Fundamentos da Educação Cristã

CAPÍTULO 72

Conselho aos Professores

FEC - Pag. 533  

Desejo ler II Coríntios, capítulo seis:

"E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão (porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação); não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado. Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo: na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda, por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros; como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo e eis que vivemos; como castigados e não mortos; como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo e possuindo tudo." II Cor. 6:1-10.

"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus


FEC - Pag. 534  

disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo. Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei; e Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor todo-poderoso." II Cor. 6:14-18.

Deveis estudar também o capítulo sete, mas não tomarei tempo para lê-lo agora.

Há constante perigo entre o nosso povo de que os que se empenham no trabalho em nossas escolas e hospitais abriguem a idéia de que precisam pôr-se em harmonia com o mundo, estudar as coisas que o mundo estuda e familiarizar-se com aquilo com que o mundo se familiariza. Este é um dos maiores erros que podem ser cometidos. Cometeremos graves erros, se não dermos especial atenção ao exame da Palavra.

É feita a pergunta: Que é educação superior? Não existe educação mais elevada do que a que está contida nos princípios delineados nas palavras que li para vós do sexto capítulo de II Coríntios. Procurem nossos alunos diligentemente compreender isto. Não se pode adquirir uma educação mais elevada do que a que foi dada aos primeiros discípulos e que nos é transmitida por meio da Palavra. Oxalá o Santo Espírito de Deus nos impressione a mente com a convicção de que nada existe em todo o mundo, no setor da educação, que seja tão sublime como a instrução contida no sexto e sétimo capítulos de II Coríntios. Avancemos em nosso trabalho até onde nos conduzirá a Palavra de Deus. Labutemos inteligentemente por essa educação superior. Seja nossa retidão o sinal de nossa compreensão da vontade de Deus a nós confiada por Seus mensageiros.

É o privilégio de todo crente fazer da vida e dos ensinos de Cristo o seu estudo diário. A educação cristã significa a aceitação, em sentimento e princípio, dos ensinos do Salvador. Abrange o consciencioso andar diário nas pegadas de


FEC - Pag. 535  

Cristo, o qual consentiu em depor Sua vestimenta e coroa reais e vir a nosso mundo na forma humana, para que pudesse dar ao gênero humano um poder que eles não conseguiriam obter de nenhum outro modo. Qual era esse poder? É o poder resultante da união da natureza humana com a natureza divina, o poder de aceitar os ensinos de Cristo e segui-los ao pé da letra. Em Sua oposição ao mal e Seu trabalho em favor dos outros, Cristo estava dando aos homens um exemplo da mais elevada educação que alguém pode alcançar.

O Filho de Deus foi rejeitado por aqueles a quem veio abençoar. Ele foi agarrado por mãos perversas e crucificado. Mas depois de ressuscitar dentre os mortos, esteve quarenta dias com os Seus discípulos, e deu-lhes nesse tempo preciosíssimas instruções. Expôs a Seus seguidores os princípios fundamentais da educação superior. E quando estava prestes a deixá-los e ir para junto de Seu Pai, Suas últimas palavras a eles foram as seguintes: "Eis que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos." Mat. 28:20.

A muitos que põem seus filhos em nossas escolas sobrevirão fortes tentações pelo fato de desejarem que eles obtenham o que o mundo considera como a educação mais essencial. Quem sabe o que constitui a educação mais essencial, a menos que seja a educação a ser obtida do Livro que é a base de todo conhecimento verdadeiro? Os que consideram essencial o conhecimento a ser adquirido de acordo com as diretrizes da educação mundana estão cometendo um grande erro, o qual fará com que sejam desviados por opiniões individuais que são humanas e falíveis. Desejo dizer aos que julgam que seus filhos precisam ter o que o mundo chama de educação essencial: Conduzi vossos filhos à simplicidade da Palavra de Deus, e estarão seguros. Seremos em breve grandemente dispersos, e o que fazemos precisa ser feito depressa.

Tem-me sido dada a luz de que serão feitas tremendas pressões sobre todo adventista do sétimo dia com quem o mundo pode entrar em íntima ligação. Os que buscam a


FEC - Pag. 536  

educação que o mundo tem em tão alta conta, são gradualmente levados para mais longe dos princípios da verdade até se tornarem mundanos educados. A que preço obtiveram sua educação! Separaram-se do Santo Espírito de Deus. Escolheram aceitar o que o mundo chama de conhecimento, em lugar das verdades que Deus tem confiado aos homens mediante Seus pastores, profetas e apóstolos. E alguns, tendo adquirido essa educação secular, pensam que podem introduzi-la em nossas escolas. Permiti-me dizer-vos, porém, que não deveis tomar o que o mundo chama de educação superior e trazê-lo para dentro de nossas escolas, hospitais e igrejas. Precisamos compreender estas coisas. Falo categoricamente para vós. Isso não deve ser feito.

Na mente de todo estudante deve ser inculcado o pensamento de que a educação é um fracasso, a não ser que o entendimento tenha aprendido a apoderar-se das verdades da revelação divina, e a menos que o coração aceite os ensinamentos do evangelho de Cristo. O estudante que, em lugar dos amplos princípios da Palavra de Deus, aceita idéias comuns e permite que o tempo e a atenção sejam absorvidos em questões corriqueiras e triviais, notará que a mente se torna diminuída e enfraquecida. Ele perdeu a faculdade do crescimento. A mente precisa ser ensinada a compreender as importantes verdades que dizem respeito à vida eterna.

Recebi a instrução de que devemos conduzir a mente de nossos alunos a um nível mais elevado do que agora se considera possível. O coração e a mente devem ser ensinados a preservar sua pureza recebendo provisões diárias da Fonte da verdade eterna. A Mente e a Mão divina preservaram através dos séculos o relato da criação em sua pureza. É unicamente a Palavra de Deus que nos dá um relato autêntico da criação de nosso mundo. Esta Palavra deve ser o principal estudo em nossas escolas. Nela podemos manter conversação com patriarcas e profetas. Nela podemos aprender o que a nossa redenção custou para Aquele que era igual ao Pai desde o princípio, e que sacrificou Sua vida para que pudesse


FEC - Pag. 537  

permanecer em pé diante dEle um povo remido de tudo que é terreno e comum, renovado à imagem de Deus.

Se é que devemos aprender de Cristo, precisamos orar como os apóstolos oraram quando o Espírito Santo foi derramado sobre eles. Necessitamos de um batismo do Espírito de Deus. Não estamos seguros por uma hora sequer enquanto deixamos de prestar obediência à Palavra de Deus.

Não digo que não deve haver estudo de línguas. As línguas devem ser estudadas. Em breve haverá positiva necessidade de muitos deixarem seus lares e irem trabalhar entre pessoas de outras línguas; e os que têm algum conhecimento de idiomas estrangeiros serão desse modo capazes de se comunicar com os que não conhecem a verdade. Alguns de nosso povo aprenderão as línguas nos países a que forem enviados. Esta é a melhor maneira. E há Alguém que estará bem ao lado do fiel obreiro para abrir o entendimento e dar sabedoria. O Senhor pode tornar frutífera sua obra onde os homens não conhecem a língua estrangeira. Ao andarem entre o povo e apresentarem as publicações, o Senhor operará na mente das pessoas, transmitindo o conhecimento da verdade. Alguns que empreendem a obra em campos estrangeiros podem ensinar a Palavra por meio de um intérprete. Como resultado de fiel esforço, haverá uma colheita cujo valor não compreendemos agora.

Há outro ramo de trabalho a ser levado avante: a obra nas grandes cidades. Deve haver grupos de fervorosos obreiros trabalhando nas cidades. Os homens devem estudar o que precisa ser feito nos lugares que têm sido negligenciados. O Senhor tem chamado nossa atenção para as multidões negligenciadas nas grandes cidades; contudo, tem sido dada pouca consideração ao assunto.

Não estamos suficientemente dispostos a insistir com o Senhor com nossas petições, e a suplicar-Lhe o dom do Espírito Santo. O Senhor quer que O importunemos a esse respeito. Deseja que apresentemos com insistência nossas petições ao trono. O poder convertedor de Deus precisa ser


FEC - Pag. 538  

experimentado através de todas as nossas fileiras. A mais valiosa educação que se pode obter será encontrada em sair com a mensagem da verdade aos lugares que agora se acham em trevas. Devemos sair assim como os primeiros discípulos saíram em obediência à ordem de Cristo. O Salvador deu instruções aos discípulos. Em poucas palavras, disse-lhes o que poderiam esperar encontrar. "Eis que vos envio", disse Ele, "como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas." Mat. 10:16. Esses obreiros deviam sair como representantes dAquele que deu Sua vida pela vida do mundo.

O Senhor deseja que nos coloquemos em harmonia com Ele. Se fizermos isto, Seu Espírito poderá governar nossa mente. Se temos correta compreensão do que constitui a educação essencial e procuramos ensinar os seus princípios, Cristo nos ajudará. Ele prometeu a Seus seguidores que quando tivessem de comparecer perante concílios e juízes, não deviam preocupar-se com o que haveriam de dizer. Eu vos instruirei, disse Ele. Eu vos guiarei. Sabendo o que é ser ensinado por Deus, quando forem trazidas à nossa lembrança palavras de sabedoria celestial, haveremos de diferenciá-las de nossos próprios pensamentos. Acatá-las-emos como as palavras de Deus, e veremos nas palavras de Deus sabedoria, vida e poder. ...

Compete-nos ensinar os jovens a exercerem igualmente as faculdades mentais e físicas. O salutar treinamento de todo o ser proporcionará uma educação que é ampla e envolvente. Tivemos de fazer rigorosa obra na Austrália, no sentido de educar os pais e os jovens quanto a estes aspectos; mas perseveramos em nossos esforços até ser aprendida a lição de que, a fim de se obter uma educação completa, o tempo de estudo deve ser dividido entre a aquisição de conhecimento dos livros e a aquisição de conhecimento do trabalho prático. Uma parte de cada dia era passada em trabalho útil, aprendendo os alunos como limpar o terreno, como cultivar o solo e como construir casas, usando o tempo que de outra maneira teria sido gasto em jogos e na busca


FEC - Pag. 539  

de diversões. E o Senhor abençoou os estudantes que assim dedicaram seu tempo à aquisição de hábitos de utilidade.

Instruí os alunos a não considerarem a parte teórica de sua educação como a mais essencial. Seja cada vez mais profundamente inculcado em cada estudante que devemos ter inteligente conhecimento sobre como se deve tratar o organismo físico. E muitos há que teriam maior compreensão destes assuntos se não se limitassem a anos de estudo sem experiência prática. Quanto mais plenamente nos colocarmos sob a direção de Deus, tanto maior será o conhecimento que dEle receberemos. Digamos a nossos alunos: Mantende-vos em conexão com a Fonte de todo o poder. Sois cooperadores de Deus. Ele deve ser vosso principal instrutor. Review and Herald, 11 de novembro de 1909.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>