Fundamentos da Educação Cristã

CAPÍTULO 58

A Bíblia, O Livro Mais Importante Para a Educação em Nossas Escolas

FEC - Pag. 444  

A Bíblia, o Livro Mais Importante Para a Educação em Nossas Escolas

A Bíblia é a revelação de Deus a nosso mundo, expondo-nos o caráter que precisamos ter para alcançar o paraíso de Deus. Devemos considerá-la como a exposição de Deus a nós de coisas eternas - de coisas de suma importância para o nosso conhecimento. Ela é posta de lado pelo mundo, como se houvesse terminado o seu manuseio, mas mil anos de pesquisas não esgotariam o tesouro oculto nela contido. Só a eternidade revelará a sabedoria deste Livro. As jóias que nela se acham escondidas são inexauríveis, pois é a sabedoria de uma Mente infinita.

Em nenhum período de tempo o homem aprendeu tudo o que pode ser aprendido da Palavra de Deus. Ainda há novos aspectos da verdade a serem divisados, e muito a ser compreendido sobre o caráter e os atributos de Deus - Sua benignidade, Sua misericórdia, Sua longanimidade, Seu exemplo de perfeita obediência. "E o Verbo Se fez carne e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." João 1:14. Este é um valiosíssimo estudo que estimula o intelecto e fortalece a capacidade mental. Depois de examinar diligentemente a Palavra, são descobertos tesouros escondidos, e o amante da verdade exclama em tom triunfal: "E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que Se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória." I Tim. 3:16. "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-Se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-Se semelhante aos homens." Filip. 2:5-7.

A Bíblia, sendo plenamente aceita e estudada como a voz de Deus, declara à família humana como atingir as moradas


FEC - Pag. 445  

de felicidade eterna e obter os tesouros do Céu. "Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para o ensinar, para redargüir, para a corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra." II Tim. 3:16 e 17. Somos, então, tão obtusos que não podemos compreendê-la? Cultivaremos profunda avidez pelas produções de sábios autores e desprezaremos a Palavra de Deus? É este grande anseio por alguma coisa que eles nunca deveriam almejar, que leva os homens a substituir a sabedoria por aquilo que não pode torná-los sábios para a salvação.

"Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a Sua majestade, porquanto Ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória Lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o Meu Filho amado, em quem Me tenho comprazido. E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com Ele no monte santo. E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração, sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." II Ped. 1:16-21. "Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança." Rom. 15:4. "Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos." I Tim. 4:15. " Toda carne é erva, e toda a sua beleza, como as flores do campo. Seca-se a erva, e caem as flores, mas a Palavra de nosso Deus subsiste eternamente." Isa. 40:6 e 8.

É pelo estudo da Bíblia que a mente é fortalecida, refinada e elevada. Se não houvesse outro livro no vasto mundo, a Palavra de Deus, posta em prática pela graça de Cristo, tornaria o homem perfeito neste mundo, com um


FEC - Pag. 446  

caráter habilitado para a futura vida imortal. Os que estudam a Palavra, aceitando-a pela fé como a verdade, e introduzindo-a no caráter, serão completos nAquele que é tudo em todos. Graças a Deus pelas possibilidades colocadas diante da humanidade. Mas o estudo de numerosos autores diferentes confunde e fatiga a mente, e exerce danosa influência sobre a vida religiosa. Na Bíblia são distintamente especificados os deveres do homem para com Deus e para com os semelhantes; mas, como podem ser cumpridas essas condições sem o estudo da Palavra? Precisamos ter conhecimento de Deus, pois "a vida eterna é esta - disse Cristo _: que conheçam a Ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste". João 17:3.

Não sejam consideradas como verdade as afirmações de homem algum, quando são contrárias à Palavra de Deus. O Senhor Deus, o Criador dos céus e da Terra, a Fonte de toda ciência, tem a primazia. Mas os supostos grandes autores, que dão a nossas escolas seus livros para o estudo, são aceitos e glorificados, mesmo que não tenham vital conexão com Deus. Por meio de tal estudo o homem tem sido desviado de Deus para caminhos proibidos; inteligências têm sido afadigadas até à morte mediante desnecessário trabalho em procurar obter o que é para eles como o conhecimento que Adão e Eva obtiveram desobedecendo a Deus. Se Adão e Eva jamais houvessem tocado na árvore do conhecimento, teriam estado numa posição em que o Senhor poderia transmitir-lhes o conhecimento de Sua Palavra, o qual não precisaria ser deixado para trás com as coisas deste mundo, mas poderia ser levado por eles para o paraíso de Deus. Hoje em dia, os rapazes e as moças levam anos a adquirir uma educação que é como lenha e restolho, a serem consumidos na última e grande conflagração. Muitos gastam anos de sua vida no estudo de livros, obtendo uma educação que perecerá com eles. A tal educação Deus não dá nenhum valor. Essa pretensa sabedoria obtida do estudo de diversos autores tem eliminado e diminuído o brilho e o valor da Palavra de Deus. Muitos estudantes


FEC - Pag. 447  

deixam a escola impossibilitados de receber a Palavra de Deus com a reverência e o respeito que lhe rendiam antes de ali terem entrado. Sua fé foi eclipsada, no esforço de distinguir-se nos vários estudos. A Bíblia não foi considerada, em sua educação, assunto vital, mas livros impregnados de ateísmo e propagadores de teorias perversas foram postos diante deles.

Não há nada tão enobrecedor e revigorante como o estudo dos grandes assuntos concernentes à nossa vida eterna. Procurem os estudantes compreender essas verdades dadas por Deus; procurem avaliar essas coisas preciosas, e sua mente se expandirá e se fortalecerá com o esforço. Mas a mente abarrotada com um acúmulo de matérias que nunca chegará a usar, é diminuída e enfraquecida, porque só se ocupa em lidar com coisas comuns. Não se tem aplicado à tarefa de considerar as sublimes e elevadas revelações provenientes de Deus.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16. À medida que a mente for chamada a considerar estes grandes temas, erguer-se-á cada vez mais alto na compreensão desses assuntos de importância eterna, deixando cair como peso morto as questões mais vulgares e insignificantes.

Todas as matérias desnecessárias devem ser extirpadas dos cursos de estudo, e oferecidos ao aluno unicamente os estudos que lhe forem de real valor. Com esses, apenas, precisa ele se familiarizar, para que consiga obter a vida que se compara com a vida de Deus. E à medida que aprende estas coisas, sua mente se fortalecerá e se expandirá como a mente de Cristo e a de João Batista. Que tornou grande a João Batista? - Ele cerrou a mente ao acervo de tradições apresentadas pelos mestres da nação judaica, abrindo-a à sabedoria que vem do alto. Antes de João nascer, o Espírito Santo testificou a seu respeito: "porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre


FEC - Pag. 448  

de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos e os rebeldes, à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto." Luc. 1:15-17.Em sua profecia, disse Zacarias com referência a João: "E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os Seus caminhos, para dar ao Seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados, pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, com que o oriente do alto nos visitou, para alumiar os que estão assentados em trevas e sombra de morte, a fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz. E o menino crescia, e se robustecia em espírito, e esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel." Luc. 1:76-80.

Simeão disse a respeito de Cristo: "Agora, Senhor, podes despedir em paz o Teu servo, segundo a Tua palavra, pois já os meus olhos viram a Tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos, luz para alumiar as nações e para glória de Teu povo Israel." Luc. 2:29-32. "E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens." Luc. 2:52. Jesus e João eram apresentados pelos educadores daquele tempo como ignorantes, porque não tinham estudado sob a sua direção. O Deus do Céu, porém, era seu professor, e todos quantos os ouviam ficavam maravilhados com o seu conhecimento das Escrituras, embora nunca tivessem aprendido. Deles, na verdade, não o haviam feito; mas aprenderam de Deus a mais elevada espécie de sabedoria.

O critério dos homens, mesmo o de professores, pode estar muito afastado do alvo quanto ao que constitui a verdadeira educação. Os mestres nos dias de Cristo não educavam os jovens no correto conhecimento das Escrituras, que está na base de toda educação merecedora desse nome. Cristo declarou aos fariseus: "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus", (Mat. 22:29) "ensinando doutrinas que são preceitos dos homens." Mat. 15:9. E orou pelos Seus discípulos: "Santifica-os


FEC - Pag. 449  

na verdade; a Tua Palavra é a verdade. Assim como Tu Me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo. E por eles Me santifico a Mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade." João 17:17-19.

"Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis Meus sábados, porquanto isso é um sinal entre Mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos santifica." Êxo. 31:12 e 13. "Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso ao Senhor; todo aquele que fizer obra nele morrerá." Êxo. 35:2. Foi Satanás bem-sucedido em remover a santidade do dia assim distinguido acima de todos os outros? Ele foi bem-sucedido em colocar outro dia em seu lugar, mas jamais poderá tirar do sábado a bênção do Senhor. "Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando o sábado nas suas gerações por concerto perpétuo." Êxo. 31:16. Que pode ser mais positivo e claro do que estas palavras? Acaso Deus mudou? Ele permanecerá o mesmo através de toda a eternidade, mas os homens "buscaram muitas invenções".

A Bíblia está repleta de conhecimento, e todos quantos se põem a estudá-la com o desejo de compreendê-la, verificarão que a mente se expande e as faculdades são fortalecidas para entender essas preciosas verdades de grande alcance. O Espírito Santo as inculcará na mente e na alma. Mas os que dão instrução aos jovens precisam primeiro tornar-se estultos para que possam ser sábios. Se desprezam um claro "Assim diz o Senhor" e colhem da árvore do conhecimento o que Deus proibiu que tivessem, isto é: o conhecimento da desobediência, sua transgressão faz com que caiam em condenação e pecado. Exaltaremos tais homens por seu grande conhecimento? Sentar-nos-emos aos pés dos que desprezam as verdades que santificam a alma? "Vivo eu, diz o Senhor Jeová, que, com mão forte, e com braço estendido, e com indignação derramada, hei de reinar sobre vós." Ezeq. 20:33. Por que os educadores da atualidade


FEC - Pag. 450  

não atendem a essas advertências? Por que tropeçam sem saber contra o que estão tropeçando? É porque Satanás cegou-lhes os olhos, e a pedra de tropeço de sua iniqüidade é colocada diante dos outros por seu preceito e exemplo. Assim outros olhos são cegados, e os que deveriam andar na luz estão andando em trevas, pois não olham firmemente para Jesus, a Luz do mundo.

Grande luz foi concedida aos reformadores; muitos deles, porém, aceitaram os enganos do erro pela má interpretação das Escrituras. Estes erros foram transmitidos através dos séculos, mas embora sejam muito antigos, não têm a apoiá-los um "Assim diz o Senhor". Pois o Senhor declarou: "Não alterarei o que saiu dos Meus lábios." Sal. 89:34. Em Sua grande misericórdia, o Senhor permitiu que nestes últimos dias brilhasse ainda maior luz. Enviou-nos Sua mensagem, revelando Sua lei e mostrando-nos o que é verdade.

Cristo é a fonte de todo conhecimento. NEle centralizam-se as nossas esperanças de vida eterna. Ele é o maior mestre que o mundo já conheceu, e se quisermos ampliar a mente das crianças e dos jovens, e induzi-los, se possível, a ter amor à Bíblia, devemos firmar-lhes a mente na verdade clara e simples, extraindo o que tem estado coberto pelo entulho da tradição, e pondo à mostra as preciosas gemas. Incentivai-os a perscrutar estes assuntos, e o esforço despendido será uma disciplina inestimável. A revelação de Deus, segundo é apresentado em Jesus Cristo, provê um grandioso assunto para meditação, o qual, se for estudado, aguçará a mente, e elevará e enobrecerá as faculdades. À medida que o instrumento humano aprender estas lições na escola de Cristo, procurando tornar-se como Ele era, manso e humilde de coração, aprenderá a mais proveitosa de todas as lições: que o intelecto só é supremo quando santificado por viva conexão com Deus.

A advertência e a instrução dadas na Palavra de Deus com referência aos falsos pastores, devem ter alguma influência sobre


FEC - Pag. 451  

os professores e alunos em nossas escolas. Deve-se aconselhar os alunos a não tomar tais pastores como autoridade suprema. Que necessidade há para os estudantes rematarem sua educação indo a Ann Arbor a fim de receber o último retoque? Isso se tem demonstrado para muitos o último retoque no que diz respeito à espiritualidade e a crença na verdade. É uma disciplina desnecessária, abrindo a mente à semeadura do joio entre o trigo; e não apraz a nosso Grande Mestre que se glorifique assim a professores que não têm ouvidos para ouvir nem entendimento para compreender um claro "Assim diz o Senhor". Honrando deste modo os que educam diretamente em direção oposta à verdade, não deparamos com a aprovação de Deus. Deixemos que as palavras do Senhor, proferidas ao mundo por intermédio do profeta Isaías, tenham influência sobre nós. "Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade e cujo nome é Santo: Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos." Isa. 57:15. "Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito." Sal. 34:18. "O homem para quem olharei - diz o Senhor - é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da Minha palavra." Isa. 66:2. Os humildes, que buscam o Senhor, têm sabedoria para a vida eterna.

A maior sabedoria, e a mais essencial, é o conhecimento de Deus. O próprio eu se reduz a uma insignificância quando contempla a Deus e a Jesus Cristo, a quem Ele enviou. A Bíblia precisa tornar-se o fundamento de todo o estudo. Individualmente precisamos aprender deste livro que Deus nos deu, a condição para a salvação de nossa alma, pois é o único livro que nos diz o que devemos fazer para ser salvos. Não somente isto, mas dela também se pode obter vigor intelectual. Os muitos livros que se imagina serem abrangidos pela educação, são desorientadores, um engano e uma ilusão. "Que tem a palha com o trigo?" Satanás está agora incitando


FEC - Pag. 452  

a mente dos homens para fornecer ao mundo literatura de natureza inferior e superficial, com a qual ele fascina a mente, prendendo-a numa rede de sua invenção. Depois de ler estes livros, a mente vive num mundo irreal, e a vida, tanto quanto se refere à utilidade, é tão estéril como uma árvore infrutífera. O cérebro é inebriado, tornando impossível a compreensão das realidades eternas, as quais são essenciais para o presente e o futuro. A mente educada a se alimentar com refugo é incapaz de discernir na Palavra de Deus as belezas que se encontram ali. Perde-se o amor a Jesus e a inclinação para a justiça, pois a mente é constituída por aquilo de que se alimenta. Nutrindo a mente com empolgantes histórias de ficção, o homem está trazendo para o fundamento "madeira, feno, palha". Ele perde todo o gosto pelo guia divino e não se interessa em estudar o caráter que precisa formar para viver com a multidão de remidos e habitar nas mansões que Cristo foi preparar.

Deus concedeu-nos bondosamente um tempo de graça em que podemos preparar-nos para a prova que nos sobrevirá. Todo benefício nos é outorgado pela mediação de Cristo. Se o instrumento humano estudar a Palavra, notará que foi provida gratuitamente toda facilidade para os que procuram ser vencedores. O Espírito Santo está presente a fim de conceder forças para a vitória, e Cristo prometeu: "Eis que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos." Mat. 28:20. Special Testimonies on Education, 1896.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>