Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 1

A Formação do Caráter Para a Eternidade

MJ - Pag. 15  

Tenho profundo interesse na juventude, e desejo grandemente vê-la lutando para aperfeiçoar o caráter cristão e procurando, pelo estudo diligente e fervorosa oração, adquirir o preparo necessário para o serviço aceitável na causa de Deus. Anelo vê-los ajudando-se uns aos outros a alcançar um plano mais elevado de experiência cristã.

Cristo veio para ensinar à família humana o caminho da salvação, e tão claro tornou este caminho que uma criancinha nele pode andar. Ele ordena aos Seus discípulos que prossigam em conhecer ao Senhor; e, ao seguirem diariamente Sua guia aprendam que Sua saída será como a alva.

Já vistes o nascer do Sol, e os efeitos do gradual alvorecer do dia sobre terra e céu. Pouco a pouco aumenta a claridade, até aparecer o Sol; então a luz se torna constantemente mais forte e mais clara, até atingir a glória plena do meio-dia. É esta uma linda ilustração do que Deus deseja fazer por Seus filhos, no aperfeiçoamento da vida cristã. Ao andarmos dia a dia na luz que nos manda, em voluntária obediência a todos os Seus reclamos,


MJ - Pag. 16  

nossa experiência cresce e alarga-se até alcançarmos a estatura completa de homens e mulheres em Cristo Jesus.

A juventude precisa sempre conservar diante de si a conduta seguida por Cristo, a qual era a cada passo um procedimento vitorioso. Cristo não veio à Terra como rei para governar nações. Veio como homem humilde, para ser tentado, para vencer a tentação e para prosseguir, como nós o precisamos fazer, em conhecer ao Senhor. No estudo de Sua vida aprenderemos quanto Deus, por meio dEle, fará em favor de Seus filhos. E aprenderemos que, por maiores que sejam nossas provações, não poderão exceder o que Cristo suportou para podermos conhecer o caminho, a verdade e a vida. Por uma vida de conformidade com Seu exemplo, devemos mostrar nossa apreciação de Seu sacrifício em nosso favor.

A juventude foi comprada por preço infinito, pelo próprio sangue do Filho de Deus. Considerai o sacrifício do Pai ao permitir que Seu Filho fizesse esse sacrifício. Considerai o que Cristo renunciou ao deixar as cortes do Céu e o trono real, a fim de dar a vida em sacrifício diário pelos homens. Ele sofreu ignomínia e injúrias. Suportou todos os insultos e escárnios que homens ímpios sobre Ele puderam acumular. E, ao ser consumado Seu ministério terrestre, sofreu a morte de cruz. Considerai Seus sofrimentos na cruz - os cravos pregados nas mãos e nos pés, a zombaria e os insultos dos que viera salvar, o


MJ - Pag. 17  

ocultamente do rosto do Pai. Mas foi por meio de tudo isso que Cristo tornou possível, a todos quantos o quiserem, possuir a vida que se compara com a de Deus.

Amigo Fiel

Quando Cristo ascendeu ao Pai, não deixou os Seus seguidores sem auxílio. O Espírito Santo, como Seu representante, e os anjos celestiais, como espíritos ministradores, são enviados para ajudar os que, contra forças superiores, militam a boa milícia da fé. Lembrai-vos sempre de que Jesus é vosso ajudador. Ninguém compreende tão bem como Ele as vossas peculiaridades de caráter. Vigia sobre vós e, se estiverdes dispostos a ser guiados por Ele, lançará ao vosso redor influências para o bem que vos habilitarão a cumprir toda a Sua vontade a vosso respeito.

Nesta vida estamos a preparar-nos para a futura. Logo será passada uma grande revista, na qual todos que procuram aperfeiçoar o caráter cristão, deverão subsistir à prova das perscrutadoras perguntas de Deus: Deste um exemplo que outros pudessem seguir com segurança? Vigiaste pelas almas como quem deve dar conta? Os anjos celestiais interessam-se na juventude; e estão intensamente desejosos de que resistais à prova e que a vós se dirijam as palavras de aprovação: "Bem está, servo bom e fiel. ... Entra no gozo do teu Senhor." Mat. 25:21.


MJ - Pag. 18  

Lembre-se a juventude de que deve formar aqui o caráter para a eternidade, e de que Deus dela requer que faça o melhor possível. Vigiem os mais velhos em experiência sobre os mais jovens; e, quando os virem tentados, tomem-nos à parte e orem com eles e por eles. O Senhor deseja que reconheçamos o grande sacrifício de Cristo por nós, mostrando interesse na salvação daqueles a quem veio salvar. Se a juventude buscar a Cristo, Ele tornará eficazes seus esforços. The Youth"s Instructor, 21 de novembro de 1911.

Próximo Capítulo >>