Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 138

Princípios de Orientação

MJ - Pag. 407  

Princípios Diretrizes

O coração pertence a Jesus. Ele pagou pelo ser humano um preço ilimitado, e intercede perante o Pai como nosso Mediador, rogando, não como um suplicante, mas como um vencedor que reivindica aquilo que Lhe pertence. É capaz de salvar perfeitamente, pois vive sempre para interceder por nós. Um coração jovem é uma preciosa oferta, o mais valioso dom que se pode apresentar a Deus. Tudo quanto sois, todas as aptidões que possuís, de Deus provêm, como sagrado depósito a ser-Lhe devolvido outra vez em voluntária e santa oferta. Nada podeis oferecer a Deus que vos não haja Ele dado primeiramente a vós. Portanto, quando o coração é a Deus consagrado, estais-Lhe dando uma dádiva por Ele comprada, e que Lhe pertence.

Há muitas coisas a reclamar o tempo, as afeições e energias da juventude. Satanás requer a juventude como sua propriedade, e um vasto número lhe dedica todas as capacidades, todos os talentos que possui. O mundo reclama o coração; mas este coração pertence Àquele que o redimiu. Dado ao mundo, encher-se-á de cuidados, aflição e decepcionadas esperanças; tornar-se-á impuro e corrompido. Seria a pior espécie de roubo, dar ao mundo as afeições de vosso coração e seus serviços, pois a Deus pertencem. Não podeis, com vantagem, entregar o coração à busca dos prazeres.

O inimigo da justiça tem toda espécie de prazer preparado para a juventude em todas as condições da vida; e


MJ - Pag. 408  

não se apresentam apenas nas cidades populosas, mas em todo recanto habitado por seres humanos. Satanás se alegra em prender os jovens em suas fileiras como soldados. Bem sabe o arquiinimigo com que material tem de lidar; e tem exibido sua infernal sabedoria em inventar para os jovens costumes e prazeres que lhes separam as afeições de Jesus Cristo. ...

O Pródigo

A lição do pródigo é dada para ensino dos jovens. Em sua vida de prazeres e pecaminosa condescendência, gasta sua parte da herança numa vida desregrada. Acha-se sem amigos, e em terra estranha; em andrajos, faminto, anseia a própria refugada comida dada aos porcos. Sua última esperança é voltar, arrependido e humilhado, à casa de seu pai, onde é bem-vindo, perdoado, e novamente recebido num coração de pai. Muitos jovens estão fazendo como ele, vivendo uma vida descuidosa, amante de prazeres, dissipada, abandonando a fonte de águas vivas, a fonte da verdadeira alegria, e cavando para si cisternas rotas, incapazes de reter as águas.

O Gracioso Convite de Deus

A cada jovem, chega o convite de Deus: "Dá-Me, Filho Meu, o teu coração" (Prov. 23:26); Eu o conservarei puro; satisfar-lhe-ei os anseios com verdadeira felicidade. Deus Se compraz em tornar feliz a juventude, e é por isso que quer que Lhe dêem a guardar o coração, para que todas as faculdades por Ele concedidas ao ser possam manter-se em condições de saúde e vigor. Eles estão de posse desse dom de Deus que é a vida. Ele faz pulsar o coração; dá vigor a


MJ - Pag. 409  

cada faculdade. O pura alegria não rebaixa nenhum dos dons de Deus. Pecamos contra nosso próprio corpo, e pecamos contra o Senhor, quando buscamos prazeres que dEle separam as nossas afeições. Os jovens devem considerar que são postos no mundo para uma prova a ver se têm caráter que os habilite a viver com os anjos.

Quando os vossos companheiros insistem convosco para seguirdes o caminho do vício e da loucura, e todos os que vos rodeiam vos tentam a esquecer de Deus, a destruir as aptidões que Ele vos confiou, e a rebaixar tudo quanto é nobre em vossa natureza, resisti-lhes. Lembrai-vos de que sois a propriedade do Senhor, comprada por preço - o sofrimento e a agonia do Filho de Deus. ...

O Senhor Jesus vos reclama os serviços. Ele vos ama. Se Lhe duvidais do amor, contemplai o Calvário. A luz refletida da cruz vos patenteia a magnitude daquele amor que língua alguma pode traduzir. "Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda, esse é o que Me ama." João 14:21. Mediante diligente estudo, devemos familiarizar-nos com os mandamentos de Deus; e mostrar então que somos Seus filhos e filhas obedientes.

Circundados Pelas Misericórdias de Deus

As misericórdias de Deus vos rodeiam a cada momento; e proveitoso vos seria considerar como e de onde provêm as bênçãos que todos os dias recebeis. Que as preciosas bênçãos de Deus vos despertem gratidão. Não podeis enumerar essas bênçãos, a constante, amorosa bondade a vós expressa, pois tão numerosas são como as refrigerantes gotas da chuva. Pairam sobre vós nuvens de misericórdia, prontas a cair sobre vós.


MJ - Pag. 410  

Se apreciardes o valioso dom de salvação, reconhecereis receber diário refrigério, proteção e amor de Jesus; sereis guiados em caminhos de paz.

Atentai para as gloriosas coisas de Deus na Natureza, e deixai que o coração se vos dilate em reconhecimento ao Doador. Há, no livro da Natureza, estudo proveitoso para a mente. Não sejais mal-agradecidos e descuidosos. Abri os olhos do vosso entendimento; vede a bela harmonia nas leis de Deus na Natureza, e possuí-vos de respeito, reverenciando ao vosso Criador, o Governador supremo do Céu e da Terra. Vede-O, com os olhos da fé, inclinado com amor sobre vós, dizendo compassivo: "Dá-Me, Filho Meu, o teu coração." Prov. 23:26. Fazei a entrega a Jesus, e então, coração agradecido, podereis dizer: "Eu sei que meu Redentor vive." Vossa fé em Jesus dará vigor a todo desígnio, consistência ao caráter.

Toda a vossa felicidade, paz, alegria e êxito nesta vida, dependem de genuína, firme fé em Deus. Esta fé inspirará verdadeira obediência aos mandamentos divinos. Vosso conhecimento e fé em Deus, eis o mais poderoso freio contra toda a má prática, e o motivo de todo bem.

Crede em Jesus como alguém que perdoa os vossos pecados, que vos quer ver felizes nas mansões que vos foi preparar. Quer que vivais em Sua presença; que tenhais a vida eterna e uma coroa de glória. The Youth"s Instructor, 5 de janeiro de 1887.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>