Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 10

Poderoso Inimigo

MJ - Pag. 51  

Satanás, Poderoso Inimigo

O homem caído é, legalmente, cativo de Satanás. A missão de Jesus Cristo foi libertá-lo de seu poder. O homem inclina-se naturalmente a seguir as sugestões de Satanás e, por si mesmo, não pode resistir com êxito a tão terrível inimigo, a menos que Cristo, o poderoso Vencedor, nele habite, guiando-lhe os desejos e concedendo-lhe força. Só Deus pode limitar o poder de Satanás. Ele vai de um para outro lado na Terra e anda nela de cima para baixo. Não deixa de espreitar um único momento, pelo temor de perder uma oportunidade de destruir almas. É importante que o povo de Deus compreenda isso, a fim de escapar de suas ciladas.

Satanás Disfarçado

Satanás está preparando seus enganos para que, na última campanha contra o povo de Deus, não compreendam que é ele. "E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz." II Cor. 11:14. Embora algumas almas iludidas sustentem que ele não existe, Satanás as está aprisionando e, em grande medida, trabalhando por meio delas. Sabe melhor que os filhos de Deus qual o poder que os mesmos sobre ele podem exercer, quando sua força está em Cristo.

Quando humildemente suplicam auxílio do poderoso Conquistador, os mais fracos crentes na verdade, confiando firmemente em Cristo, podem com êxito repelir Satanás e


MJ - Pag. 52  

seus anjos. Ele é muito astuto para se apresentar aberta e ousadamente com suas tentações, pois então se despertariam as adormecidas energias do cristão e ele confiaria no forte e poderoso Libertador. Mas Satanás vem despercebido e, disfarçado, opera através dos filhos da desobediência, que professam piedade. Ele irá até ao limite de seu poder de atormentar, tentar e desencaminhar o povo de Deus.

Aquele que ousou enfrentar, tentar e acusar nosso Senhor e teve poder para tomá-Lo nos braços e levá-Lo ao pináculo do templo e ao cume de uma montanha muito alta, exercerá seu poder até a um grau admirável sobre a presente geração que, em sabedoria, é muito inferior a Jesus, e quase inteiramente ignorante da sutileza e força de Satanás.

De maneira maravilhosa prejudicará ele o corpo dos que naturalmente se inclinam a cumprir o seu mandar. Satanás exulta por amor de si mesmo, ao ser considerado como ficção. Quando menosprezado e representado por alguma ilustração infantil, ou como algum animal, isso lhe agrada bastante. Consideram-no tão inferior que as mentes se acham inteiramente desprevenidas de seus planos sabiamente ideados, e ele quase sempre é bem-sucedido. Se seu poder e sutileza fossem compreendidos, as mentes estariam preparadas para resistir-lhe com êxito. ...

A Batalha em Favor de Cada Pessoa

Vi anjos maus contendendo pelas pessoas e anjos de Deus que lhes resistiam. Árduo era o conflito. Anjos maus apinhavam-se em redor delas, corrompendo a atmosfera com sua envenenadora influência e entorpecendo-lhes as sensibilidades. Santos anjos vigiavam ansiosamente


MJ - Pag. 53  

essas pessoas e estavam à espera para afastar o exército de Satanás. Não é, porém, a obra dos anjos bons dominar a mente contra a vontade dos indivíduos. Se se submeterem ao inimigo e não se esforçarem por resistir-lhe, então os anjos de Deus pouco mais podem fazer do que refrear o exército de Satanás, para que não destrua até ser concedida maior luz aos que estão em perigo, a fim de movê-los a despertar e olhar ao Céu em busca de auxílio. Jesus não comissionará os santos anjos para desembaraçar os que não fazem esforço para ajudarem a si mesmo.

Se Satanás vir que está em perigo de perder uma alma, empenhar-se-á o máximo possível em conservá-la. E, ao despertar a pessoa para o perigo e, com angústia e fervor buscar de Jesus a força, Satanás teme perder um cativo e pede um reforço de seus anjos para cercar a pobre alma e formar em redor dela uma muralha de trevas, a fim de não poder alcançar a luz do Céu. Mas se o que está em perigo persevera e, em sua impotência e fraqueza, se lança sobre os méritos do sangue de Cristo, Jesus ouve a fervorosa oração da fé e manda para livrá-lo um reforço dos anjos magníficos em poder.

Satanás não pode suportar que se apele para seu poderoso Rival, pois ele teme e treme diante de Sua [de Cristo] força e majestade. Ao som de fervorosa oração, treme todo o exército de Satanás. ... E quando anjos todo-poderosos, revestidos da armadura do Céu, vêm em auxílio da desfalecida e perseguida alma, Satanás e seus anjos retiram-se, pois bem sabem que está perdida a sua batalha. Review and Herald, 13 de maio de 1862.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>