Oportunidade do Estudante
Alunos, cooperai com os vossos professores. Assim fazendo, dais-lhes ânimo e esperança. Sois-lhes um auxílio, ao mesmo tempo que vos ajudais a vós mesmos a progredir. Lembrai-vos de que depende em grande parte de vós o se colocarem os vossos professores vantajosamente, o ser a sua obra um reconhecido êxito. Tendes de ser discípulos no mais alto sentido da palavra, vendo por trás do mestre o próprio Deus, e o mestre cooperando com Ele.
Estão passando rapidamente as vossas oportunidades de trabalhar. Não tendes tempo para gastar só com a satisfação própria. Unicamente vos esforçando com diligência em busca de êxito, conseguireis a verdadeira felicidade. Preciosas são as oportunidades a vós oferecidas durante o tempo que passais na escola. Tornai a vida de estudante o mais perfeita possível. Não percorrereis esse caminho senão uma única vez. E de vós depende que esse trabalho seja um êxito ou um fracasso. Ao serdes bem-sucedidos na obtenção de conhecimento bíblico, estais acumulando tesouros para distribuir.
Auxiliar a Outros
Se tendes um colega atrasado, explicai-lhe a lição que não compreende. Isto ajudará vossa própria compreensão. Empregai palavras simples; exponde as idéias em linguagem clara e fácil.
Ajudando ao colega, estais sendo útil aos professores. E muitas vezes alguém cuja mente parece tardia, apreenderá mais depressa as idéias de um aluno, que de um professor. Esta é a cooperação que Cristo louva.
O grande Mestre vos está ao lado, auxiliando-vos a ajudar aquele que está mais atrasado.
Talvez tenhais, em vossa vida escolar, oportunidades de falar ao pobre e ao ignorante, das maravilhosas verdades da Palavra de Deus. Aproveitai toda oportunidade de o fazer. O Senhor abençoará cada momento assim passado. Testimonies, vol. 7, págs. 275 e 276.
Perfeito Domínio das Matérias Básicas
Não fiqueis nunca satisfeitos com um padrão baixo. Ao irdes para a escola, certificai-vos de o fazer com um nobre e santo objetivo. Ide porque desejais habilitar-vos para o serviço em qualquer parte da vinha do Senhor. Fazei tudo ao vosso alcance para atingir esse objetivo. É-vos dado fazer por vós mesmos mais do que seria possível a qualquer outro realizar em vosso benefício. E, se fizerdes por vós tudo que puderdes, que fardo tirareis de cima do diretor e dos professores!
Antes de tentar estudar os ramos mais altos do conhecimento literário, estai certos de compreender perfeitamente as simples regras de gramática da língua materna, havendo também aprendido a ler e escrever corretamente. ...
Não gasteis tempo em estudar aquilo que de pouca utilidade vos será na vida posterior. Em lugar de vos esforçardes no estudo dos clássicos, aprendei primeiro a falar corretamente a língua materna. Aprendei como escriturar contas. Adquiri conhecimento dos ramos de estudo que vos ajudarão a ser úteis onde quer que vos encontreis. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 218 e 219.