Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 86

Comportamento na Igreja

MJ - Pag. 265  

Reverência

É vosso privilégio, queridos amigos jovens, glorificar a Deus na Terra. Para assim fazer, cumpre-vos desviar a mente das coisas superficiais, frívolas e sem importância, para as que são de valor eterno.

Estamos vivendo num tempo em que todos devemos atender ao preceito do Salvador: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação." Mat. 26:41. Uma de vossas mais fortes tentações é a irreverência. Deus é altíssimo e santo; e, para a humilde alma crente, Sua casa na Terra, o lugar em que Seu povo se reúne para adorá-Lo, é a porta do Céu. O cântico de louvor, as palavras proferidas pelos ministros de Cristo, são instrumentos designados por Deus para preparar um povo para a igreja de cima, para aquele mais elevado culto de adoração em que nada do que é impuro ou não santificado poderá ter parte.

Comportamento na Casa de Deus

A reverência é grandemente necessária na juventude deste século. Estou alarmada ao ver crianças e jovens, filhos de pais religiosos, tão descuidados da ordem e decência que devem ser observadas na casa de Deus. Enquanto os servos de Deus apresentam ao povo as palavras de vida, alguns estão lendo, outros cochichando e rindo. Seus olhos estão pecando, distraindo a atenção dos que se acham ao seu redor. Esse hábito, se não for corrigido, crescerá, e influenciará a outros.


MJ - Pag. 266  

As crianças e os jovens nunca devem julgar que seja motivo de orgulho o ser indiferente e descuidado nas reuniões onde Deus é adorado. Deus vê todo pensamento ou ato irreverente, o qual é registrado nos livros do Céu. Ele nos diz: "Eu conheço as tuas obras." Apoc. 2:19. Nada está escondido perante Seus olhos pesquisadores. Se houverdes formado em qualquer grau o hábito de desatenção e indiferença na casa de Deus, exercitai as faculdades que tendes para o corrigir, e mostrai que sabeis respeitar-vos a vós mesmos. Praticai a reverência até que ela se torne parte de vós mesmos.

Não tenhais tão pouca reverência pela casa e o culto de Deus, a ponto de palestrar uns com os outros durante o sermão. Se os que cometem essa falta pudessem ver os anjos de Deus observando-os e anotando suas ações encher-se-iam de vergonha e desprezo de si próprios. Deus quer ouvintes atentos. Foi enquanto os homens dormiam que o inimigo semeou o joio.

Nada do que é sagrado, nada do que pertence ao culto de Deus, deve ser tratado com descuido ou indiferença. Ao ser apresentada a palavra da vida, deveis lembrar-vos de que estais ouvindo a voz de Deus por intermédio de Seu servo escolhido. Não deveis pela desatenção perder essas palavras; se atendidas, poderão guardar-vos os pés de se extraviarem em maus caminhos.

Leviandade Para com as Coisas Religiosas

Sinto-me triste ao ver muitos jovens que professam religião, não terem nenhum conhecimento de uma mudança do coração. Não há transformação de caráter. Não compreendem que é uma coisa solene professar ser cristão.


MJ - Pag. 267  

Sua vida é inteiramente incoerente com uma religiosa orientação de espírito. Caso fossem eles do número dos que são em verdade filhos e filhas de Deus, não se encheriam de tolices, gracejos e frivolidades; nem as observações e conduta destituídas de senso por parte de outros lhes despertariam o mesmo espírito. A mente fixa na obtenção do prêmio, em obter o Céu, repelirá com firme e resoluto propósito toda tentativa de gracejos e ditos espirituosos com respeito a coisas religiosas.

Há grande perigo na indiferença sobre esse assunto; nenhuma loucura é tão sutil como a irreflexão e a leviandade. Vemos de todos os lados jovens de caráter frívolo. Todos os jovens dessa espécie devem ser evitados; pois são perigosos. Se professam ser cristãos, mais de temer ainda são eles. Seu espírito está moldado em forma inferior; e ser-lhes-á muito mais fácil rebaixar-vos ao seu nível, do que a vós conduzi-los a elevados e nobres pensamentos e maneiras de proceder. Sejam vossos companheiros os que usam de decoro em palavras e conduta.

Para fazerdes o melhor que vos é possível em mostrar o louvor do Senhor, vossas companhias devem ser de molde a vos conservar em mente a distinção entre o sagrado e o comum. Se desejais ter uma ampla visão, pensamentos e aspirações nobres, buscai relações que vos fortaleçam nos retos princípios. Que todo pensamento e o desígnio de cada ação tendam à conquista da vida futura, e da felicidade eterna. The Youth"s Instructor, 8 de outubro de 1896.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>