidade a fim de demonstrar ao homem que, mediante o dom de Cristo, Deus nos quer ligar a Si. Sem entreter ligação com Deus, não é possível a ninguém ser feliz. O homem caído deve aprender que nosso Pai celeste não Se satisfaz enquanto Seu amor não envolver o arrependido pecador, transformado, pelos méritos do imaculado Cordeiro de Deus.

O trabalho de todos os seres celestiais é para esse fim. Sob o comando de seu General, devem trabalhar para reaver os que pela transgressão se separaram do Pai celestial. Delineou-se um plano pelo qual serão revelados ao mundo a maravilhosa graça e amor de Cristo. No infinito preço pago pelo Filho de Deus para remir o homem, revela-se o amor divino. Esse glorioso plano de redenção é amplo em suas providências para salvar o mundo todo. Mediante o perdão do pecado e a justiça imputada de Cristo, o homem pecador e caído pode tornar-se perfeito em Jesus.

O Poder da Cruz

Jesus Cristo lançou mão da humanidade a fim de, circundando o homem com Seu braço humano, apegar-se ao mesmo tempo, com o divino, ao trono do Infinito. Cravou Sua cruz bem entre a Terra e o Céu, e disse:


MJ - Pag. 138  

"Eu, quando for levantado da Terra, todos atrairei a Mim." João 12:32. A cruz devia ser o centro de atração.

Ela devia falar a todos os homens, e atraí-los através do abismo cavado pelo pecado, para unir o homem finito ao infinito Deus. É unicamente o poder da cruz que pode separar o homem da poderosa confederação do pecado. Cristo Se deu para salvação do pecador. Aqueles cujos pecados são perdoados, que amam a Jesus, se unirão a Ele. Levarão o jugo de Cristo. Este jugo não os embaraçará, não tornará sua vida religiosa de insatisfeita labuta. Não; o jugo de Cristo deve ser o próprio meio pelo qual a vida cristã se há de tornar uma existência agradável e alegre. O cristão deve regozijar-se na contemplação daquilo que o Senhor fez ao dar Seu Filho unigênito a fim de morrer pelo mundo, "para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3:16.

Lealdade Para com Cristo

Os que se colocam sob a ensangüentada bandeira do Príncipe Emanuel, devem ser fiéis soldados no exército de Cristo. Nunca deveriam ser desleais, nunca falsos. Muitos dos jovens serão voluntários em se postar ao lado de Jesus, o Príncipe da vida. Se, porém, quiserem perseverar ao Seu lado, precisam olhar continuamente a Jesus, seu Comandante, à espera de ordens. Não podem ser soldados de Cristo, e ainda se ocupar com a confederação de Satanás, e ajudar o seu lado, pois assim seriam inimigos de Cristo. Trairiam santos legados. Formariam um elo entre Satanás e os soldados fiéis, de maneira que, por intermédio desses instrumentos vivos, estaria


MJ - Pag. 139  

o inimigo de contínuo operando para roubar o coração dos soldados de Jesus.

Pergunto-vos, queridos jovens que professais fazer parte da milícia de Jesus Cristo, que combates haveis vós pelejado? Quais têm sido as vossas pelejas? Quando a Palavra de Deus vos tem revelado claramente a obra a fazer, tende-vos acaso recusado a isso pelo fato de não estar ela em harmonia com vossa inclinação? Tem-vos a atração do mundo seduzido a afastar-vos do serviço de Cristo? Satanás se ocupa em inventar enganadoras seduções; e pela transgressão no que se parecem coisas pequeninas, vos desvia de Jesus. Então vos são apresentadas maiores atrações para vos arrastar inteiramente para longe de Deus.

Talvez tenhais vosso nome no registro da igreja, e pretendais ser um filho de Deus, todavia o vosso exemplo, vossa influência, representam mal o caráter de Cristo, e desviais outros dEle. Não há felicidade, nem paz, nem alegria para um professo crente cuja alma não se acha empenhada na obra que o Senhor lhe deu a fazer. Está sem cessar introduzindo o mundo na igreja, não por meio de arrependimento e confissão e entrega de si mesmo a Deus, mas se entregando mais e mais ao mundo, e no conflito se empenhando mais do lado de Satanás que do de Cristo.

É Necessário Conhecimento Experimental

Quero apelar para a juventude quanto a cortar os mais tênues laços que os liguem ao mundo, seja na prática, seja no espírito. "Saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei; e Eu serei para vós Pai e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso." II Cor. 6:17 e 18.


MJ - Pag. 140  

Dará nossa juventude ouvidos a esse convite? Quão pouco avaliam nossos jovens a necessidade de dar a seus juvenis companheiros, em sua vida e caráter, um exemplo cristão! Muitos de nossos jovens entendem a teoria da verdade, mas quão poucos compreendem por experiência a influência prática da verdade sobre cada uma de suas ações! Onde estão os missionários jovens fazendo qualquer obra que se lhes apresente no grande campo da seara? Onde os que são diários aprendizes na escola de Cristo? Não sintam eles nunca se acharem preparados para a colação de grau. Esperem nos pátios do Senhor, para que sejam guiados à maneira de trabalhar em harmonia com os poderes celestes. Queridos jovens, desejo falar-vos positivamente, pois quero que sejais salvos. Não percais mais tempo. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Podeis aparentemente ser cristãos, mas quando sois fortemente tentados, não caís em geral na tentação?

A Associação Cristã

O conflito em que tendes de tomar parte ativa, encontra-se em vossa vida diária. Não quereis, vós, em tempos de prova, pôr vossos desejos em harmonia com a Palavra escrita e, em fervorosa oração, ir ter com Jesus em busca de conselho? Muitos declaram não haver nenhum mal em ir a um concerto, deixando de assistir ao culto de oração, ou em se ausentarem das reuniões em que os servos de Deus estão para declarar a mensagem do Céu. Estais em segurança exatamente onde Cristo disse que Se havia de encontrar.

Os que apreciam as palavras de Cristo, não se apartarão


MJ - Pag. 141  

do culto de oração, ou das reuniões em que o mensageiro do Senhor foi enviado para lhes falar acerca de coisas de interesse eterno. Jesus disse: "Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, aí estou Eu no meio deles." Mat. 18:20. Podeis vós consentir em escolher o vosso prazer, perdendo a bênção? É a transigência com estas coisas que exerce influência, não somente sobre vossa própria vida e caráter, como sobre o caráter e vida daqueles com quem vos associais.

Se todos quantos professam ser seguidores de Cristo, o fossem de fato e verdade, teriam a mente de Cristo, e fariam as obras de Deus. Resistiriam à tentação de condescender com o próprio eu, e mostrariam que não acham mais satisfação nos frívolos prazeres do mundo do que no privilégio de se encontrar com Cristo na reunião de testemunhos. Exerceriam assim uma decidida influência sobre outros, induzindo-os a lhes seguirem o exemplo.

As ações falam mais alto que as palavras, e os que são amantes de prazer não estimam as ricas bênçãos de estar na assembléia do povo de Deus. Não apreciam o privilégio de influenciar seus companheiros a ir com eles, esperando que seu coração seja tocado pelo Espírito do Senhor. Quem vai com eles a essas reuniões mundanas? Jesus não Se achará ali para abençoar os que estão reunidos. Mas Satanás fará acudir à mente muitas coisas de molde a expulsar os assuntos de interesse eterno. É sua oportunidade de confundir o direito, misturando-o com o erro.

Mediante o assistir às reuniões mundanas, cria-se o gosto em torno das diversões estimulantes, enfraquecendo-se


MJ - Pag. 142  

o poder moral. Os que amam o prazer podem conservar uma forma de piedade, mas não possuem vital ligação com Deus. Sua fé é morta, foi-se-lhes o zelo. Não têm preocupação quanto a dirigir uma palavra a seu tempo às pessoas separadas de Cristo, e a insistir com elas para entregar ao Senhor o coração. The Youth"s Instructor, 23 de abril de 1912, e 30 de março de 1893.

A Religião não é um Sentimento

A religião pura e imaculada não é um sentimento, mas a prática das obras de misericórdia e amor.

Essa religião é necessária à saúde e à felicidade. Penetra no poluído templo da alma, expulsando, com um açoite, os pecaminosos intrusos. Tomando o trono, tudo consagra pela sua presença, iluminando o coração com os brilhantes raios do Sol da Justiça. Abre as janelas da alma em direção ao Céu, dando entrada à luz do amor de Deus. Com ela sobrevêm a serenidade e a compostura. Aumenta a resistência física, mental e moral em virtude da atmosfera do Céu, à medida que um vivo e ativo poder enche a alma. Cristo é formado no interior, a Esperança da glória. Review and Herald, 15 de outubro de 1901.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>