Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 15

O Templo da Alma

MJ - Pag. 65  

A fiel obediência aos reclamos divinos terá surpreendente influência para elevar, desenvolver e fortalecer todas as faculdades humanas. Os que na juventude se dedicaram ao serviço de Deus, revelam-se homens de são juízo e aguçado discernimento. E por que não deveria ser assim? A comunhão com o maior Mestre que o mundo já conheceu, fortalece o entendimento, ilumina a mente e purifica o coração - eleva, refina e enobrece o homem todo. "A exposição das Tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices." Sal. 119:130.

O Ideal de Deus

Entre os jovens que professam piedade, há uma grande classe que parece contradizer essa afirmação. Não se adiantam no conhecimento nem na espiritualidade. Suas faculdades definham, em vez de se desenvolver. Mas as palavras do salmista aplicam-se ao cristão genuíno. Não é, na verdade, a simples letra da Palavra de Deus que dá luz e entendimento; é a Palavra aberta e aplicada ao coração pelo Espírito Santo. Ao converter-se verdadeiramente, o homem torna-se filho de Deus, participante da natureza divina. Não só o coração é renovado, mas o intelecto é fortalecido e revigorado. Têm havido muitos exemplos de pessoas que, antes da conversão, se julgava possuíssem capacidade medíocre e até inferior, mas depois pareceram inteiramente transformadas.


MJ - Pag. 66  

Manifestaram então notável poder para compreender as verdades da Palavra de Deus, e para apresentá-las a outros.

Homens de alta intelectualidade têm considerado um privilégio manter relações com esses homens. O Sol da justiça, espargindo-lhes na mente seus brilhantes raios, vivificaram toda faculdade para mais vigorosa ação.

Deus fará uma grande obra pela juventude se, mediante o auxílio do Espírito Santo, receberem Sua Palavra no coração e lhe obedecerem na vida. Está constantemente procurando atraí-los a Si, a Fonte de toda sabedoria, bondade, pureza e verdade. O espírito que se ocupa com temas elevados, enobrece-se.

Altares Profanados

Os que professam servir a Deus, e contudo não avançam no conhecimento e na piedade, apenas são cristãos de nome. O templo da alma está repleto de altares profanados. Leituras frívolas, conversas fúteis e prazeres mundanos ocupam tão completamente o espírito que não fica espaço para a entrada da Palavra de Deus. O mundanismo, a frivolidade e o orgulho tomam o lugar que Cristo deve ocupar na alma. ...

Degradação Mediante a Condescendência Sensual

Os que buscam como seu principal bem a condescendência com o apetite e a paixão, nunca são homens bons nem verdadeiramente grandes. Embora sejam elevados na opinião do mundo, são baixos, vis e corruptos no conceito de Deus. O Céu ordenou que o sinal de sua depravação lhes seja escrito no próprio semblante.


MJ - Pag. 67  

Seus pensamentos são da Terra, terrenos. Suas palavras revelam o baixo nível do espírito. Encheram o coração de vileza e quase dali apagaram a imagem divina. A voz da razão é abafada, e pervertido o juízo. Oh! quão envilecida se torna toda a natureza humana pela condescendência sensual! Quando a vontade se rende a Satanás, a que profundidade de vício e loucura não descerão os homens! Em vão a verdade apela para o intelecto; pois o coração se opõe a seus puros princípios. The Signs of the Times, 1º de dezembro de 1881.

Auxílio na Tentação

Com fé e oração todos podem satisfazer os requisitos do evangelho. Nenhum homem pode ser forçado a transgredir. É preciso primeiro obter seu próprio consentimento; a alma tem de propor-se a praticar o ato pecaminoso, antes de a paixão poder dominar a razão, ou a iniqüidade triunfar sobre a consciência. A tentação, por forte que seja, nunca é desculpa para o pecado. "Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os Seus ouvidos atentos ao seu clamor." Sal. 34:15. Clama ao Senhor, alma tentada! Lança-te, desamparada, indigna, sobre Jesus, e invoca-Lhe a promessa. O Senhor ouvirá. Ele sabe quão fortes são as inclinações do coração natural, e ajudará em cada ocasião de tentação.

Caíste em pecado? Então, sem demora, procura de Deus a misericórdia e o perdão. ... A misericórdia é ainda oferecida ao pecador. O Senhor nos chama em todos os nossos extravios: "Voltai, ó filhos rebeldes, Eu curarei as vossas rebeliões." Jer. 3:22. Testimonies, vol. 5, pág. 177.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>