Fundamentos da Educação Cristã

CAPÍTULO 54

Importância da Cultura Física

FEC - Pag. 425  

A cultura física é uma parte essencial de todo bem ordenado método de educação. Os jovens precisam ser ensinados a desenvolver suas forças físicas, a conservá-las no melhor estado e a torná-las de utilidade nos deveres práticos da vida. Muitos crêem que estas coisas não fazem parte do trabalho escolar; isso é, porém, um erro. As lições necessárias à habilitação para a utilidade prática devem ser ensinadas a toda criança no lar e a todo aluno nas escolas.

O lugar para começar o treinamento físico é o lar, e com a criança pequena. Os pais devem lançar o fundamento de uma existência saudável e feliz. Uma das primeiras questões a serem decididas é a do alimento em suas mesas; porque este é um assunto do qual depende em grande parte o desenvolvimento dos pequeninos e a saúde da família. A habilidade no preparo dos alimentos é muito importante, e não o é menos que o alimento seja da devida qualidade e adequada quantidade.

Todos nós precisamos fazer uso de sabedoria no comer. Se é ingerido mais alimento do que pode ser digerido e assimilado, acumula-se no estômago uma massa em decomposição, que ocasiona mau hálito e um gosto desagradável na boca. As energias vitais são gastas no esforço por eliminar os resíduos, e o cérebro é privado de energia nervosa. Menos alimento teria nutrido o organismo sem desperdiçar suas energias com excesso de trabalho. Deve-se, no entanto, prover alimento saudável em quantidade e qualidade adequadas para nutrir o organismo. Se seguirmos a regra bíblica: "Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (I Cor. 10:31), não condescenderemos com o apetite em detrimento da saúde física, que temos o dever de conservar.

Toda mãe deve fazer com que seus filhos compreendam seu corpo e como cuidar dele. Deve explicar-lhes a estrutura e o uso dos músculos que nos foram dados por nosso bondoso Pai celestial. Somos feitura de Deus, e Sua Palavra


FEC - Pag. 426  

declara que fomos formados "de um modo terrível e... maravilhoso". Sal. 139:14. Ele preparou esta morada viva para a mente; ela é "primorosamente tecida", um templo que o próprio Senhor preparou para habitação de Seu Santo Espírito. A mente rege o homem inteiro. Todas as nossas ações, quer boas ou más, originam-se na mente. É a mente que adora a Deus e nos põe em contato com os seres celestiais. No entanto muitos passam toda a vida sem instruir-se acerca do escrínio que contém esse tesouro.

Todos os órgãos físicos são servos da mente, e os nervos os mensageiros que transmitem suas ordens a cada parte do corpo, dirigindo os movimentos do mecanismo vivo. O exercício é uma ajuda importante para o desenvolvimento físico. Ativa a circulação do sangue e dá tonicidade ao organismo. Se se deixa que os músculos permaneçam inativos, logo se verá que o sangue não os nutre de modo suficiente. Em vez de aumentar de tamanho e vigor, perdem sua firmeza e elasticidade e se tornam frouxos e débeis. A inatividade não é a lei que o Senhor estabeleceu no corpo humano. A operação harmoniosa de todas as partes - cérebro, ossos e músculos - é necessária para o completo e salutar desenvolvimento de todo o organismo.

A obra de treinamento físico, iniciada no lar, deve prosseguir nas escolas. É o desígnio do Criador que o homem conheça a si mesmo; com demasiada freqüência, porém, perde-se de vista esse desígnio na perseguição do saber. Os estudantes dedicam anos a diversos ramos educacionais; absorvem-se no estudo das ciências e das coisas do mundo natural; são versados na maioria dos assuntos, mas não chegam a conhecer-se a si mesmos. Consideram o delicado organismo humano como algo que cuidará de si mesmo; e o que é essencial no mais alto sentido - o conhecimento de seu corpo - é negligenciado.

Todo estudante deve saber cuidar de si mesmo de tal maneira que conserve a saúde nas melhores condições possíveis,


FEC - Pag. 427  

resistindo à debilidade e à doença; e se por qualquer causa sobrevém a enfermidade ou ocorrem acidentes, deve saber enfrentar as emergências comuns sem chamar o médico nem tomar suas venenosas drogas.

O próprio Senhor falou sobre este assunto do cuidado do corpo. Ele diz em Sua Palavra: "Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo." I Cor. 3:17. Esta passagem prescreve o consciencioso cuidado do corpo e condena todo ignorante ou negligente descuido. E diz mais: "Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." I Cor. 6:19 e 20 "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus." I Cor. 10:31.

O cuidado inteligente e consciencioso de nosso corpo é um dever para com o nosso Pai celestial, o qual "amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3:16. Somos individualmente a propriedade de Cristo, Sua possessão adquirida. Requer-se que cada um de nós conserve a saúde e o vigor mediante a prática da temperança em todas as coisas. Os apetites e as paixões precisam ser dominados, para que por seu intermédio não debilitemos nem contaminemos o templo humano de Deus.

Qualquer coisa que diminua as forças físicas enfraquece a mente, e torna-a menos clara para discernir entre o bem e o mal, entre o direito e o erro. Este princípio é ilustrado no caso de Nadabe e Abiú. Deu-lhes Deus sacratíssima obra a fazer, permitindo-lhes chegar perto dEle no serviço que lhes fora designado; eles, porém, tinham o hábito de beber vinho, e entraram no serviço santo do santuário com a mente confusa. Estava ali o fogo sagrado que fora aceso pelo próprio Deus; mas eles puseram fogo comum em seus incensários quando ofereceram o incenso que devia ascender


FEC - Pag. 428  

como suave fragrância com as orações do povo de Deus. Visto que seu intelecto estava obscurecido por uma pecaminosa condescendência, menosprezaram a recomendação divina. "Então, saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor." Lev. 10:2.

Deus proibiu o uso de vinho aos sacerdotes que ministravam em Seu santuário, e a mesma ordem teria sido dada contra o fumo, se fosse conhecido o seu uso; pois ele exerce também uma influência entorpecente sobre o cérebro. E além de obscurecer a mente, é imundo e contaminador. Resistam todos à tentação de usar vinho, fumo, alimentos cárneos, chá ou café. A experiência tem demonstrado que pode-se fazer muito melhor trabalho sem estas coisas prejudiciais.

Gravem os pais e mestres profundamente no espírito dos jovens a verdade de que Cristo pagou um preço infinito por nossa redenção. Ele não omitiu coisa alguma para que pudesse reconduzir-nos à lealdade para com Deus. Deseja que recordemos nossa linhagem real e alto destino como filhos e filhas de Deus, e que tenhamos genuíno respeito por nós mesmos. Ele quer que desenvolvamos todas as nossas faculdades e que as conservemos no melhor estado possível, para poder encher-nos com Sua graça e usar-nos em Seu serviço, tornando-nos Seus colaboradores em favor da salvação de almas.

É dever de cada estudante, de cada indivíduo, fazer tudo o que estiver ao seu alcance para apresentar o corpo a Cristo como templo purificado, fisicamente perfeito, bem como moralmente livre de contaminação - uma habitação adequada para a presença interior de Deus. Special Testimonies on Education, 11 de maio de 1896.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>