Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 48

A Verdadeira Educação

MJ - Pag. 171  

A verdadeira educação consiste no incutir idéias que impressionem o espírito e o coração com o conhecimento de Deus, o Criador, e de Cristo, o Redentor. Essa espécie de educação renovará a mente e transformará o caráter. Robustecerá e fortificará o espírito contra as enganadoras insinuações do adversário das almas, habilitando-nos a conhecer a voz de Deus. Habilitará o instruído a se tornar coobreiro de Cristo.

Se nossa juventude adquirir este conhecimento, será capaz de obter tudo mais que é essencial; se não, todo o conhecimento que possam receber do mundo não os colocará nas fileiras do Senhor. Poderão reunir todo o saber proporcionado pelos livros, e ser ainda ignorantes dos primeiros princípios daquela justiça que lhes poderia dar um caráter aprovado por Deus.

Os que estão buscando adquirir conhecimentos nas escolas da Terra, devem lembrar que outra escola os reclama também como alunos - a escola de Cristo. Dessa, nunca os alunos saem graduados. Entre seus discípulos há velhos e moços. Os que dão ouvidos às instruções do divino Mestre, estão sem cessar adquirindo mais sabedoria e nobreza de alma, achando-se assim preparados para entrar naquela escola superior, onde o progresso continuará por toda a eternidade.

A Infinita Sabedoria põe diante de nós as grandes lições da vida - as lições do dever e da felicidade. Estas são muitas vezes difíceis de aprender, mas sem elas não


MJ - Pag. 172  

podemos fazer nenhum progresso real. Talvez nos custem esforço, lágrimas e mesmo angústias; não devemos, porém, vacilar nem cansar-nos. É neste mundo, entre suas provas e tentações, que nos devemos tornar aptos para a sociedade dos puros e santos anjos. Os que se absorvem com estudos de menos importância, de modo a deixar de aprender na escola de Cristo, vão ao encontro de ilimitado prejuízo.

Toda faculdade, todo atributo com que o Criador dotou os filhos dos homens, deve ser empregado para Sua glória; e neste uso encontra-se seu mais puro, mais nobre e feliz exercício. Os princípios do Céu devem estar em primeiro lugar na vida, e todo passo avançado que se dê na aquisição de conhecimentos ou na cultura do intelecto, deve ser no sentido da assimilação do divino pelo humano. Fundamentos da Educação Cristã, págs. 543 e 544.

O Essencial na Educação

A educação essencial a nossa juventude hoje em dia, e a que os habilitará para os cursos superiores da escola do alto, é aquela que os ensinará a revelar ao mundo a vontade de Deus. Review and Herald, 24 de outubro de 1907.

A Educação Superior

Aqueles que se aplicam a conhecer os caminhos e a vontade de Deus estão recebendo a mais alta educação que é dado aos mortais receber. Estão edificando sua experiência, não nos sofismas do mundo, mas em princípios eternos. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 36.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>