Fundamentos da Educação Cristã

CAPÍTULO 70

Professor, Conhece-te a ti Mesmo

FEC - Pag. 525  

Professor, Conhece-te a Ti Mesmo

Conhecer-se a si mesmo é grande conhecimento. Verdadeiro conhecimento de si próprio conduzirá a humildade, que deixará o Senhor educar a mente, e moldar e disciplinar o caráter. A virtude da humildade é grandemente necessária aos obreiros para Cristo neste período da história do mundo. Nenhum professor pode fazer trabalho aceitável sem ter em mente suas próprias deficiências e sem eliminar de suas cogitações todos os planos que debilitarão sua vida espiritual. Quando os professores estão dispostos a eliminar de sua obra tudo o que não é essencial à vida eterna, pode-se dizer realmente que estão desenvolvendo sua salvação com temor e tremor, e edificando sabiamente para a eternidade.

Estou instruída a dizer que alguns de nossos professores se acham muito atrasados na compreensão da espécie de educação necessária para este período da história terrestre. Este não é um tempo para os estudantes estarem acumulando um conjunto de conhecimento que não poderão levar consigo para a escola do alto. Eliminemos cuidadosamente de nosso curso de estudos tudo quanto pode ser dispensado, a fim de que haja lugar na mente dos estudantes para serem introduzidas as sementes da justiça. Esta instrução produzirá fruto para a vida eterna.

Todo professor deve aprender diariamente na escola de Cristo, para que não perca o senso do que constitui verdadeira excelência física, mental e moral. Ninguém deve colocar-se como mestre dos outros se não estiver constantemente desenvolvendo sua própria salvação ao receber e comunicar uma educação completa. O verdadeiro professor educar-se-á em excelência moral, para que por preceito e exemplo possa conduzir almas à compreensão das lições do Grande Mestre. Ninguém que se contente com uma baixa norma deve ser incentivado a assumir a obra de lecionar. Ninguém está habilitado a ensinar os grandiosos mistérios da piedade enquanto Cristo não é formado interiormente, a esperança da glória.


FEC - Pag. 526  

Todo professor precisa receber a verdade por amor de seus princípios sagrados; então não poderá deixar de exercer uma influência purificadora e nobilitante. O professor cuja alma permanece em Cristo falará e agirá como cristão. Tal indivíduo não se contentará enquanto a verdade não purificar sua vida de tudo que é dispensável. Não estará satisfeito, a não ser que sua mente seja dia a dia moldada pelas santas influências do Espírito de Deus. Então Cristo pode falar ao coração, e Sua voz, dizendo: "Este é o caminho; andai nele", (Isa. 30:21) será ouvida e obedecida.

O professor que tem correta compreensão da obra da verdadeira educação não considerará suficiente fazer de vez em quando referências casuais a Cristo. Com o próprio coração aquecido pelo amor de Deus, ele exaltará constantemente o Homem do Calvário. Tendo a própria alma imbuída do Espírito de Deus, procurará fixar a atenção dos alunos no modelo, Cristo Jesus, o mais distinguido entre dez mil, Aquele que é totalmente desejável.

O Espírito Santo é grandemente necessário em nossas escolas. Este agente divino vem ao mundo como representante de Cristo. Ele não é somente a testemunha fiel e verdadeira da Palavra de Deus, mas também o esquadrinhador dos pensamentos e desígnios do coração. Ele é a fonte a que devemos volver-nos em busca de eficiência na restauração da imagem moral de Deus no homem. O Espírito Santo era buscado ansiosamente nas escolas dos profetas; sua influência transformadora devia colocar até mesmo os pensamentos em harmonia com a vontade de Deus e estabelecer viva ligação entre a Terra e o Céu.

Professores, se abrirdes o coração para a habitação do Espírito de Deus, se derdes bom acolhimento ao Hóspede celestial, Deus vos tornará Seus colaboradores. Em cooperação com o Mestre por excelência, será expelido o espírito de egoísmo e ocorrerão maravilhosas transformações.

Durante a noite foram-me proferidas estas palavras: "Exorta os professores de nossas escolas a prepararem os alunos para o que sobrevirá ao mundo." O Senhor tem esperado por


FEC - Pag. 527  

muito tempo que nossos professores andem na luz que lhes enviou. Há necessidade de humilhação do próprio eu, para que Cristo possa restaurar a imagem moral de Deus no homem. O caráter da educação ministrada precisa ser consideravelmente alterado antes que ela possa dar a devida feição a nossas instituições. É somente quando as faculdades intelectuais e morais são combinadas para se obter educação, que é alcançada a norma da Palavra de Deus.

Estas palavras foram proferidas com clareza e vigor: "Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis." Tia. 5:16. Avançai juntos; avançai juntos, e amai-vos como irmãos. Orai juntos. O Senhor pagou o preço de Seu sangue pela salvação do mundo. Ele sofreu toda a espécie de afrontas que os homens e Satanás podiam inventar, para cumprir o plano da salvação. Não procure o professor exaltar a si próprio, mas veja a necessidade de aprender diariamente de Cristo e torná-Lo o modelo. Para os professores e os alunos nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo deve ser o único exemplo.

Tende em mente que o Senhor só aceitará como professores os que queiram ser professores evangélicos. Repousa uma grande responsabilidade sobre os que se esforçam por ensinar a última mensagem do evangelho. Eles devem ser cooperadores de Deus na educação de mentes humanas. O professor que não mantém a norma bíblica sempre diante de si, perde uma oportunidade de ser cooperador de Deus em dar à mente a feição que é essencial para um lugar nas cortes celestiais. Review and Herald, 3 de setembro de 1908.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>