Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 83

Estudando a Bíblia

MJ - Pag. 259  

Perseverante Esforço no Estudo da Bíblia

"Examinai as Escrituras, pois julgais ter nelas a vida eterna." João 5:39. Dar busca significa procurar diligentemente alguma coisa que se perdeu. Buscai os tesouros ocultos na Palavra de Deus. Não os podeis dispensar. Estudai as passagens difíceis, comparando versículo com versículo, e verificareis ser uma passagem a chave que descerra outra passagem.

Os que estudam a Bíblia com oração, saem de cada busca mais sábios do que eram antes. Algumas de suas dificuldades foram solvidas; pois o Espírito Santo efetuou a obra mencionada no capítulo catorze de João: "Aquele Consolador, o Espírito Santo que o Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." João 14:26.

Coisa alguma que valha a pena possuir-se, é obtida sem diligente e perseverante esforço. Nos negócios, unicamente os que têm a vontade de realizar, vêem felizes resultados. Sem diligente labuta, não podemos esperar obter conhecimento de coisas espirituais. Os que conseguem as jóias da verdade, têm de cavar em busca das mesmas como o mineiro à cata do precioso ouro na terra oculto.

Os que trabalham indiferentemente ou com a metade do coração, nunca hão de ser bem-sucedidos. Jovens e idosos devem ler a Palavra de Deus; e não somente a devem ler, mas estudá-la com diligente zelo, orando,


MJ - Pag. 260  

crendo e analisando. Assim encontrarão o tesouro escondido; pois o Senhor lhes avivará o entendimento.

Mentalidade Aberta

Ao estudardes a Palavra, deixai à porta de vossas pesquisas as opiniões preconcebidas, bem como as idéias hereditárias e cultivadas. Jamais conseguireis a verdade, caso estudeis as Escrituras a fim de vindicar as próprias idéias. Deixai estas à porta e, com coração contrito, entrai para escutar o que o Senhor tem a dizer-vos. Ao sentar-se aos pés de Cristo o humilde indagador da verdade, e dEle aprender, a Palavra lhe dá entendimento. Aos que são demasiado sábios aos próprios olhos para estudar a Bíblia, diz Cristo: Deveis tornar-vos mansos e humildes de coração se desejais vir a ser sábios para a salvação.

Não leiais a Palavra à luz das antigas opiniões; mas, com a mente liberta de preconceitos, esquadrinhai-a cuidadosamente e com oração. Se, ao lerdes, vos sobrevém convicção, e vedes que vossas acariciadas opiniões não se encontram em harmonia com a Palavra, não tenteis fazer com que esta se conforme com as mesmas opiniões. Ajustem-se elas à Palavra. Não permitais que o que tendes crido ou praticado anteriormente vos domine o entendimento. Abri os olhos do espírito para ver as maravilhas da lei. Descobri o que está escrito e, depois, firmai os pés sobre a Rocha eterna.

O Conhecimento da Vontade de Deus

Nossa salvação depende do conhecimento da vontade de Deus, segundo se encontra em Sua Palavra. Nunca cesseis de pedir e buscar a verdade. Precisais conhecer vosso dever. Necessitais saber aquilo que vos cumpre fazer para ser salvos.


MJ - Pag. 261  

E é a vontade de Deus que saibais o que tem dito para vós. Deveis, porém, exercer fé. Ao examinardes as Escrituras, deveis crer que Deus existe, e é galardoador dos que O buscam diligentemente.

Oh! esquadrinhai a Bíblia com o coração faminto de alimento espiritual! Cavai na Palavra da mesma maneira que o faz o mineiro na terra para encontrar os veios de ouro. Não abandoneis a busca enquanto não houverdes aprendido as vossas relações para com Deus, e Sua vontade para convosco. The Youth"s Instructor, 24 de julho de 1902.

A Reverência no Estudo da Bíblia

Devemos estudar a Bíblia com reverência, sentindo que estamos na presença de Deus. Toda leviandade e frivolidade, devem ser postas de lado. Embora algumas porções da Palavra sejam facilmente compreendidas, a verdadeira significação de outras partes não é discernida com tanta prontidão. Deve haver estudo e meditação pacientes, e oração fervorosa. Ao abrir as Escrituras deve cada estudante pedir a iluminação do Espírito Santo; e certa é a promessa de que esta será dada.

O espírito com que vindes à pesquisa das Escrituras, determinará o caráter do assistente ao vosso lado. Anjos do mundo da luz, estarão com aqueles que com humildade de coração buscam a direção divina. Mas se a Bíblia for aberta com irreverência, com sentimento de presunção, se o coração está cheio de preconceitos, Satanás se acha ao vosso lado, e apresentará as declarações simples da Palavra de Deus numa luz pervertida. Testemunhos Para Ministros, págs. 107 e 108.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>