Fundamentos da Educação Cristã

CAPÍTULO 47

Livros e Autores em Nossas Escolas

FEC - Pag. 381  

Tenho alguns assuntos que desejo apresentar-vos no tocante à educação. Os professores de nossas escolas têm grande respeito por autores e livros que são de uso corrente na maioria de nossas instituições educacionais. Todo o Céu tem estado contemplando nossas instituições de ensino e pergunta para vós: Que tem que ver a palha com o trigo? O Senhor nos deu em Sua Palavra as mais preciosas instruções, ensinando-nos que caráter devemos formar nesta vida a fim de preparar-nos para a futura vida imortal. Tem sido o costume exaltar livros e autores que não apresentam o devido fundamento para a educação verdadeira. De que fonte esses autores obtiveram sua sabedoria, uma grande parte da qual não merece nosso respeito, mesmo que os referidos autores sejam tidos por sábios? Obtiveram suas lições do maior Mestre que o mundo já conheceu? Se não é assim, estão incontestavelmente em erro. Aos que se estão preparando para as mansões celestiais deve ser recomendado que façam da Bíblia seu principal livro de estudo.

Esses autores populares não têm indicado para os estudantes o caminho que conduz à vida eterna. "E a vida eterna é esta: que conheçam a Ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste." João 17:3. Os autores desses livros de uso corrente em nossas escolas são recomendados e exaltados como homens de saber; sua educação, no entanto, é deficiente em todo o sentido, a menos que tenham sido educados na escola de Cristo, e, mediante conhecimento prático, dêem testemunho da Palavra de Deus como sendo o estudo mais essencial para crianças e jovens. "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria." Sal. 111:10. Deveriam ter sido preparados livros para serem postos nas mãos dos estudantes que lhes ensinassem a ter sincero e reverente amor pela verdade, e firme integridade. As espécies de estudos que são positivamente essenciais na formação do caráter que lhes dê uma preparação para a vida futura, sempre devem ser conservadas diante


FEC - Pag. 382  

deles. Cristo deve ser exaltado como o primeiro grande Mestre, o Filho unigênito de Deus, que estava com o Pai desde os séculos eternos. O Filho de Deus foi o grande Mestre enviado à Terra para ser a luz do mundo. "O Verbo Se fez carne e habitou entre nós." João 1:14. O Pai estava representado em Cristo, e o cuidado dispensado à educação deve ser de tal natureza que eles contemplem a Cristo e creiam nEle como a semelhança de Deus. Ele tinha a mais admirável missão neste mundo, e Sua obra não consistiu em dar um relato completo de Seus direitos à divindade, mas a Sua humilhação foi o encobrimento desses direitos. Por este motivo a nação judaica não reconheceu a Cristo como o Príncipe da Vida; porque Ele não veio com ostentação e aparência, pois ocultou Seu glorioso caráter sob a vestimenta da humanidade.

A família humana teria que considerá-Lo à luz das Santas Escrituras, que testificariam da maneira de Sua vinda. Se houvesse vindo ostentado a glória que tinha com Seu Pai, então Seu caminho para a cruz teria sido estorvado pelo propósito dos homens, que haveriam de tomá-Lo pela força para torná-Lo Rei. Teria de terminar Sua vida fazendo um solene sacrifício de Si mesmo. O tipo teria de encontrar o antítipo em Jesus Cristo. Toda a Sua vida foi um prefácio de Sua morte na cruz. Seu caráter foi o de uma vida de obediência a todos os mandamentos de Deus, e teria de ser um exemplo para todos os homens da Terra. Sua vida consistiu em viver a lei na humanidade. Adão havia violado essa lei. Mas Cristo, mediante Sua perfeita obediência à lei, redimiu o ignominioso fracasso e queda de Adão.

As profecias devem ser estudadas, e a vida de Cristo comparada com os escritos dos profetas. Ele Se identifica com as profecias, declarando reiteradamente: elas escreveram a Meu respeito; elas testificam de Mim. A Bíblia é o único livro que dá uma descrição verdadeira de Cristo Jesus; e se todo ser humano a estudasse como seu Livro de texto, e lhe obedecesse, nenhuma alma se perderia.


FEC - Pag. 383  

Todos os raios de luz que brilham nas Escrituras apontam para Jesus Cristo e testificam dEle, ligando entre si as Escrituras do Antigo e do Novo Testamento. Cristo é apresentado como Autor e Consumador da fé, sendo Ele mesmo Aquele em quem estão concentradas as esperanças de vida eterna de todo ser humano. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16.

Que livro pode comparar-se com a Bíblia? Compreendê-la é essencial para cada criança e jovem e para os de idade madura; pois é a Palavra de Deus, a palavra que há de guiar ao Céu toda a família humana. Por que, então, a Palavra vinda de Deus não contém os principais elementos que constituem a educação? Livros de autores não inspirados são postos nas mãos de crianças e jovens em nossas escolas como livros de texto - como livros pelos quais hão de ser educados. São mantidos diante dos jovens, e seu precioso tempo é ocupado no estudo de coisas que nunca poderão usar. Têm sido introduzidos nas escolas muitos livros que jamais deveriam ser colocados ali. Não proclamam em nenhum sentido as palavras de João: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1:29. O curso completo de estudos em nossas escolas deve preparar um povo para a futura vida imortal.

Jesus Cristo é a sabedoria do Pai e nosso grande Mestre enviado por Deus. Cristo declarou no sexto capítulo de João que Ele é o pão que desceu do Céu. "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em Mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do Céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do Céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que Eu der é a Minha carne, que Eu darei pela vida do mundo." João 6:47-51. Os discípulos não compreenderam Suas palavras. Disse Cristo: "O Espírito é o que vivifica, a carne para nada


FEC - Pag. 384  

aproveita; as palavras que Eu vos disse são espírito e vida." João 6:63.

É de suma importância, à luz das lições de Cristo, que todo ser humano estude as Escrituras para que se convença de quem é a pessoa na qual se centralizam suas esperanças de vida eterna. A Bíblia sempre deve tornar-se o grande e grandioso livro de estudo que chegou até nós da parte do Céu, e é a Palavra da vida. Deve esse Livro, que nos diz o que devemos fazer para ser salvos, ser colocado num canto, e serem exaltadas as produções humanas como a grande sabedoria em matéria de educação? O conhecimento que as crianças e os jovens precisam adquirir para ser úteis nesta vida e que podem levar consigo para a vida futura se encontra na Palavra de Deus. Isto, no entanto, não é incentivado e apresentado diante deles como o conhecimento mais essencial e como aquilo que proporcionará a informação mais correta acerca do verdadeiro Deus e de Jesus Cristo a quem Ele enviou. Há muitos deuses e muitas doutrinas; preceitos e mandamentos que são colocados diante de nossos jovens como os mandamentos de Deus. É-lhes impossível saber o que é a verdade, o que é santo e o que é profano, a não ser na medida em que compreendam as Escrituras, tanto o Antigo como o Novo Testamento.

A Palavra de Deus deve ocupar o lugar do mais alto livro educativo do mundo, e deve ser tratada com reverente temor. É nosso guia; dela receberemos a verdade. Devemos apresentar a Bíblia como o grande Livro de texto a ser colocado nas mãos de nossas crianças e jovens, para que conheçam a Cristo, pois conhecê-Lo devidamente é vida eterna. É o Livro que deve ser estudado pelos de idade mediana e pelos anciãos. A Palavra de Deus contém promessas, admoestações, estímulos e afirmações acerca do amor de Deus para com todo aquele que O aceita como seu Salvador. Ponde, portanto, a Santa Palavra em suas mãos. Animai-os a examiná-la, e ao fazê-lo encontrarão tesouros ocultos de inestimável valor para eles na vida presente, e ao receber a Cristo como o pão da vida terão a promessa da vida eterna.


FEC - Pag. 385  

O Livro de leitura, a Bíblia, contém instrução acerca do caráter que devem ter, da excelência moral que deve ser cultivada e que Deus e o Céu requerem. "Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus." Mat. 5:8. "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." Heb. 12:14. "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos. E qualquer que nEle tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro. Qualquer que comete o pecado também comete iniqüidade, porque o pecado é iniqüidade. E bem sabeis que Ele Se manifestou para tirar os nossos pecados; e nEle não há pecado." I João 3:2-5.

Este importantíssimo conhecimento deve ser mantido diante das crianças e dos jovens, não de maneira arbitrária e despótica, mas como revelação divina, a qual é do mais alto valor para assegurar sua paz presente, tranqüilidade e repouso mental neste mundo de tumultos e lutas, e como preparação para a futura vida eterna no reino de Deus, onde eles O verão e conhecerão, e também a Jesus Cristo que deu Sua preciosa vida para redimi-los.

Cristo veio na forma humana para viver a lei de Deus. Ele era a Palavra da vida. Veio para ser o evangelho de salvação para o mundo e para cumprir todo requisito da lei. Jesus é a palavra, o guia que deve ser recebido e obedecido em todos os pormenores. Quão necessário é que esta mina da verdade seja explorada, e descobertos e assegurados os preciosos tesouros da verdade, como ricas jóias! A encarnação de Cristo, Sua divindade, Seu sacrifício expiatório, Sua maravilhosa vida no Céu como nosso Advogado, a operação do Espírito Santo - todos estes vivos e vitais assuntos do cristianismo são revelados desde o Gênesis até o Apocalipse. Os áureos elos da verdade formam uma corrente de verdade evangélica, e o primeiro e mais importante se encontra nos grandes ensinos de Cristo Jesus. Por que, então, não se há de engrandecer e exaltar as Escrituras em cada


FEC - Pag. 386  

escola de nossa pátria? Quão poucas crianças são ensinadas a estudar a Bíblia como a Palavra de Deus e a alimentar-se de suas verdades, que são a carne e o sangue do Filho de Deus! "Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o Seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue [isto é, continua a receber as palavras de Cristo e as pratica] tem a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia. Porque a Minha carne verdadeiramente é comida, e o Meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue permanece em Mim, e Eu, nele." João 6:53-56. "E aquele que guarda os Seus mandamentos nEle está, e Ele nele. E nisto conhecemos que Ele está em nós: pelo Espírito que nos tem dado." I João 3:24.

É necessário que toda família faça da Bíblia seu Livro de estudo. Os dizeres de Cristo são ouro puro, isento de toda partícula de escória, a não ser que os homens, com seu entendimento humano, procurem colocá-la ali e fazer com que a mentira pareça ser uma parte da verdade. Aos que receberam a falsa interpretação da Palavra, quando examinam as Escrituras com o decidido esforço de obter a própria essência da verdade nelas contida, o Espírito Santo abre os olhos de seu entendimento, e as verdades da Palavra lhes são como uma nova revelação. Seu coração é vivificado para uma nova e viva fé, e vêem maravilhas na lei de Deus. Os ensinos de Cristo têm para muitos uma amplitude e profundidade que nunca antes haviam compreendido.

As doutrinas de graça e verdade não são realmente compreendidas pela maior parte de nossos alunos e membros de igreja. A cegueira mental apoderou-se de Israel. Interpretar mal e dar um sentido forçado, meio verídico e místico aos oráculos de Deus, é para os instrumentos humanos um ato que põe em perigo sua própria alma e a dos outros. "Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se


FEC - Pag. 387  

alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro." Apoc. 22:18 e 19. Aqueles que por sua interpretação humana fazem com que a Escritura enuncie o que Cristo jamais colocou nela, debilitando sua força, fazendo que a voz de Deus, ouvida em instruções e advertências, testifique mentiras, a fim de evitar o inconveniente suscitado pela obediência às reivindicações de Deus, têm-se convertido em letreiros que apontam na direção errada, para falsos caminhos que conduzem à transgressão e à morte.

O testemunho do Alfa e Ômega a respeito do castigo por fazer com que não seja essencial uma palavra proferida pela boca de Deus, é a espantosa denúncia de que receberão dos flagelos escritos no livro; seus nomes serão tirados do livro da vida e da cidade santa.

Quantos podem responder sinceramente a esta pergunta: Qual é a educação essencial para este tempo? Educação significa muito mais do que muitos supõem. A verdadeira educação abrange a disciplina física, mental e moral, a fim de que todas as faculdades sejam preparadas para o melhor desenvolvimento, para prestar serviço a Deus e para trabalhar pelo soerguimento da humanidade. Buscar ser reconhecido e a glorificação de si mesmo deixarão o instrumento humano privado do Espírito de Deus, destituído daquela graça que pode torná-lo útil e eficiente obreiro de Cristo. Os que só desejam glorificar a Deus não procurarão fazer notórios seus pretensos méritos, obter consideração ou alcançar o lugar mais elevado. Os que ouvem o chamado do Redentor do mundo e atendem a esse chamado, serão reconhecidos como povo distinto, abnegado e santo.

Se os alunos de nossas escolas prestarem atenção com o propósito de ouvir e atender o convite: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.


FEC - Pag. 388  

Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve" (Mat. 11:28-30), seriam cartas vivas, conhecidas e lidas por todos os homens. "Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos Céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos Céus." Mat. 18:3 e 4. Os jovens necessitam de educadores que mantenham sempre diante deles a Palavra de Deus em princípios vivos. Se eles mantiverem sempre os preceitos da Bíblia como seu guia, terão maior influência sobre os jovens; pois os professores serão estudantes que têm vivo contato com Deus. De contínuo estarão inculcando idéias e princípios que conduzirão a maior conhecimento de Deus, e a fervorosa e crescente fé no sangue de Jesus e no poder e eficácia da graça de nosso Senhor Jesus Cristo para guardá-los de cair; porque buscam constantemente os baluartes de uma experiência cristã salutar e bem equilibrada, tendo em si qualificações para futura utilidade, inteligência e piedade. Os professores vêem e sentem que devem trabalhar de maneira a não diminuir e corromper a mente dos que se relacionam com eles, por um serviço doentio e semi-religioso. É necessário separar de nossas instituições educacionais a literatura falsa e corrompida, de modo que não se recebam idéias que sejam sementes de pecado. Ninguém suponha que a educação signifique o estudo de livros que conduzam à aceitação de idéias de autores que lancem uma semente que germinará para produzir fruto que será necessário atar em feixes com o mundo, separando-os da Fonte de toda sabedoria, de toda eficiência e de todo poder, transformando-os em vítimas do arquienganador poder de Satanás. Uma educação pura para os jovens de nossas escolas, não mesclada com filosofias pagãs, é uma necessidade positiva nos ramos literários.

O bem-estar, a felicidade da vida religiosa das famílias com que eles se acham relacionados, a prosperidade e piedade da igreja de que são membros dependem grandemente da


FEC - Pag. 389  

educação religiosa que os jovens receberam em nossas escolas. Special Testimonies on Education, 12 de junho de 1895.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>