Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 21

O Engano do Pecado

MJ - Pag. 83  

Coisa alguma é mais traidora que o engano do pecado. É o deus deste mundo que ilude e cega, e conduz à destruição. Satanás não entra imediatamente com suas tentações a descoberto. Disfarça-as com um aspecto de bem. Aos divertimentos e extravagâncias, mistura algumas coisas proveitosas, e as almas iludidas apresentam como desculpa o grande bem delas derivado. Esta é unicamente a parte enganadora. São as infernais artes do inimigo sob máscara. A seduzida alma dá um passo, ficando então preparada para dar o seguinte. É tão mais agradável seguir as inclinações do próprio coração que ficar na defensiva, resistir à primeira insinuação do astuto inimigo, repelindo assim suas primeiras entradas!

Oh! como Satanás observa para ver seus engodos prontamente aceitos, e os homens seguindo justo os caminhos por ele preparados! Ele não quer que elas abandonem a oração e uma forma de deveres religiosos; pois assim os pode tornar mais úteis em seu serviço. Mistura seus sofismas e os enganadores laços com a experiência e profissão de fé deles, promovendo assim admiravelmente sua própria causa.

Exame de Consciência

Há necessidade de um profundo exame de consciência, e de que verifiquemos profundamente, à luz da Palavra de Deus: Estou com o coração sadio, ou é ele corrupto?


MJ - Pag. 84  

Estou renovado em Cristo, ou tenho ainda coração carnal, mudado apenas na aparência exterior? Apresentai-vos ante o tribunal de Deus e vede se, à luz divina, possuis qualquer pecado secreto, qualquer iniqüidade, qualquer ídolo que não sacrificastes ainda. Orai, sim, orai como nunca antes orastes, para que não sejais iludidos pelos artifícios de Satanás; para que não vos entregueis a um espírito irrefletido, descuidoso e vão.

Um dos pecados que constituem um dos sinais dos últimos dias é serem professos cristãos mais amantes dos prazeres do que de Deus. Tratai sinceramente com vosso coração. Examinai cuidadosamente. Quão poucos são os que, depois de um exame fiel, podem olhar para o céu e dizer: "Eu não sou desses que aí se acham descritos. Eu não amo os prazeres mais do que a Deus!" Quão poucos podem dizer: "Estou morto para o mundo; a vida que agora vivo, vivo-a na fé do Filho de Deus. Minha vida está escondida com Cristo em Deus, e quando aparecer Aquele que é minha vida, eu também aparecerei com Ele em glória"! Gál. 2:20.

O amor e a graça de Deus! Oh, preciosa graça! mais preciosa do que ouro fino. Ela eleva e enobrece o espírito além de todos os outros princípios. Dirige o coração e as afeições para o Céu. Enquanto os que nos cercam se dedicam a vaidades profanas, à busca de prazeres e à loucura, nossa conversa trata de coisas do Céu, de onde aguardamos o Salvador; a alma busca a Deus, pedindo-Lhe perdão e paz, justiça e verdadeira santidade. A conversa com Deus e a contemplação das coisas de cima transformam a alma à semelhança de Cristo. Review and Herald, 11 de maio de 1886.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>