Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 45

Caráter Aprovado

MJ - Pag. 163  

O Caráter que Deus Aprova

A juventude precisa ser instruída com cuidado e oração, para que edifique o caráter sobre o permanente alicerce. A razão por que tantos cometem graves desatinos, é não darem ouvidos aos ensinos da experiência. O conselho dos pais e mestres é perdido para eles, e cedem às tentações do inimigo. Deus ama a juventude. Neles vê grandes possibilidades para o bem, caso compreendam a necessidade que têm de Cristo, e construam sobre o firme fundamento. Conhece-lhes também as provações. Sabe que terão de combater contra os poderes das trevas que pelejam para adquirir domínio sobre a mente humana; e Ele abriu o caminho pelo qual os rapazes e as moças se podem tornar participantes da natureza divina. ...

Perseverante Esforço

O caráter não é obra do acaso. Não é determinado por uma explosão de temperamento, um passo dado em direção errada. É a repetição dos atos que faz com que isto se torne um hábito, moldando o caráter para o bem ou para o mal. Um caráter reto não se forma senão por meio de perseverante, incansável esforço, pelo aproveitamento de todo talento e aptidão de que se foi dotado para a glória de Deus. Em lugar de assim fazer, muitos se permitem flutuar ao sabor dos impulsos ou circunstâncias. Não por carência de bons dotes, mas porque não compreendem que


MJ - Pag. 164  

Deus requer que, como jovens, procedam da melhor maneira.

Se a juventude de hoje deseja resistir à semelhança de Daniel, precisa exercitar ao máximo cada fibra, cada nervo espiritual. O Senhor não deseja que permaneçam principiantes. Deseja que atinjam o mais elevado grau de excelência. Deseja que alcancem o mais alto lance da escada, para que daí penetrem no reino de Deus.

A Influência das Companhias

Os jovens que deixam o lar, não mais se achando sob o vigilante cuidado dos pais, ficam, em grande parte, na liberdade de escolher seus companheiros. Devem lembrar-se de que os olhos de seu Pai celeste se acham sobre eles, vendo cada uma de suas necessidades, cada uma das suas tentações. Encontram-se sempre nas escolas alguns jovens que, por sua maneira de proceder, mostram ter o espírito moldado segundo uma ordem inferior. Por uma educação menos sábia na infância, desenvolveram caráter unilateral; e, à medida que avançaram em anos, esses defeitos foram ficando para lhes arruinar a experiência. Essas almas, por preceito e por exemplo, desencaminham os que são fracos em força moral.

O tempo é de ouro, queridos jovens. Não deveis pôr em risco as vossas almas semeando joio. Não vos podeis permitir descuidos quanto aos companheiros que escolheis. Atentai para o que há de nobre no caráter dos outros, e esses traços se vos tornarão uma força moral no resistir ao pecado e escolher o bem. Ponde alto o ideal. Vossos pais e mestres, que amam e temem a Deus, podem acompanhar-vos dia e noite com orações; eles vos


MJ - Pag. 165  

podem advertir e suplicar. Mas tudo isto será em vão se escolherdes companheiros descuidados. Se não virdes nenhum perigo real, e pensardes que tendes tanto o direito de proceder bem como o de proceder mal, segundo vos parecer, não discernireis que o fermento da impiedade vos está perigosamente infeccionando e corrompendo o espírito.

Cristo é Nossa Única Esperança

Cristo foi afligido, insultado, maltratado; à esquerda e à direita era Ele assaltado por tentações, e todavia não pecou, antes apresentou a Deus obediência perfeita, inteiramente satisfatória. Removeu assim toda sombra de desculpa à desobediência. Veio para mostrar ao homem a maneira de obedecer, de observar todos os mandamentos. Lançou mão do poder divino, e é esta a única esperança do pecador. Deu a vida para que ao homem fosse possível partilhar da natureza divina, havendo escapado à corrupção que se encontra no mundo mediante a concupiscência. ...

Deus tem dado à juventude talentos que lhes cumpre desenvolver para Sua glória; muitos, porém, aplicam esses dons a não santificados e profanos desígnios. Muitos possuem aptidões que, ao serem cultivadas, produziriam farta colheita de aquisições mentais, morais e físicas. Mas não se detêm a considerar. Não pesam o custo de sua maneira de proceder. Animam uma negligência e loucura que não dá ouvidos a conselhos ou reprovação. Isto é um terrível erro. Os jovens seriam sensatos, se imaginassem que os olhos de Deus estão sobre eles, que Seus anjos estão observando o desenvolvimento do caráter e pesando o valor moral. The Youth"s Instructor, 27 de julho de 1899.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>