A religião pura tem que ver com a vontade. A vontade é o poder que governa a natureza do homem, pondo todas as outras faculdades sob seu comando. A vontade não é o gosto nem a inclinação, mas o poder que decide, o qual opera nos filhos dos homens para obediência a Deus, ou para a desobediência.
Instabilidade e Dúvida
Sois um jovem de inteligência; desejais tornar vossa vida tal que vos habilite enfim para o Céu. Ficais por vezes desanimado ao vos achardes fraco em poder moral, escravizado à dúvida, e dominado pelos hábitos e costumes da velha vida de pecado. Achais que vossa natureza emocional vos atraiçoa, a vós, às vossas melhores resoluções e aos vossos mais solenes votos. Coisa alguma parece real. Vossa própria instabilidade vos leva a duvidar da sinceridade dos que vos quereriam fazer bem. Quanto mais lutais com a dúvida, tanto mais irreal tudo se vos apresenta, até que parece não haver nenhum terreno firme para vós em parte alguma. Vossas promessas são como cordas de areia, e olhais sob o mesmo aspecto irreal as palavras e obras daqueles em quem devíeis confiar.
Força Mediante a Entrega da Vontade
Estareis em perigo constante enquanto não compreenderdes a verdadeira força de vontade. Podeis crer e prometer tudo, mas vossas promessas ou vossa fé não têm,
nenhum valor enquanto não puserdes a vontade ao lado da fé e da ação. Se combaterdes o combate da fé com todo o vosso poder de vontade, haveis de vencer. Não se pode confiar em vossos sentimentos, vossas impressões, vossas emoções, pois não são dignos disso, especialmente com as pervertidas idéias que tendes; e o conhecimento das promessas não cumpridas e dos votos que violastes vos enfraquece a confiança própria, bem como a fé dos outros em vós.
Não precisais, porém, desesperar. Deveis estar determinado a crer, embora coisa alguma vos pareça verdadeira e real. Não é preciso dizer-vos que fostes vós mesmos que vos colocastes nesta não invejável situação. Deveis reconquistar a confiança em Deus e nos irmãos. Cumpre-vos sujeitar a vontade à vontade de Jesus Cristo; e, quando assim fizerdes, Deus tomará imediatamente posse, operando em vós o querer e o perfazer segundo a Sua boa vontade. Toda a vossa natureza será então submetida ao domínio do Espírito de Cristo; e os vossos próprios pensamentos a Ele estarão sujeitos.
Não podeis controlar vossos impulsos, emoções, segundo desejardes; mas podeis dominar a vontade, e podeis operar uma inteira mudança em vossa vida. Entregando a Cristo o vosso querer, vossa vida estará escondida nEle em Deus, e aliada ao poder que se acha acima de todos os principados e potestades. Recebereis de Deus força que vos ligará firmemente a Sua força; e uma nova luz, a própria luz da fé viva, vos será possível. Vossa vontade, porém, deve cooperar com a vontade de Deus, e não com a das companhias por meio de quem Satanás está continuamente operando para vos enredar e destruir.
Não quereis, sem demora, colocar-vos nas justas relações com Deus? Não quereis dizer: "Entregarei minha vontade a Jesus, e fá-lo-ei agora mesmo"? e deste momento em diante estar inteiramente do lado do Senhor? Desprezai o costume, e o forte clamor do apetite e da paixão. Não deis a Satanás oportunidade de dizer: "Sois um miserável hipócrita." Fechai-lhe a porta de maneira que Satanás não vos acuse e desanime. Dizei: "Hei de crer, creio que Deus é meu Ajudador", e verificareis que sois vencedor em Deus. Mediante a firme conservação da vontade do lado do Senhor, toda emoção será feita cativa da vontade de Jesus. Encontrareis então os pés sobre a firme rocha. Será preciso, por vezes, toda partícula de força de vontade que possuís, mas é Deus que está operando por vós, e saireis do processo de moldagem um vaso para honra.
Vontade de Deus Unida à Vontade Humana
Falai de fé. Mantende-vos ao lado de Deus. Não ponhais o pé no lado do inimigo, e o Senhor será o vosso Ajudador. Ele fará por vós aquilo que vos não é possível fazer por vós mesmos. O resultado será que vos tornareis como um "cedro do Líbano". Vossa vida será nobre, e vossas obras serão realizadas em Deus. Haverá em vós um poder, um zelo e simplicidade que vos tornarão um polido instrumento nas mãos de Deus.
Necessitais beber diariamente da fonte da verdade, a fim de poderdes compreender o segredo do prazer e da alegria no Senhor. Mas deveis lembrar-vos de que vossa vontade é a fonte de todas as vossas ações.
Esta vontade, que constitui tão importante fator no caráter do homem, foi, pela queda, entregue ao domínio de Satanás; e desde então ele tem estado operando no homem o querer e o perfazer segundo a sua vontade, mas para inteira ruína e miséria humanas.
O infinito sacrifício de Deus, porém, em dar Jesus, Seu amado Filho, para Se tornar um sacrifício pelo pecado, habilita-O a dizer, sem violar um princípio de Seu governo: Submete-te a Mim; dá-Me tua vontade; tira-a do domínio de Satanás, e dela Me apoderarei; então posso operar em ti o querer e o perfazer segundo a Minha boa vontade. Quando Ele vos dá a mente de Cristo, vossa vontade se torna como a Sua vontade, e vosso caráter se transforma para ser semelhante ao caráter de Cristo. É vosso desígnio fazer a vontade de Deus? Desejais obedecer às Escrituras? "Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua Cruz, e siga-Me." Mar. 8:34.
Não estais absolutamente seguindo a Cristo, a menos que vos recuseis a satisfazer a própria inclinação, e resolvais obedecer a Deus. Não são os vossos sentimentos, vossas emoções, que vos tornam um filho de Deus, mas o fazer a Sua vontade. Uma vida de utilidade se acha diante de vós, caso vossa vontade se alie à de Deus. Então, na varonilidade de que Ele vos dotou, sereis um exemplo de boas obras. Ajudareis assim a manter regras de disciplina, em lugar de as subjugar. Ajudareis então a manter ordem, em lugar de desprezá-la e incitar à irregularidade de vida por vosso próprio modo de proceder.
Digo-vos no temor de Deus: Eu sei o que podeis ser, se colocardes vossa vontade do lado do Senhor.
"Nós somos cooperadores de Deus." I Cor. 3:9. Podeis estar fazendo vossa obra para o tempo e a eternidade, de maneira que ela resista à prova do juízo. Experimentareis? Mudareis agora completamente de direção? Sois objeto do amor e da intercessão de Cristo. Entregar-vos-eis agora a Deus, e ajudareis os que são colocados como sentinelas para zelar pelos interesses de Sua obra, em vez de lhes causar desgosto e desânimo? Testimonies, vol. 5, págs. 513-516.
É Indispensável Esforço Especial
Deus determinou meios, para que, se nós os usarmos diligentemente e com oração, nenhuma nau sofra naufrágio, mas subsista à tempestade e à tormenta, e ancore num Céu de bem-aventuranças afinal. Mas se nós desprezarmos e negligenciarmos esses decretos e privilégios, Deus não operará um milagre para salvar a qualquer um de nós, e estaremos perdidos como Judas e Satanás.
Não penseis que Deus operará um milagre para salvar aquelas almas fracas que acariciam o mal, que praticam o pecado; ou que será trazido para sua vida algum elemento sobrenatural que os eleve do eu para uma esfera mais elevada, onde será comparativamente fácil trabalhar sem qualquer esforço especial, qualquer luta especial, sem qualquer crucifixão do eu, pois todos os que se demoram no terreno de Satanás para que isto se faça, perecerão com os malfeitores. Serão repentinamente destruídos. E isso irremediavelmente. Testemunhos Para Ministros, pág. 453.