Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 26

O Combate da Fé

MJ - Pag. 102  

Muitos dos jovens não têm como assentado princípio o servir a Deus. Sucumbem sob qualquer nuvem, e não têm poder de resistência. Não crescem na graça. Parecem guardar os mandamentos de Deus, mas não estão sujeitos à Sua lei, nem em verdade podem estar. Seu coração carnal tem de ser mudado. Têm de ver beleza na santidade: então anelarão por ela como o cervo pelas correntes das águas; então amarão a Deus e a Sua lei; o jugo de Cristo será suave, e o Seu fardo leve.

Se vossos passos forem ordenados pelo Senhor, queridos jovens, não deveis esperar sempre um caminho de paz e prosperidade exteriores. A estrada que leva ao dia eterno, não é a mais fácil de trilhar, parecendo por vezes escura e espinhosa. Tendes, porém, a certeza de que os eternos braços de Deus vos circundam para vos proteger do mal. Ele quer que exerçais fervorosa fé nEle, e nEle aprendais a confiar tanto nas sombras como na luz.

Fé Viva

O seguidor de Cristo precisa ter no coração fé perseverante; pois sem ela é impossível agradar a Deus. A fé é a mão que se apega ao auxílio infinito; é o meio pelo qual o coração renascido é levado a pulsar em uníssono com o coração de Cristo.

Em seu esforço por atingir o ninho, a águia é muitas vezes abatida pela tempestade nos estreitos desfiladeiros


MJ - Pag. 103  

das montanhas. As nuvens, em massas negras e iradas, permanecem entre ela e as alturas batidas pelo sol, em que se encontra o seu ninho. Por algum tempo fica aturdida, seguindo ora este ora aquele rumo, batendo as fortes asas como se quisesse espancar as densas nuvens. Desperta os pombos das montanhas, com seus gritos selvagens, em seus vãos esforços por encontrar saída de sua prisão. Por fim, precipita-se para o alto, para dentro das nuvens negras, e dá um estridente grito de triunfo ao emergir, um momento depois, na calma luz do sol acima. As trevas e a tempestade estão abaixo, e a luz do céu brilha ao seu redor. Alcança o ninho amado, no alto rochedo, e está satisfeita. Foi através das trevas que alcançou a luz. Custou-lhe esforço, mas está recompensada, alcançando o objeto desejado.

Este é o único procedimento que nós, como seguidores de Cristo, podemos adotar. Precisamos exercer essa fé viva, que penetrará as nuvens que, como grossa muralha, nos separam da luz do Céu. Temos alturas de fé a alcançar, onde tudo é paz e alegria no Espírito Santo.

Conflito sem fim

Já observastes um falcão a perseguir uma tímida pomba? O instinto ensinou à pomba que, para o falcão alcançar a presa, precisa voar mais alto que sua vítima. Assim, ela sobe mais e mais na azul abóbada do céu, sempre perseguida pelo falcão, que está procurando obter vantagem. Mas em vão. A pomba está segura enquanto não permitir que alguma coisa lhe detenha o vôo, ou a atraia para a


MJ - Pag. 104  

terra; mas hesite ela e desça um pouco, e o vigilante inimigo precipitar-se-á sobre a vítima. Muitas vezes observávamos esta cena, quase retendo a respiração, pelo interesse que tomávamos no caso, com todas as simpatias em favor da pequenina pomba. Quanta tristeza nos causaria vê-la cair vítima do cruel falcão!

Temos diante de nós uma peleja - um conflito, por toda a vida, com Satanás e suas sedutoras tentações. O inimigo empregará todos os argumentos, todos os enganos, para emaranhar a alma; e, para ganhar a coroa da vida, temos de empregar esforço fervoroso, perseverante. Não devemos depor a armadura nem abandonar o campo de batalha, antes que tenhamos alcançado a vitória e possamos triunfar em nosso Redentor. Enquanto continuarmos a conservar os olhos fitos no Autor e Consumador de nossa fé, estaremos seguros. Mas nossas afeições têm de ser postas nas coisas de cima, não nas da Terra. Pela fé devemos erguer-nos, e cada vez mais alto, na realização das graças de Cristo. Contemplando diariamente Seus inefáveis encantos, devemos ir-nos transformando mais e mais à Sua gloriosa imagem. Enquanto assim vivermos em comunhão com o Céu, será em vão que Satanás nos arme suas ciladas. The Youth"s Instructor, 12 de maio de 1898.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>