Não Sois de vós Mesmos
Ouvimos por vezes as perguntas: Não posso nunca fazer como me agrada? Não posso nunca seguir meu próprio caminho? Devo sempre ser restringido? Não posso agir de acordo com minhas inclinações?
Quanto menos seguintes as inclinações naturais, tanto melhor será para vós e para outros. As inclinações naturais foram pervertidas, mal-aplicadas as faculdades naturais. Satanás levou o homem à colisão com Deus. Ele opera continuamente para destruir no homem a imagem divina. Devemos, portanto, colocar uma restrição às nossas palavras e ações.
Resultados da Consagração Completa
Quando a graça divina toma posse do coração, vê-se que devem ser crucificadas as herdadas e cultivadas tendências para o mal. Deve começar na alma vida nova, sob nova direção. Tudo que se faz, deve ser feito para glória de Deus. Essa obra inclui o homem exterior bem como o interior. O ser todo, corpo, alma e espírito, deve ser levado em sujeição a Deus, para ser por Ele usado como instrumento de justiça.
O homem natural não é sujeito à lei de Deus; nem, em verdade o pode ser por si mesmo. Mas, pela fé, o que foi renovado vive dia a dia a vida de Cristo. Mostra dia a dia que compreende ser propriedade de Deus.
Corpo e alma pertencem a Deus. Ele deu Seu Filho para redenção do mundo e, por causa disso, foi-nos
garantido novo prazo de vida, um tempo de graça para desenvolvermos caráter de perfeita lealdade. Deus nos redimiu da escravidão do pecado e nos tornou possível viver regenerada, transformada vida de serviço.
A Ele Pertencem Todas as Nossas Faculdades
Está sobre nós o selo de Deus. Ele nos comprou e deseja que lembremos que Lhe pertencem nossas faculdades físicas, mentais e morais. Tempo e influência, razão, afeto e consciência são todos de Deus e devem ser usados em harmonia com Sua vontade. Não devem ser usados de acordo com a direção do mundo; pois o mundo está sob um guia que é inimigo de Deus.
A carne, o tabernáculo da alma, pertence a Deus. Seus são todos os tendões, todos os músculos. Em caso algum devemos nós, por negligência ou abuso, enfraquecer um único órgão. Cumpre-nos cooperar com Deus, mantendo o corpo na melhor condição possível de saúde, para que possa ser o templo em que habite o Espírito Santo, moldando, segundo a vontade de Deus, todas as faculdades físicas e espirituais.
Na mente devem estar armazenados princípios puros. A verdade precisa estar gravada nas tábuas da alma. A memória tem de estar cheia das preciosas verdades da Palavra. Então, quais lindas gemas, essas verdades brilharão na vida.
O Preço de uma Pessoa
O valor que Deus dá à obra de Suas mãos, o amor que tem por Seus filhos, revelam-se na dádiva que fez para redimir o homem. Adão caiu sob o domínio de Satanás. Introduziu no mundo o pecado e, pelo pecado, a morte.
Deus deu Seu Filho unigênito para salvar o homem. Isso fez Ele para poder ser justo, e todavia justificador de todo o que aceita a Cristo. O homem vendeu-se a Satanás, mas Jesus resgatou a raça. ...
Não sois de vós mesmos. Jesus vos comprou com Seu sangue. Não enterreis vossos talentos. Usai-os para Deus. Seja qual for a atividade em que vos empenheis, introduzi nela a Jesus. Se achais que estais perdendo o amor ao Salvador, renunciai a vossa atividade e dizei: "Eis-me aqui, Senhor; que queres que eu faça?" Ele vos receberá misericordiosamente e vos amará sem reservas. Perdoar-vos-á abundantemente; pois é misericordioso e longânimo, não querendo que ninguém se perca. ...
Nós, e tudo quanto possuímos, pertencemos a Deus. Não devemos considerar sacrifício dar-Lhe as afeições de nosso coração. O próprio coração Lhe deve ser entregue como oferta voluntária. The Youth"s Instructor, 8 de novembro de 1900.
Pede-se Decisão
É perigoso deter-nos a considerar as vantagens que poderemos colher em ceder às sugestões de Satanás. O pecado implica em desonra e ruína para toda alma que com ele condescende; sua natureza, porém, é de molde a cegar e iludir, e nos engodará com lisonjeiras perspectivas. Caso nos aventuremos no terreno do inimigo, não temos nenhuma garantia de proteção contra o seu poder. Cumpre-nos, no que de nós depender, cerrar toda entrada pela qual ele possa encontrar acesso à alma. O Maior Discurso de Cristo, pág. 118.