Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 62

Influência Poderosa

MJ - Pag. 204  

Jovens Como Conquistadores de Almas

Satanás é um inimigo vigilante, atento ao seu desígnio de dirigir a juventude num modo de proceder inteiramente contrário ao que Deus aprovaria. Ele bem sabe não haver outra classe que, como os rapazes e moças consagrados a Deus, possa fazer tanto bem. A juventude, quando reta, pode exercer poderosa influência. Pregadores ou leigos de idade avançada não podem ter, sobre a juventude, metade da influência que os jovens consagrados têm sobre seus companheiros. Estes deveriam sentir a responsabilidade que sobre eles pesa para tudo fazer por salvar seus mortais semelhantes, mesmo com o sacrifício de seus prazeres e naturais desejos. Tempo e mesmo meios, se tanto for preciso, devem ser consagrados a Deus.

Todos os que professam piedade devem sentir o perigo dos que estão sem Cristo. Breve terminará seu tempo de graça. Os que poderiam ter exercido influência para salvar almas, se houvessem seguido o conselho de Deus, e no entanto não cumpriram seu dever por egoísmo, indolência, ou por envergonharem-se da cruz de Cristo, não só perderão sua própria alma, mas terão sobre suas vestes o sangue dos pobres pecadores. Essas pessoas terão de dar contas do bem que poderiam haver feito se houvessem sido consagradas a Deus, porém não fizeram por causa de sua infidelidade.

Os que provaram as doçuras do amor remidor não repousarão, nem poderão fazê-lo, sem que todos com quem


MJ - Pag. 205  

mantêm relações tenham entrado em contato com o plano da salvação. Os jovens devem perguntar: ""Senhor, que queres que faça?" Como posso honrar e glorificar Teu nome sobre a Terra?" Almas perecem em torno de nós, e que responsabilidade de ganhar almas para Cristo pesa sobre a juventude!

Solicitude por Outros

Os que freqüentam escola poderiam exercer influência em favor do Salvador; mas quem nomeia o nome de Cristo? e quem é visto insistindo com terna solicitude com seus companheiros, para que abandonem os caminhos do pecado e escolham o caminho da santidade?

Essa é a direção que os jovens crentes devem tomar, mas não o fazem; está mais em harmonia com seus sentimentos unirem-se aos pecadores no divertimento e no prazer. Os jovens têm uma vasta esfera de utilidade, mas não a vêem. Oh! se eles exercessem agora suas faculdades mentais em procurar meios de se aproximar dos pecadores prestes a perecer, a fim de lhes tornar conhecido o caminho da santidade, e, mediante oração e súplica, vir a conquistar ao menos uma pessoa para Cristo!

Que nobre empreendimento! Uma vida para louvar a Deus por toda a eternidade! Uma alma para fruir a felicidade e a vida eterna! Uma pedra preciosa em sua coroa para brilhar qual estrela para todo o sempre! Porém, mesmo mais que um pecador pode ser levado a se desviar do erro para a verdade, do pecado para a santidade. Diz o Senhor por meio do profeta: "E os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente." Dan. 12:3. Então os que se empenham com Cristo e os anjos na obra de salvar os que estão a perecer, são ricamente recompensados no reino do Céu.


MJ - Pag. 206  

Vi que muitas pessoas Se salvariam, caso os jovens estivessem no lugar em que se deveriam achar, consagrados a Deus e à verdade; mas em geral assumem uma posição em que se lhes deve dedicar contínua obra, do contrário eles próprios se tornarão do mundo. São uma constante fonte de ansiedade e aflição. Lágrimas são vertidas por sua causa, e são arrancadas do coração dos pais angustiosas súplicas em seu favor. Todavia eles prosseguem, descuidosos da dor produzida por seu procedimento. Cravam espinhos no peito dos que dariam a vida para os salvar, e fazer com que se tornassem aquilo que Deus designou que fossem, por meio dos méritos do sangue de Cristo. ...

Uma Obra a Fazer

Rapazes e moças, eu vi que Deus tem uma obra a fazerdes; tomai a vossa cruz e segui a Cristo, ou sois indignos dEle. Enquanto permanecerdes em descuidosa indiferença, como podereis dizer qual seja a vontade de Deus a vosso respeito? e como esperais ser salvos, a não ser que, como servos fiéis, façais a vontade de vosso Senhor? Os que hão de possuir a vida eterna terão todos agido bem. O Rei da glória exaltá-los-á à Sua direita, enquanto lhes diz: "Bem está, servo bom e fiel." Mat. 25:21. Como podereis dizer quantas almas vos seria possível salvar da ruína se, em vez de atentar para vosso próprio prazer, estivésseis buscando a obra que poderíeis fazer na vinha do Mestre? Quantas almas têm podido salvar essas reuniões para conversação e música? Se não podeis apontar uma alma assim conquistada, volvei-vos, oh! volvei-vos para nova orientação.


MJ - Pag. 207  

Começai a orar por almas, achegai-vos a Cristo, bem próximo a Seu lado ensangüentado. Seja vossa vida adornada por um espírito manso e quieto, e ascendam a Ele vossas fervorosas, contritas e humildes petições em busca de sabedoria a fim de terdes êxito em salvar, não somente a própria alma, mas a de outros.

Orai mais do que cantais. Não tendes vós mais necessidade de oração que de cânticos? Jovens, Deus vos chama a trabalhar, trabalhar para Ele. Operai inteira mudança em vossa orientação de vida. Podeis realizar uma obra que os que ministram em palavra e doutrina não podem fazer. É-vos possível alcançar uma classe a quem ao pastor não é dado influenciar. Testimonies, vol. 1, págs. 511-513.

Onde Começar

Comecem por casa, em sua própria família, na própria vizinhança, entre os próprios amigos, os que desejam trabalhar para Deus. Encontrarão ali um campo missionário propício. Essa obra missionária é uma prova, que lhes revela a capacidade ou inabilitação para servir numa esfera mais ampla. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 61.

A Maneira Mais Bem-Sucedida

Em nossa obra o esforço individual conseguirá muito mais do que se possa calcular. É pela falta disso que almas estão perecendo. Uma alma é de valor infinito; seu preço é revelado pelo Calvário. Uma alma ganha para Cristo será o instrumento em atrair outras, e haverá um resultado sempre crescente de bênçãos e salvação. Obreiros Evangélicos, pág. 184.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>