Fundamentos da Educação Cristã

CAPÍTULO 23

Os Tesouros com que Abastecer a Mente

FEC - Pag. 181  

Jesus contemplou a humanidade, ignorante, apostatada de Deus e que se achava sob a penalidade da lei transgredida; e veio trazer livramento, oferecer perdão completo, assinado pela Majestade do Céu. Se o homem aceitar esse perdão poderá salvar-se; se rejeitá-lo, estará perdido. Só a sabedoria de Deus pode desdobrar os mistérios do plano da salvação. A sabedoria dos homens pode ou não ser valiosa, conforme será demonstrado pela experiência, mas a sabedoria de Deus é indispensável; no entanto, muitos que professam ser sábios são voluntariamente ignorantes das coisas pertinentes à vida eterna. Perdei o que tiverdes de perder no âmbito dos conhecimentos humanos, mas deveis ter fé no perdão adquirido para vós a um preço infinito, pois do contrário perecerá convosco toda a sabedoria obtida na Terra.

Se o Sol da Justiça retirasse do mundo Seus raios de luz, seríamos deixados nas trevas da noite eterna. Jesus falava como nenhum outro homem jamais falara. Vazara sobre os homens todo o tesouro celeste de sabedoria e conhecimento. Ele é a luz que ilumina a todo homem que vem ao mundo. Todos os aspectos da verdade Lhe eram manifestos. Não viera para enunciar sentimentos e opiniões incertos; mas somente para proferir verdades estabelecidas em princípios eternos. Por que acatar, então, as inconstantes palavras dos homens como elevada sabedoria, quando se acha à vossa disposição maior e infalível sabedoria? Os homens tomam os escritos dos falsamente chamados cientistas, e procuram harmonizar suas deduções com as afirmações da Bíblia. Onde, porém, não há acordo, não pode haver harmonia. Cristo declara: "Ninguém pode servir a dois senhores." Mat. 6:24. Seus interesses são incompatíveis. Reiteradas vezes os homens tentaram colocar a Bíblia e os escritos humanos sobre uma base comum; mas essa tentativa tem sido um fracasso, pois não podemos servir a Deus e a Mamom.


FEC - Pag. 182  

Estamos no mundo, mas não devemos ser do mundo. Jesus implora que aqueles pelos quais Ele morreu não percam a recompensa eterna prodigalizando suas afeições nas coisas dessa Terra perecível e privando-se assim da felicidade perpétua. O raciocínio esclarecido nos compele a reconhecer que as coisas celestiais são superiores às terrenas; no entanto, o depravado coração do homem o induz a dar primazia às coisas do mundo. As opiniões de grandes homens, as teorias da falsamente chamada ciência, são misturadas com as verdades da Sagrada Escritura.

O coração que se entrega a Deus ama, porém, a verdade da Palavra divina; porque mediante a verdade é regenerada a alma. A mente carnal não tem prazer em meditar na Palavra de Deus, mas quem sofreu uma renovação mental discerne novos encantos nos oráculos vivos; pois divina beleza e luz celestial parecem fulgurar em cada uma de suas passagens. O que para a mente carnal era um desolado deserto, para a mente espiritual torna-se uma terra de correntes vivas. Aquilo que para o coração não renovado parecia ser um terreno estéril, para a alma convertida se torna o jardim de Deus, coberto de fragrantes botões e viçosas flores.

A Bíblia tem sido colocada em segundo plano, ao passo que os dizeres de assim chamados grandes homens têm sido aceitos em seu lugar. Que o Senhor nos perdoe o desprezo que temos dado a Sua Palavra. Embora a Bíblia contenha inestimáveis tesouros e se assemelhe a uma mina repleta de preciosos minérios, não é apreciada, não é examinada, e suas riquezas não são descobertas. A misericórdia, a verdade e o amor são muito mais valiosos do que podemos imaginar; não podemos ter uma provisão demasiado grande desses tesouros, e é na Palavra de Deus que descobrimos como podemos tornar-nos possuidores dessas riquezas celestiais; todavia, por que a Palavra de Deus é desinteressante para muitos cristãos professos? Seria porque a Palavra de Deus não fosse espírito e vida? Terá Jesus colocado sobre nós uma incumbência desinteressante, ao ordenar para nós: "Examinai as Escrituras"? João 5:39. Disse Jesus:


FEC - Pag. 183  

"As palavras que Eu vos disse são espírito e vida." João 6:63. As coisas espirituais, porém, são discernidas espiritualmente, e o motivo de vossa falta de interesse é terdes falta do Espírito de Deus. Quando o coração for posto em harmonia com a Palavra, surgirá dentro de vós uma nova vida, brilhará nova luz sobre cada linha da Palavra, e ela tornar-se-á a voz de Deus a vossa alma. Deste modo adotareis reflexões celestiais, sabereis para onde estais indo e sereis capazes de tirar o máximo proveito de vossos privilégios hoje em dia.

Devemos pedir que o Senhor abra nosso entendimento para que compreendamos a verdade divina. Se humilharmos o coração diante de Deus, se tirarmos dele a vaidade, o orgulho e o egoísmo, mediante a graça abundantemente a nós outorgada; se desejarmos sinceramente e crermos firmemente, os brilhantes raios do Sol da Justiça incidirão sobre a nossa mente, iluminando nosso entendimento obscurecido. Jesus é a Luz que ilumina a todo homem que vem ao mundo. Ele é a Luz do mundo, e convida-nos a ir a ele, e dEle aprender. Jesus era o grande Mestre. Poderia haver feito revelações científicas de molde a relegar as descobertas dos mais eminentes homens à categoria de indizíveis insignificâncias; isto não era, porém, Sua missão ou obra. Viera para buscar e salvar os perdidos, e não Se deixaria desviar do próprio objetivo. Não permitiu que coisa alguma O demovesse. Esta obra colocou-a em nossas mãos. Iremos realizá-la?

Nos dias de Cristo, os mestres estabelecidos instruíam os homens nas tradições dos pais, em fábulas infantis, a que se misturavam as opiniões dos que eram considerados altas autoridades. Todavia, nem elevados nem humildes podiam discernir qualquer raio de luz nesses ensinos. Que admiração que as multidões seguissem as pegadas do Senhor e Lhe rendessem homenagem enquanto Lhe escutavam as palavras! Ele revelou verdades soterradas sob o entulho do erro, e libertou-as das exigências e tradições dos homens, declarando-as de vigência eterna. Resgatou a verdade da penumbra


FEC - Pag. 184  

em que se achava, dando-lhe o devido encaixe, a fim de que brilhasse em todo o seu brilho original. Dirigia-Se aos homens em Seu nome, pois estava investido de autoridade; e por que não deveriam os que professam ser Seus seguidores falar com autoridade acerca dos assuntos sobre os quais Ele tem transmitido luz? Por que aceitar fontes inferiores de instrução, se Cristo é o grande Mestre que conhece todas as coisas? Por que submeter à consideração dos estudantes autores inferiores, quando é feito o convite por Aquele cujas palavras são espírito e vida: "Vinde, ... e aprendei de Mim"? Mat. 11:28 e 29.

Não estaremos intensamente interessados nas lições de Cristo? Não ficaremos encantados com a nova e gloriosa luz da verdade celestial? Esta luz está acima de tudo o que o homem pode apresentar. Só podemos receber luz achegando-nos à cruz e apresentando-nos no altar de sacrifício. Aqui se manifesta a debilidade humana; aqui é revelada Sua força; aqui os homens vêem que há poder em Cristo para salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus.

Não seremos praticantes das palavras dAquele que conhece todas as coisas? Não faremos da Bíblia nosso conselheiro na educação e no preparo de nossos jovens? A Palavra de Deus é a base de todo conhecimento verdadeiro, e Cristo ensina o que os homens devem fazer a fim de serem salvos. Até agora têm sido cumpridos os desígnios do inimigo apresentando-se diante de nossos estudantes tais livros que têm ensinado artificiosos erros e exposto fábulas que têm incitado seus apetites carnais. Introduziremos em nossas escolas o semeador do joio? Permitiremos que homens considerados grandes, e que no entanto têm sido instruídos pelo inimigo de toda a verdade, realizem a educação de nossos jovens? Ou tomaremos a Palavra de Deus como nosso guia e faremos com que nossas escolas sejam conduzidas mais de acordo com o sistema das antigas escolas dos profetas?

Se a Bíblia fosse estudada e obedecida; se tivéssemos o espírito de Cristo, faríamos decididos esforços para ser cooperadores de Deus. Devemos dar mais valor à alma; pois


FEC - Pag. 185  

toda alma convertida a Deus constitui uma vaso dedicado ao uso sagrado, um depositário da verdade, um portador de luz para outros. Deus espera mais das escolas do que foi produzido até agora. Cristo disse: "Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará, porque a este o Pai, Deus, O selou." João 6:27.

Então compreenderemos corretamente os ensinos da Palavra de Deus e prezaremos a verdade como o mais valioso tesouro com que abastecer a mente. Teremos uma fonte inesgotável das águas da vida. Oraremos como o salmista: "Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da Tua lei", (Sal. 119:18) e, como ele, descobriremos que "os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que ouro, sim, do que muito ouro fino; e são mais doces do que o mel e o licor dos favos. Também por eles é admoestado o Teu servo; e em os guardar há grande recompensa." Sal. 19:9-11. Review and Herald, 24 de novembro de 1891.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>