Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 111

Respeito e o Amor aos Pais

MJ - Pag. 331  

O Respeito e o Amor aos Pais

Os que na verdade querem seguir a Cristo, devem permitir que Ele habite em seu coração, entronizando-O aí supremamente. Devem representar-Lhe o espírito e o caráter na vida doméstica, mostrando cortesia e bondade àqueles com quem estiverem em contato.

Há muitas crianças que professam conhecer a verdade, e não dão aos pais a honra e a afeição que lhes são devidas; que não manifestam senão bem pouco amor ao pai e à mãe, deixando de honrá-los com satisfazer-lhes os desejos, ou de buscar aliviá-los de ansiedade. Muitos que professam ser cristãos não sabem o que significa "honra a teu pai e a tua mãe", e, portanto, só poucos hão de saber o que quer dizer: "para que se prolonguem os teus dias na Terra que o Senhor teu Deus te dá". Êxo. 20:12.

Nossa juventude professa achar-se entre os que guardam os mandamentos de Deus, e todavia muitos dentre eles negligenciam e violam o quinto mandamento; e as ricas bênçãos prometidas aos que observam este preceito, e honram pai e mãe, não se podem cumprir quanto a eles. A menos que se arrependam de seu pecado, reformando o caráter e as ações mediante a graça de Cristo, nunca hão de entrar na nova Terra, onde poderiam viver eternamente. Os que não respeitam nem amam os pais, não amarão nem respeitarão a Deus. Os que deixam de resistir à prova, de honrar a seus pais tementes a Deus,


MJ - Pag. 332  

deixam de obedecer-Lhe a Ele, não podendo, portanto, esperar entrar na Terra prometida.

O Destino Depende da Obediência

A juventude está agora decidindo o seu destino eterno, e desejo apelar para vós quanto a considerardes o mandamento a que o Senhor ajuntou uma promessa dessa natureza - "para que se prolonguem os teus dias na Terra que o Senhor teu Deus te dá". Êxo. 20:12. Filhos, desejais a vida eterna? Respeitai então e honrai a vossos pais. ...

Se haveis pecado em não lhes devotardes amor e obediência, começai agora a redimir o passado. Não podeis seguir nenhuma outra orientação; pois isto vos importaria em perda da vida eterna. Aquele que sonda os corações, sabe qual é a atitude que mantendes para com vossos pais; pois pesa o caráter moral nas áureas balanças do santuário celeste. Oh! confessai a negligência que tendes manifestado para com vossos pais, vossa indiferença para com eles, o desprezo do santo mandamento de Deus! ...

O coração de vossos pais se tem dilatado em terna simpatia para convosco, e podeis retribuir-lhes o amor com fria ingratidão? Amam vossa alma, querem que sejais salvos; mas não tendes muitas vezes desprezado os seus conselhos, fazendo a própria vontade, agindo ao próprio modo? Não tendes seguido vosso juízo independente, quando sabíeis que tão obstinada direção não obteria a aprovação de Deus? Muitos pais e mães têm baixado à sepultura com o coração despedaçado por causa da ingratidão, da falta de respeito a eles manifestados pelos filhos. The Youth"s Instructor, 22 de junho de 1893.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>