Fundamentos da Educação Cristã

CAPÍTULO 11

O Perigo de Ler Livros de Ficção e de Autores Incrédulos

FEC - Pag. 92  

Todo cristão, quer seja idoso ou jovem, será assaltado por tentações; e nossa única segurança está em estudar cuidadosamente nosso dever, cumprindo-o então, custe o que custar para nós mesmos. Foi feito tudo para garantir-nos a salvação, e não somente devemos estar dispostos a aprender a vontade de Deus, mas também ansiosos por fazê-la, e realizar todas as coisas para Sua glória. Eis a obra de toda a vida do cristão. Ele não procurará ver até onde pode aventurar-se na senda da indiferença e da descrença, e ser ainda chamado filho de Deus; mas procurará ver quão estritamente consegue imitar a vida e o caráter de Cristo.

Jovens amigos, o conhecimento da Bíblia ajudar-vos-á a resistir à tentação. Se tendes tido o hábito de ler livros de narrativas fictícias, considerareis se é correto gastardes o vosso tempo com esses livros, que meramente ocupam o tempo e vos divertem, mas não vos proporcionam vigor mental ou moral? Se os estais lendo, e percebeis que eles produzem mórbida avidez por novelas estimulantes, se vos levam a ter aversão à Bíblia e a pô-la de lado, se vos envolvem em trevas e afastamento de Deus - se esta é a influência que eles exercem sobre vós, detende-vos exatamente onde estais. Não prossigais este curso de leitura até que se inflame vossa imaginação e vos torneis incapacitados para o estudo da Bíblia e para os deveres práticos da vida real.

Obras de ficção de baixo valor não trazem proveito algum. Não transmitem genuíno conhecimento; não inspiram grandes e bons propósitos; não suscitam no coração ardentes desejos de pureza; não produzem na alma fome de justiça. Pelo contrário, tomam o tempo que deveria ser dedicado aos deveres práticos da vida e ao serviço de Deus - tempo esse que deveria ser dedicado à oração, a visitar os doentes, a cuidar dos necessitados e a educar-se para uma vida útil. Quando começais a ler um livro de narrativas fictícias, quão freqüentemente


FEC - Pag. 93  

a imaginação é tão estimulada que sois induzidos em pecado! Desobedeceis a vossos pais, e produzis confusão no círculo doméstico pela negligência dos simples deveres que recaem sobre vós. E, pior ainda, é esquecida a oração, e a Bíblia é lida com indiferença ou completamente desprezada.

Há uma outra espécie de livros que deveis evitar - as produções de autores incrédulos como Paine e Ingersoll. Elas muitas vezes vos são recomendadas como motejo de que sois covardes e tendes medo de lê-las. Dizei francamente a esses inimigos que vos querem tentar - pois de fato são inimigos, por mais que professem ser vossos amigos - que obedecereis a Deus e que tomareis a Bíblia como guia. Dizei-lhes que tendes receio de ler esses livros; que vossa fé na Palavra de Deus é agora demasiado fraca, e que desejais aumentá-la e fortalecê-la, não diminuí-la; e que não quereis colocar-vos em tão íntimo contato com o pai da mentira.

Admoesto-vos a permanecer firmes e a nunca praticar um mau ato para não ser chamados de covardes. Não permitais que gracejos, ameaças e expressões zombeteiras vos induzam a violar a consciência no mínimo ponto que seja, abrindo assim uma porta através da qual Satanás consiga penetrar na mente e dominá-la.

Nunca vos deis ao trabalho de abrir a capa de um livro que infunde suspeitas. Há infernal fascinação na literatura de Satanás. Ela é a poderosa bateria com a qual ele destrói a singela fé religiosa. Nunca vos considereis suficientemente fortes para ler livros de autores incrédulos; pois eles contêm um veneno semelhante ao das víboras. Não vos podem fazer bem, e certamente causarão dano. Lendo-os, estareis inalando os miasmas do inferno. Eles serão para vossa alma como uma corrente de água poluída, contaminando a mente, retendo-a nos labirintos do ceticismo e tornando-a terrena e sensual. Tais livros são escritos por homens que Satanás usa como seus instrumentos; e deste modo ele tenciona confundir o espírito, afastar de Deus as afeições e privar o vosso Criador da reverência e gratidão que Suas obras requerem.


FEC - Pag. 94  

A mente precisa ser educada, e seus desejos controlados e postos em sujeição à vontade de Deus.

Em vez de ser diminuída e deformada por nutrir-se com o vil refugo provido por Satanás, ela deve receber alimento salutar, que proporcione energia e vigor.

Jovem cristão, tendes tudo a aprender. Deveis ser atento estudante da Bíblia; deveis examiná-la, comparando uma passagem com outra. Se quereis prestar bom e aceitável serviço para o vosso Mestre, deveis saber o que Ele requer. Sua Palavra é um guia seguro; se for estudada cuidadosamente, não haverá perigo de cair sob o poder das tentações que cercam os jovens e se aglomeram sobre eles. The Youth"s Instructor, 10 de setembro de 1884.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>