Fundamentos da Educação Cristã

CAPÍTULO 25

O Caráter Cristão Exemplificado nos Professores e Estudantes

FEC - Pag. 191  

Em nome de meu Mestre, insto com os jovens de ambos os sexos que pretendem ser filhos e filhas de Deus, a que obedeçam à Palavra de Deus. Insto com os professores de nossas escolas para que dêem um exemplo correto àqueles com quem se relacionam. Os que desejam estar habilitados para moldar o caráter dos jovens devem aprender na escola de Cristo, a fim de que sejam mansos e humildes de coração, como o foi o Modelo divino. No vestuário, na conduta, em todas as suas maneiras, devem exemplificar o caráter cristão, revelando o fato de que se acham sob as sábias regras disciplinares do grande Mestre. O jovem cristão deve ser diligente, preparado para assumir responsabilidades com espírito corajoso e mãos voluntárias. Deve estar disposto a enfrentar as provas da vida com paciência e fortaleza. Deve procurar formar um caráter de acordo com o Modelo divino, seguindo princípios dignos e firmando-se em hábitos que o habilitem a obter a coroa do vencedor.

Na vida escolar, os jovens podem lançar sementes que produzirão uma colheita, não de espinhos, mas de precioso grão para o celeiro celestial. Não há tempo mais favorável do que o que é passado na escola para reconhecer o poder da graça salvadora de Cristo, para ser controlado pelos princípios da lei divina, e é do interesse do próprio aluno levar uma vida piedosa. A glória culminante da vida resulta da união com Cristo. Ninguém vive para si mesmo. Vossa vida está entretecida com todas as outras na trama comum da humanidade, e deveis ser cooperadores de Deus para salvação dos que perecem na degradação e miséria. Deveis ser instrumentos para influenciar todos aqueles com quem vos associais a levar uma vida melhor, a dirigir a mente a Jesus.

João escreve: "Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a Palavra de Deus está em vós, e já vencestes o


FEC - Pag. 192  

maligno." I João 2:14. E Paulo exorta Tito a pedir aos jovens que sejam "moderados". Tito 2:6. Elevai vossa alma para ser como Daniel, um leal e firme servo do Senhor dos Exércitos. Ponderai bem o caminho de vossos pés; porque pisais em terra santa, e os anjos de Deus vos estão ao redor. É justo sentirdes que deveis galgar o mais alto lance da escada educacional. A Filosofia e a História são importantes estudos; mas vosso sacrifício de tempo e dinheiro de nada valerá se não empregardes vossas realizações para a honra de Deus e o bem da humanidade. A menos que o conhecimento da ciência seja um degrau para a obtenção de mais altos objetivos, é sem valor. É inútil a educação que não fornece conhecimento tão duradouro como a eternidade. A não ser que mantenhais o Céu e a vida futura e imortal diante de vós, vossas realizações não são de valor permanente. Se, porém, Jesus for o vosso mestre, não somente um dia da semana, mas todos os dias, todas as horas, podereis receber a Sua aprovação na busca das realizações intelectuais.

Daniel teve sempre presente a glória de Deus, e vós também deveis dizer: Senhor, desejo ter conhecimento, não para a glorificação do próprio eu, mas para corresponder à expectativa de Jesus, a fim de que aperfeiçoe um inteligente caráter cristão, mediante a graça que me foi dada. Serão os estudantes fiéis aos princípios como Daniel?

No futuro haverá mais premente necessidade de homens e mulheres de habilitações intelectuais do que houve no passado; pois vastos campos se abrem diante de nós, já brancos para a ceifa. Nesses campos podeis ser cooperadores de Deus. Se, porém, sois mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, se estais cheios de leviandade, se permitis que passem as áureas oportunidades sem adquirir conhecimento, sem colocar sólidas vigas no edifício de vosso caráter, sereis diminuídos e invalidados em qualquer ramo de trabalho que empreendais.

Conquanto uma boa educação, se aliada à consagração naquele que a possui, seja grande benefício, os que não têm


FEC - Pag. 193  

o privilégio de adquirir elevado grau de cultura literária não precisam pensar que não lhes seja possível progredir na vida intelectual e espiritual. Caso aproveitem da melhor maneira o conhecimento que possuem, se buscarem ajuntar dia a dia qualquer coisa ao seu pecúlio de conhecimentos, e se vencerem toda perversidade de temperamento mediante o atento cultivo de traços cristãos de caráter, Deus lhes abrirá veios de sabedoria, e deles se poderá dizer, como outrora acerca dos filhos dos hebreus: Deus lhes deu sabedoria e entendimento.

Não é verdade que os jovens mais inteligentes sejam sempre os que mais êxito conseguem. Quantas vezes homens de talento e educação têm sido colocados em posições de confiança, demonstrando-se um fracasso! Seu brilho tinha aparência de ouro, mas, quando provado, mostrou-se apenas ouro falso e escória. Fizeram de sua obra um fracasso devido à falta de fidelidade. Não eram industriosos e perseverantes, e não iam ao fundo das coisas. Não estavam dispostos a começar do início da escada, subindo, mediante paciente labor, lance após lance, até chegar ao topo. Caminharam nas faíscas (seus brilhantes lampejos e idéias) que eles mesmos acenderam. Não confiaram na sabedoria que só Deus pode dar. Sua falha não proveio de falta de oportunidade, mas de sobriedade. Não sentiram que suas vantagens de educação lhes eram de valor, e assim não avançaram como podiam ter feito no conhecimento da religião e da ciência. Seu espírito e caráter não foram equilibrados por elevados princípios de justiça.

Sejam nossos jovens criteriosos e considerem os caminhos de seus pés. Evitem o pecado por ser destrutivo em suas tendências e desagradável a Deus. Discirnam as possibilidades que se acham ao seu alcance, e busquem a Deus a fim de que lhes conceda graça para manterem-se nos caminhos da justiça. Busquem o conselho e a direção do Senhor a fim de que possam dedicar a vida para Sua glória no mundo.

Ao obter educação, não se deve considerar o êxito como


FEC - Pag. 194  

uma questão de casualidade ou destino; ele provém daquele Deus que leu o coração de Daniel, que contemplou com agrado a pureza de seus motivos, a firmeza de seu propósito de honrar ao Senhor. Daniel não caminhou nas faíscas que ele mesmo acendeu, mas fez do Senhor sua sabedoria. A filosofia divina foi a base de sua educação. Recebeu com agrado o conselho do Senhor. Oxalá todos os estudantes fossem como Daniel! Muitos, porém, não notam a importância de submeter-se à disciplina divinal.

Oxalá todos compreendessem que sem Cristo nada podem fazer! Quem com Ele não ajunta, espalha. Seus pensamentos e ações não possuirão o devido caráter, e sua influência será destruidora do bem. Nossas ações exercem uma dupla influência, pois afetam os outros bem como a nós mesmos. Esta influência será uma bênção ou uma maldição para aqueles com quem nos relacionamos. Quão pouco apreciamos este fato! As ações formam os hábitos, e os hábitos formam o caráter; portanto, se não cuidarmos de nossos hábitos, não estaremos habilitados para unir-nos com os agentes celestiais na obra de salvação, nem preparados para entrar nas mansões celestes que Jesus foi preparar; pois só entrarão aqueles que submeteram sua vontade e propósito à vontade e propósito de Deus. A pessoa cujo caráter foi provado, que suportou a prova, que é participante da natureza divina, estará entre aqueles aos quais Cristo declara bem-aventurados.

Sem Cristo nada podemos fazer. Os princípios puros de integridade, virtude e bondade procedem todos de Deus. Consciencioso cumprimento do dever, simpatia semelhante à de Cristo, amor pelas almas e amor por vossa própria alma, porque pertenceis a Deus e fostes comprados com o precioso sangue de Cristo, tornar-vos-ão cooperadores de Deus e dotar-vos-ão de poder persuasivo e atraente. Tendes de respeitar vossa própria fé a fim de apresentá-la com êxito a outros. Tanto por exemplo como por preceito, deveis demonstrar que reverenciais vossa fé, falando reverentemente de coisas sagradas. Nunca permitais que escape de vossos lábios uma expressão de leviandade e frivolidade quando citais as


FEC - Pag. 195  

Escrituras. Ao tomar a Bíblia nas mãos, lembrai-vos de que estais sobre terra santa. Há anjos ao vosso redor, que poderíeis ver se fossem abertos os vossos olhos. Seja vossa conduta de molde a deixardes sobre cada alma com que vos relacioneis a impressão de que estais rodeados de uma atmosfera pura e santa. Uma palavra vã, uma risada frívola, podem impelir uma alma na direção errada. Terríveis são as conseqüências de não ter constante ligação com Deus.

Abstende-vos de todo mal. Os pecados comuns, por mais insignificantes que sejam considerados, prejudicarão vosso senso moral e apagarão a impressão interna do Espírito de Deus. O caráter dos pensamentos deixa a sua marca na alma, e toda conversação baixa corrompe o entendimento. Todo mal promove a ruína dos que o cometem. Deus pode perdoar o pecador arrependido e o fará; mas, embora seja perdoado, seu caráter é prejudicado; é destruída a faculdade do pensamento elevado, que é própria da mente não enfraquecida. As cicatrizes sempre permanecem na vida. Busquemos, portanto, a fé que atua pelo amor e purifica o coração, a fim de que representemos o caráter de Cristo perante o mundo. Review and Herald, 8 de dezembro de 1891.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>