Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 56

A Verdadeira Sabedoria

MJ - Pag. 189  

Rapazes e moças podem obter a mais elevada educação, e ainda ser ignorantes dos primeiros princípios que os tornariam súditos do reino de Deus. O saber humano não pode habilitar ninguém para o reino celeste. Os súditos do reino de Cristo não se tornam tais por formas e cerimônias, ou por longos estudos de livros. "E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste."

A Bíblia e a Ciência

As Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos devem ser diariamente estudadas. O conhecimento de Deus e Sua sabedoria advêm ao estudante que aprende constantemente o que respeita a Seus caminhos e obras. A Bíblia deve ser nossa luz, nosso educador. Quando a juventude aprender a crer que Deus envia o orvalho, a chuva e a luz solar do céu, fazendo com que a vegetação floresça; quando compreender que todas as bênçãos dEle provêm, e que Lhe são devidas ações de graças e louvores, aprenderão a reconhecer a Deus em todos os seus caminhos e a se desempenharem fielmente de seus deveres dia a dia; Deus estará em todos os seus pensamentos. ...

Muitos jovens, falando sobre Ciência, são mais sábios do que aquilo que se acha escrito: Procuram explicar os caminhos de Deus por qualquer maneira que lhes satisfaz a compreensão finita; mas tudo isto é lamentável fracasso.


MJ - Pag. 190  

A verdadeira Ciência e a Inspiração se acham em perfeita harmonia. A falsa ciência é qualquer coisa à parte de Deus. É pretensiosa ignorância.

Um dos maiores males que têm acompanhado a procura do conhecimento, a busca da Ciência, é que os que se entregam a essas pesquisas perdem demasiadas vezes de vista o caráter divino da religião pura e não adulterada. Os sábios mundanos têm buscado explicar, com princípios científicos, a influência do Espírito de Deus no coração. A menor ousadia nesta direção conduzirá a mente aos labirintos do ceticismo. A religião da Bíblia é simplesmente o mistério da piedade; nenhum espírito humano o pode plenamente compreender, e é de todo incompreensível ao coração não regenerado.

Ensinados por Deus

Os jovens não se tornarão mentalmente fracos ou ineficientes por se consagrarem ao serviço de Deus. Para muitos, educação significa conhecimento de livros; mas "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria". Sal. 111:10. A mais tenra criança que ame e tema a Deus é maior aos Seus olhos que o mais talentoso e douto que negligencia a questão da salvação pessoal. A juventude que consagra o coração e a vida a Deus, está-se pondo em ligação com a Fonte de toda sabedoria e excelência.

Se os jovens aprenderem tão-somente do Mestre celestial, como fez Daniel, saberão por si mesmos que o temor do Senhor é, na verdade, o princípio da sabedoria. Havendo posto assim um firme fundamento podem, como Daniel, tirar de todo privilégio e oportunidade o melhor proveito, e elevar-se a qualquer altura nas realizações intelectuais.


MJ - Pag. 191  

Consagrados a Deus, e tendo a proteção de Sua graça e a vivificadora influência de Seu Santo Espírito, manifestarão mais profundo poder intelectual que os mundanos.

Aprender a Ciência mediante a interpretação que lhe é dada pelos homens, é obter uma falsa educação. Aprender de Deus e de Jesus Cristo, a quem Ele enviou, é aprender a ciência da Bíblia. Os puros de coração vêem Deus em toda providência, em todo aspecto da verdadeira educação. Reconhecem a primeira aproximação da luz que irradia do trono divino. São enviadas comunicações do Céu aos que recolherem raios do conhecimento espiritual.

Os alunos em nossas escolas devem considerar o conhecimento de Deus como superior a tudo mais. Unicamente por meio da pesquisa das Escrituras pode esse conhecimento ser atingido. "A palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes. ... A loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. ... Mas vós sois dEle, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor." The Youth"s Instructor, 24 de novembro de 1903.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>