Fundamentos da Educação Cristã

CAPÍTULO 67

O Essencial na Educação

FEC - Pag. 512  

A educação mais essencial a ser obtida por nossos jovens hoje em dia, e que os habilitará para os cursos superiores da escola do alto, é a que os ensinará a revelar ao mundo a vontade de Deus. Negligenciar este aspecto de seu preparo e introduzir em nossas escolas um método mundano, é causar prejuízo tanto aos professores como aos alunos.

Pouco antes de ser levado para o Céu, Elias visitou as escolas dos profetas e instruiu os alunos sobre os pontos mais importantes de sua educação. As lições que lhes havia transmitido em visitas anteriores, ele as repetiu agora, inculcando na mente dos jovens a importância de deixarem a simplicidade assinalar todo aspecto de sua educação. Deste modo, unicamente, poderiam receber o molde do Céu e sair a trabalhar segundo a vontade do Senhor. Se forem dirigidas de acordo com o desígnio de Deus, nossas escolas nestes dias finais da mensagem efetuarão uma obra semelhante à que foi efetuada pelas escolas dos profetas.

Os que saem de nossas escolas para se empenharem na obra missionária terão necessidade de experiência no cultivo do solo e em outros ramos do trabalho manual. Devem receber um preparo que os habilite a se apoderarem de qualquer ramo de trabalho nos campos a que serão chamados. Nenhum trabalho será mais eficaz do que aquele que é realizado pelos que, tendo obtido uma educação na vida prática, saem preparados para instruir assim como foram instruídos.

Em Seus ensinos o Salvador representou o mundo como uma vinha. Faremos bem em estudar as parábolas em que é usada esta figura. Se em nossas escolas a terra fosse cultivada com mais fidelidade, e os edifícios mais desinteressadamente cuidados pelos alunos, o amor pelos esportes e diversões, que ocasiona tanta perplexidade em nossa obra educacional, se dissiparia.

Quando o Senhor colocou nossos primeiros pais no Jardim do Éden, fê-lo com a recomendação de que o "cultivassem" e


FEC - Pag. 513  

o "guardassem". Deus concluíra a obra da criação e declarara que todas as coisas eram muito boas. Tudo correspondia à finalidade com que fora feito. Enquanto Adão e Eva obedeceram a Deus, seus trabalhos no jardim eram um prazer; a Terra produzia em abundância para suprir-lhes as necessidades. Mas quando o homem se afastou de sua obediência a Deus, foi condenado a lutar com as sementes da semeadura de Satanás e a ganhar o pão no suor do rosto. Dali em diante ele teria de batalhar, em meio de labutas e privações, contra o poder ao qual submetera sua vontade.

Era desígnio de Deus eliminar pela labuta o mal que o homem introduzira no mundo pela desobediência. Por meio da labuta as tentações de Satanás poderiam tornar-se ineficazes, e ser detida a maré do mal. O Filho de Deus foi dado ao mundo para que por Sua morte fizesse expiação pelos pecados deste último e por Sua vida ensinasse aos homens como deviam ser frustrados os planos do inimigo. Assumindo a natureza humana, Cristo granjeou as simpatias e os interesses de Seus irmãos, e por uma vida de infatigável labuta ensinou como os homens poderiam tornar-se cooperadores de Deus na edificação de Seu reino no mundo.

Se os que receberam instrução no tocante ao plano de Deus para a educação dos jovens nestes últimos dias submeterem a vontade a Deus, Ele lhes ensinará Sua vontade e Seu caminho. Cristo deve ser o Mestre em todas as nossas escolas. Se os professores e os alunos Lhe derem o lugar a que tem direito, Ele operará por intermédio deles para levar a cabo o plano da redenção.

Os alunos devem ser ensinados a buscar o conselho de Deus em oração. Devem ser ensinados a olhar para seu Criador como Guia infalível. Devem aprender as lições de clemência e confiança, de verdadeira bondade e afabilidade de coração. Devem aprender a lição da perseverança. Seu caráter deve corresponder às palavras de Davi: "Para que nossos filhos sejam, como plantas, bem desenvolvidos na sua mocidade;


FEC - Pag. 514  

para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas, como colunas de um palácio." Sal. 144:12. Em tudo isso eles estão-se habilitando para o serviço no campo missionário.

O estudante convertido quebrou a cadeia que o prendia ao serviço do pecado e se colocou na devida relação para com Deus. Seu nome é inscrito no livro da vida do Cordeiro. Encontra-se sob a solene obrigação de renunciar ao mal e colocar-se sob a jurisdição de Deus. Deve apegar-se a Cristo por meio de fervorosa oração. Negligenciar isto, rejeitar o Seu serviço, é perder o favor do Grande Mestre, e tornar-se vítima das artimanhas de Satanás. Era o desígnio do Céu, pelo infinito sacrifício de Cristo, reintegrar os homens e as mulheres no favor de Deus. A educação que põe o estudante em íntima relação com o Mestre enviado por Deus, é verdadeira educação.

Os filhos de Deus são os Seus instrumentos escolhidos para o engrandecimento de Sua igreja na Terra. Eles devem buscar o conselho de Deus. Diversões e entretenimentos mundanos não devem ocorrer na vida do cristão. Em seguir o caminho do Senhor deve estar a força de Seu povo. Sua fé na dádiva do Filho unigênito de Deus deve ser patente. Isto causará sua impressão na mente das pessoas mundanas. Aquele que assume uma posição separada do mundo e procura tornar-se um com Cristo, será bem-sucedido em atrair almas para Deus. A graça de Cristo será tão evidente em sua vida, que o mundo reconhecerá que ele esteve com Jesus, e dEle aprendeu.

"Vai trabalhar hoje na Minha vinha", (Mat. 21:28) ordena o Salvador. "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus." I Cor. 10:31. Todos os que pretendem ser filhos do Rei celestial procurem constantemente representar os princípios do reino de Deus. Lembre-se cada um de que no espírito, nas palavras e nas obras deve ser leal e fiel a todos os preceitos e mandamentos do Senhor. Devemos ser leais e fidedignos súditos do reino de Cristo,


FEC - Pag. 515  

para que os que são sábios segundo o mundo tenham uma verdadeira representação das riquezas, da bondade, da misericórdia, da delicadeza e da cortesia dos cidadãos do reino de Deus. Review and Herald, 24 de outubro de 1907.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>