Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 145

Nível Elevado

MJ - Pag. 425  

Conversação Elevada

Nem sempre os mais bem-educados em ciência são os mais eficientes instrumentos para uso de Deus. Muitos há que se acham deixados de lado, e os que tiveram menos vantagens quanto à obtenção de conhecimento dos livros lhes tomam o lugar, por possuírem conhecimento prático das coisas essenciais no uso diário da vida; ao passo que os que se julgam instruídos deixam muitas vezes de ser alunos, são presumidos e se consideram acima de receber ensino, mesmo de Jesus, o maior Mestre que o mundo já conheceu.

Os que cresceram e se expandiram, cujas faculdades de raciocínio se têm desenvolvido mediante profundo buscar das Escrituras, a fim de saberem a vontade de Deus, hão de atingir posições de utilidade; pois a Palavra de Deus lhes penetrou na vida e no caráter. Ela deve fazer sua própria obra, até o penetrar das juntas e medulas, e o discernir os pensamentos e intenções do coração. A Palavra de Deus deve-se tornar o alimento pelo qual o cristão se deve fortalecer no espírito e no intelecto, a fim de poder combater em prol da verdade e da justiça.

A Razão das Normas Baixas

Por que é que os jovens, e mesmo os de mais idade, são facilmente induzidos à tentação e ao pecado? - É porque a Palavra de Deus não é estudada e meditada como devia ser. Fosse ela apreciada, e haveria uma retidão interior,


MJ - Pag. 426  

um poder de espírito que resistiria às tentações de Satanás para o mal. Firme e decidida força de vontade deixa de se introduzir na vida e no caráter, porque as sagradas instruções de Deus não se tornam objeto de estudo e de meditação. Não se faz o esforço que devia ser feito para dirigir o espírito aos pensamentos puros e santos, desviando-o do que é impuro e falso. Não se faz a escolha da melhor parte, do sentar-se aos pés de Jesus, como Maria, para aprender as mais sagradas lições do divino Mestre, a fim de serem entesouradas no coração e praticadas na vida diária. A meditação nas coisas santas elevará e refinará o espírito, formando senhoras e cavalheiros cristãos.

Deus não aceitará nenhum de nós que esteja amesquinhando suas faculdades em concupiscentes e terrenas degradações, por pensamentos, palavras ou atos. O Céu é um lugar puro e santo, onde ninguém pode entrar, a menos que se ache refinado, espiritualizado, limpo e purificado. Temos uma obra a fazer por nós mesmos, e não seremos capazes de a realizar senão recebendo força de Jesus. Acima de todos os outros livros, devemos fazer da Bíblia o nosso estudo; devemos amá-la, obedecer-lhe como à voz de Deus. Devemos ver e compreender suas restrições e exigências - "farás" e "não farás" e compreender a verdadeira significação da Palavra de Deus.

A Necessidade de uma Mente Espiritual

Quando a Palavra de Deus se torna o nosso conselheiro, e vamos às Escrituras à procura de luz, os anjos


MJ - Pag. 427  

do Céu aproximam-se para nos impressionar a mente e iluminar o entendimento, de modo que se possa na verdade dizer: "A exposição das Tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices." Sal. 119:130. Não admira que não haja mais espiritualidade entre a juventude que professa o cristianismo, quando tão pouca atenção é dada à Palavra de Deus. Não se atende aos conselhos divinos; as admoestações não são obedecidas; não se buscam a graça e a sabedoria a fim de serem evitados os antigos pecados, sendo o caráter purificado de todo vestígio de corrupção. A oração de Davi, era: "Faze-me entender o caminho dos Teus preceitos; assim, falarei das Tuas maravilhas." Sal. 119:27.

Se a mente de nossos jovens, bem como a dos de mais idade, fosse devidamente dirigida, quando juntos, sua conversação recairia sobre elevados temas. Quando a mente é pura, e os pensamentos elevados pela verdade de Deus, as palavras hão de ser do mesmo caráter, "como maçãs de ouro em salvas de prata". Prov. 25:11. Mas com a compreensão atual, com os hábitos presentes, com a baixa norma com que mesmo professos cristãos se acham satisfeitos, a conversa é vulgar e destituída de proveito. É terrena, e não agrada ao Céu, nem atinge sequer o nível das mais cultas classes de mundanos.

Um Vigoroso Processo de Santificação

Quando Cristo e o Céu são os temas de contemplação, a palestra o demonstrará. A conversação será adubada com graça, e o que fala revelará que tem estado a educar-se


MJ - Pag. 428  

na escola do divino Mestre. Diz o salmista: "Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os Teus juízos." Sal. 119:30. Ele prezava como tesouro a Palavra de Deus. Ela lhe penetrava no entendimento, não para ser desconsiderada, mas posta em prática na vida. ...

Dia a dia e hora a hora deve haver um vigoroso processo de abnegação e santificação a operar-se interiormente; e então, no exterior, as obras darão testemunho de que Jesus mora no coração pela fé. A santificação não cerra as entradas da alma ao conhecimento, mas vem expandir a mente, inspirando-a para buscar a verdade como a tesouros escondidos; e o conhecimento da vontade divina promoverá a obra de santificação. Existe um Céu e, oh! quão zelosamente nos devemos esforçar por alcançá-lo!

Apelo para os alunos de nossas escolas e colégios, a fim de que creiam em Jesus como seu Salvador. Acreditai que está pronto a vos ajudar por Sua graça, quando a Ele vos chegais em sinceridade. Deveis combater o bom combate da fé. Deveis ser lutadores pela coroa da vida. Esforçai-vos, pois as garras de Satanás se acham sobre vós. Se não vos arrancardes de seu poder, sereis paralisados e arruinados. O inimigo se acha à direita e à esquerda, em vossa frente e por trás de vós; e deveis calcá-lo aos pés. Esforçai-vos, pois há uma coroa a ser alcançada. Esforçai-vos, pois, se não obtiverdes a coroa, perdereis tudo nesta vida e na futura. Esforçai-vos, mas seja o vosso esforço feito no poder de vosso ressurgido Salvador. Review and Herald, 21 de agosto de 1888.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>