Os que são participantes da natureza divina não cederão à tentação. O inimigo está trabalhando com todo o poder para vencer os que se empenham em viver a vida cristã. Aproxima-se deles com tentações, na esperança de que hão de ceder a elas. Assim espera poder desanimá-los. Mas os que firmaram os pés na Rocha dos séculos não hão de ceder às suas sutilezas. Lembrar-se-ão de que Deus é seu Pai e Cristo seu Auxiliador. O Salvador veio ao mundo para trazer a toda alma provada e tentada, força para vencer assim como Ele venceu. Eu conheço o poder da tentação; sei dos perigos que se acham no caminho; mas sei, também, que para os que estão lutando contra a tentação, acha-se provido poder bastante para qualquer emergência.
Evitar Tentações Desnecessárias
"Fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." I Cor. 10:13. E nós temos também uma parte a fazer. Não nos devemos pôr, sem necessidade, no caminho da tentação. Deus diz: "Saí do meio deles, e apartai-vos... e não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei; e Eu serei para vós Pai e vós sereis para Mim filhos e filhas." II Cor. 6:17 e 18. Se, associando-nos com pessoas do mundo em busca de prazeres, conformando-nos com as práticas mundanas, unindo
os nossos interesses com incrédulos, colocamos os pés no caminho da tentação e do pecado, como poderemos esperar que Deus nos guarde de cair?
Conservai-vos afastados da influência corruptora do mundo. Não vades, sem necessidade, a lugares onde as forças do inimigo se acham entrincheiradas fortemente.
Não vades para onde sabeis que sereis tentados e desviados. Mas se tendes uma mensagem para os incrédulos, e se viveis tão perto de Deus que lhes podeis falar uma palavra em tempo oportuno, podereis então fazer uma obra que os ajudará e honrará a Deus. "Não peço que os tires do mundo", disse Jesus, "mas que os livres do mal." João 17:15. Review and Herald, 14 de abril de 1904.
O Dever Acima da Inclinação
Quando os jovens procuram desligar-se do domínio de Satanás, ele redobra suas tentações. Tomando vantagem de sua ignorância e inexperiência, procura obscurecer a distinção entre o bem e o mal. Transforma-se em anjo de luz e atrai com promessas de prazeres, para o caminho proibido. Se os jovens formaram o hábito de seguir à inclinação de preferência ao dever, acharão muito difícil resistir à tentação. Não vêem o perigo que há em condescender, mesmo uma só vez, com prazeres proibidos. As sugestões de Satanás despertarão todos os elementos de maldade que estão adormecidos no coração. The Signs of the Times, 19 de janeiro de 1882.