Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 4

Regras do Sucesso

MJ - Pag. 27  

Normas do Êxito

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria." Sal. 111:10. Muitos de nossos jovens não sentem necessidade de porem suas faculdades em vigoroso exercício, a fim de fazerem o melhor que lhes seja possível, em todas as ocasiões e sob todas as circunstâncias. Não têm diante dos olhos o temor do Senhor, e seus pensamentos não são puros e elevados.

Todo o Céu é sabedor de todo pensamento e de toda ação. Vossos atos podem não ser vistos por vossos companheiros, mas estão patentes à inspeção dos anjos. Os anjos são comissionados para ministrar aos que lutam por vencer todo mau hábito e livrar-se dos ardis de Satanás.

Fiel Integridade

A influência dos pequeninos atos maus, das pequenas incoerências em moldar o caráter, não são avaliadas como deveriam ser. Os maiores e mais elevados princípios são-nos revelados na Palavra de Deus. São-nos dados para fortalecer todo esforço para o bem, para controlar e equilibrar a mente, para levar-nos ao desejo de alcançar elevada norma.

Na história de José, de Daniel e seus companheiros, vemos como a áurea cadeia da verdade pode ligar a juventude ao trono de Deus. Não podiam ser tentados a desviar-se de seu procedimento de integridade. Estimavam o favor divino mais que o favor e o louvor de príncipes, e Deus os amava e sobre eles estendia Sua proteção.


MJ - Pag. 28  

Devido a sua fiel integridade, a sua resolução de honrar a Deus acima de todo poder humano, o Senhor os honrou notavelmente diante dos homens. Foram exaltados pelo Senhor dos Exércitos, cujo poder está sobre todas as obras de Suas mãos, em cima no Céu e embaixo na Terra. Esses jovens, não se envergonhavam de desfraldar sua bandeira. Mesmo na corte do rei, por suas palavras, hábitos e práticas, confessaram sua fé no Senhor Deus do Céu. Recusaram-se a inclinar-se perante qualquer poder terrestre que diminuísse a honra divina. Tinham força do Céu para confessar sua fidelidade a Deus.

Deveis estar preparados para seguir o exemplo desses nobres jovens. Nunca vos envergonheis de vosso estandarte; tomai-o e desfraldai-o à vista dos homens e dos anjos. Não sejais dominados pela falsa modéstia, pela falsa prudência que vos sugere um procedimento contrário a este conselho. Por vossas palavras escolhidas e vosso procedimento coerente, vossa correção e sincera piedade, fazei confissão de vossa fé, resolvidos a que Cristo ocupe o trono no templo da alma; e, sem reservas, deponde a Seus pés os vossos talentos para serem usados em Seu serviço.

Consagração Completa

Para vosso bem, presente e eterno, convém que vos entregueis inteiramente ao bem, para que o mundo saiba onde vos achais. Muitos não se entregam inteiramente à causa de Deus, e sua atitude vacilante é fonte de fraqueza para si mesmos, e uma pedra de tropeço para os outros. Com princípios indecisos, sem consagração como se acham,


MJ - Pag. 29  

as ondas da tentação os arrastam daquilo que sabem ser justo, e não fazem santos esforços para vencer todo mal e, pela justiça imputada por meio de Cristo, aperfeiçoar um caráter justo.

O mundo tem o direito de saber justamente o que se pode esperar de todo ser humano inteligente. Quem for um conjunto vivo de princípios firmes, decididos e justos, será uma influência viva sobre os companheiros; e influenciará os outros pelo seu cristianismo. Muitos não discernem nem apreciam quão grande é a influência de cada um para o bem ou para o mal. Todo estudante deve compreender que os princípios que adota se tornam uma influência viva, a moldar o caráter. O que aceita a Cristo como seu Salvador pessoal, há de amar a Jesus e a todos pelos quais Ele morreu; pois Cristo será nele uma fonte de água que salta para a vida eterna. Entregar-se-á sem reservas à direção de Cristo.

Manifestar a Liberdade

Tornai a lei de vossa vida, da qual nenhuma tentação ou interesse secundário vos faça desviar, honrar a Deus, porque Ele "amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3:16. Como redimido agente moral livre, resgatado por preço infinito, Deus vos chama a declarar vossa liberdade e, como súditos livres do reino do Céu, a empregardes as faculdades por Ele concedidas. Não estejais mais sob o cativeiro do pecado, mas como súditos fiéis do Rei dos reis, provai vossa lealdade a Deus.


MJ - Pag. 30  

Mostrai, mediante Jesus Cristo, que sois dignos do santo legado com que o Senhor vos honrou, ao conceder-vos vida e graça. Deveis recusar sujeitar-vos ao poder do mal. Como soldados de Cristo, precisamos deliberada e inteligentemente aceitar Suas condições de salvação sob todas as circunstâncias, acariciar retos princípios e agir de acordo com eles. A sabedoria divina deve ser uma lâmpada para os vossos pés. Sede fiéis a vós mesmos e a vosso Deus. Tudo quanto puder ser abalado, sê-lo-á; mas arraigados e fundados na verdade, permanecereis com as coisas que não podem ser abaladas. A lei do Senhor é firme, inalterável; pois é a expressão do caráter de Jeová. Resolvei-vos a não lançar, por palavra ou influência, a menor desonra sobre sua autoridade.

Entrega Completa

O terdes a religião de Cristo significa que rendestes absolutamente todo o vosso ser a Deus, e consentistes na guia do Espírito Santo. Mediante o dom do Espírito Santo, ser-vos-á dado poder moral, e não somente tereis os talentos que vos foram previamente confiados para o serviço de Deus, mas sua eficiência será grandemente multiplicada. A entrega de todas as faculdades a Deus, simplifica grandemente o problema da vida. Enfraquece e abrevia milhares de lutas com as paixões do coração natural. A religião é como uma cadeia de ouro que liga a Cristo tanto a vida de jovens como a de adultos. Por meio dela, os voluntários e obedientes são seguramente conduzidos através de escuros e intrincados caminhos para a cidade de Deus.


MJ - Pag. 31  

Há jovens que têm apenas faculdades comuns e, no entanto, mediante educação e disciplina de professores movidos por princípios elevados e puros, podem sair do processo de preparo qualificados para alguma posição de confiança a que Deus os chamou. Mas há jovens que fracassarão por não estarem resolvidos a vencer as inclinações naturais, e eles não ouvirão a voz de Deus em Sua Palavra. Não defenderam a alma da tentação nem determinaram cumprir seu dever a todo transe. São como alguém que, em perigosa viagem, recusa qualquer guia ou instrução pelas quais possa escapar de acidente e ruína, e prossegue em certo curso de destruição.

A Escolha do Destino

Oh! pudesse cada pessoa compreender ser ela o árbitro de seu destino! Convosco está vossa felicidade para esta vida e para a futura vida imortal. Se o preferirdes, podeis ter companheiros que, por sua influência, vulgarizarão vossos pensamentos, palavras e moral. Podeis dar rédea solta ao apetite e à paixão, desprezar a autoridade, usar linguagem rude e degradar-vos até ao mais baixo nível. Vossa influência pode ser tal que contamine outros e podeis ser a causa da ruína dos que poderíeis ter levado a Cristo. Podeis desviá-los de Cristo, da justiça, da santidade e do Céu. No juízo, os perdidos podem apontar para vós, dizendo: "Se não fosse sua influência, eu não teria tropeçado e zombado da religião.


MJ - Pag. 32  

Ele tinha luz, conhecia o caminho para o Céu. Eu era ignorante e fui de olhos vendados no caminho da destruição." Oh! que resposta podemos dar a semelhante acusação? Quão importante é que cada um considere para onde está guiando as almas! Estamos à vista do mundo eterno, e quão diligentemente devemos calcular o custo de nossa influência. Não devemos deixar a eternidade fora de nosso cálculo, mas acostumar-nos a perguntar continuamente a nós mesmos: Será este procedimento agradável a Deus? Qual será a influência de meu ato sobre o espírito dos que tiveram muito menos luz e evidências quanto ao que é justo?

Perguntas que Ajudam

Oh! examinassem os jovens as Escrituras e fizessem o que julgam que Cristo faria em idênticas circunstâncias! Nossas oportunidades de alcançar conhecimentos do Céu, colocaram sobre nós grandes responsabilidades e, com intensa solicitude, devemos indagar: Estou eu andando na luz? Estou, de acordo com a grande luz que me foi dada, guiando no caminho reto, ou seguindo caminhos tão tortuosas que o coxo se desviará dele? ...

Deve invadir-nos um profundo, permanente sentimento do valor, santidade e autoridade da verdade. Os brilhantes raios da luz celestial resplandecem sobre vosso caminho, querida juventude, e oro para que tireis o melhor proveito de vossas oportunidades. Recebei e acariciai todo raio de luz mandado do Céu, e vosso caminho se tornará mais e mais brilhante até ao dia perfeito. The Youth"s Instructor, 2 de fevereiro de 1893.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>