Fundamentos da Educação Cristã

CAPÍTULO 29

Aos Professores e Estudantes

FEC - Pag. 220  

Durante a noite foram-me dadas mensagens para vós outros em Battle Creek e para todas as nossas escolas. Conquanto esteja no plano de Deus que sejam adestradas as faculdades físicas tanto quanto as mentais, o exercício físico deve ser de tal espécie que esteja em completa harmonia com as lições dadas por Jesus Cristo a Seus discípulos. O que se dá ao mundo deve ser visto na vida dos cristãos, de modo que no tocante à educação e ao treinamento pessoal os seres celestiais não tenham de anotar nos livros do Céu que os alunos e os professores de nossas escolas são "mais amigos dos deleites do que amigos de Deus". II Tim. 3:4. Isto é o que se anota agora com referência a um grande número deles. "Mais amigos dos deleites do que amigos de Deus." II Tim. 3:4. Deste modo Satanás e seus anjos estão armando laços para vossa alma, e ele mesmo age em certo sentido sobre professores e alunos a fim de induzi-los a se empenharem em exercícios e diversões que se tornam intensamente absorventes, mas cujo caráter é tal que fortalece os mais baixos instintos, suscitando apetites e paixões que assumirão a direção, opondo-se da maneira mais decidida às operações e à obra do Espírito Santo de Deus sobre o coração humano.

Que vos diz o Espírito Santo? Qual foi Seu poder e influência sobre vosso coração durante a assembléia da Associação Geral e as assembléias em outros Estados? Tendes dedicado especial atenção a vós mesmos? Sentiram os professores da escola que precisam prestar atenção? Se Deus os designou para serem educadores dos jovens, são também "supervisores do rebanho". Não estão na obra escolar para inventar planos referentes a exercícios e jogos que desenvolvam pugilistas; nem para rebaixar as coisas sagradas ao nível do que é profano.

Eu estava falando aos professores, dirigindo-lhes mensagens


FEC - Pag. 221  

de repreensão. Todos os professores necessitam de exercício, uma mudança de ocupação. Deus tem indicado que esse exercício deve constituir um trabalho útil e prático; vós, porém, vos afastastes do plano de Deus para seguir invenções humanas, e isso em detrimento da vida espiritual. Nem um i ou um til da influência posterior de uma educação nesse sentido vos habilitará a enfrentar os severos conflitos destes últimos dias. Que espécie de educação estão recebendo nossos professores e alunos? Deus ideou e projetou tal espécie de exercício para vós, ou está sendo introduzido pelas invenções e imaginações humanas? Como a mente está sendo preparada para o estudo e a meditação, para os pensamentos sérios e a oração fervorosa e contrita que procede de corações sensibilizados pelo Espírito Santo de Deus? "E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem." Mat. 24:37. "E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a Terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente." Gên. 6:5.

O Senhor apresentou diante de mim a necessidade de estabelecer em Battle Creek uma escola que não deve imitar a nenhuma escola já existente. Devemos ter professores que guardem sua alma no amor e temor de Deus. Os professores têm de ensinar acerca de coisas espirituais, preparar um povo que permaneça firme na penosa crise que se acha diante de nós; tem havido, porém, um afastamento do plano de Deus em muitos aspectos. As diversões estão contribuindo mais do que qualquer outra coisa para anular a operação do Espírito Santo, e o Senhor está sendo ofendido.

"Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos Meus olhos e cessai de fazer mal. [Mas não vos detenhais aqui; ide avante seguindo a Luz do mundo.] Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Vinde, então, e argüi-me, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã." Isa. 1:16-18. Eis aí o terreno em que deveis exercitar o intelecto e prover-vos uma mudança de atividade. "Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra." Isa. 1:19.


FEC - Pag. 222  

"Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas, agora, homicidas. A tua prata se tornou em escórias, o teu vinho se misturou com água. Os teus príncipes são rebeldes e companheiros de ladrões; cada um deles ama os subornos e corre após salários; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa das viúvas." Isa. 1:21-23.

"Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor." Isa. 2:5. "Afastai-vos, pois, do homem cujo fôlego está no seu nariz. Porque em que se deve ele estimar?" Isa. 2:22. "Não confieis em príncipes nem em filhos de homens, em quem não há salvação. Sai-lhes o espírito, e eles tornam para a sua terra; naquele mesmo dia, perecem os seus pensamentos. Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja esperança está posta no Senhor, seu Deus." Sal. 146:3-5. "Ah! Povo Meu! Os que te guiam te enganam e destroem o caminho das tuas veredas." Isa. 3:12.

Estou alarmada por vossa causa em Battle Creek. Os professores são muito rigorosos em acusar e castigar os alunos que violam as regras mais insignificantes, não por intenções perversas, mas por negligência; ou ocorrem certas circunstâncias que fazem com que não seja pecado desviarem-se de regras estabelecidas, as quais não devem ser mantidas com inflexibilidade se forem transgredidas; e, no entanto, a pessoa culpada é tratada com se houvesse pecado gravemente. Pois bem, professores, desejo que considereis o lugar em que estais situados, que arrazoeis e pronuncieis juízo contra vós mesmos; porque não somente haveis infringido as regras, mas tendes sido ríspidos e severos com os estudantes; e, além disso, há um conflito entre vós e Deus. Não tendes feito caminhos retos para os vossos pés, para que não se extravie o que é manco. Vós vos desviastes dos caminhos seguros. Digo "professores"; não menciono nomes. Deixo a aplicação a vossa própria consciência. O Senhor Deus de Israel tem operado repetidas vezes em vosso meio. Tendes tido grandes evidências das majestosas atuações do Altíssimo. Mas um período de grande luz, de maravilhosas revelações do Espírito e


FEC - Pag. 223  

poder de Deus, é um período de grande perigo, se não for aproveitada a luz. Quereis considerar Jer. 17:5-10; 18:12-15? Pois, sem dúvida alguma, estais incorrendo no desagrado de Deus. A luz tem incidido sobre vós com raios claros e invariáveis. O que essa luz tem feito por vós? Cristo, o Supremo Pastor, vos contempla com desaprovação, e pergunta: "Onde está o rebanho que te foi confiado, o teu lindo rebanho?" Jer. 13:20. "Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos; porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que Ele resgatou com Seu próprio sangue." Atos 20:26-28. "Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto." I Ped. 5:2.

Os professores que não têm uma experiência religiosa progressiva, que não aprendem diariamente lições na escola de Cristo, a fim de servirem de exemplo para o rebanho, mas que aceitam seu salário como a coisa mais importante, não são idôneos para a solene, terrivelmente solene posição que ocupam. As passagens citadas são apropriadas para todas as nossas escolas estabelecidas segundo Deus tencionava que o fossem, a saber: de acordo com o sistema ou exemplo das escolas dos profetas, comunicando a mais elevada espécie de conhecimento - não misturando escórias com a prata nem vinho com água - o qual constitui uma representação de valiosos princípios. Idéias falsas e práticas incorretas estão levedando o que é puro e corrompendo o que sempre deveria ser mantido assim, e considerado pelo mundo, pelos anjos e pelos homens como instituições do Senhor - como escolas em que o ensino de amar e temer a Deus ocupe o primeiro lugar. "E a vida eterna é esta: que conheçam a Ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste." João 17:3. "Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho." I Ped. 5:3.

Aprendam diariamente os professores que alegam ser cristãos, as lições de Cristo em Sua escola. "Tomai sobre vós


FEC - Pag. 224  

o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma." Mat. 11:29. Pergunto para vós: Cada um dos educadores da escola está levando o jugo de Cristo, ou fabricando seus próprios jugos a fim de colocá-los sobre o pescoço dos outros - jugos que eles mesmos não querem levar: rígidos, severos e rigorosos; e isto quando eles mesmos se portam de modo muito descuidado em relação a Deus, errando diariamente em pequenas e grandes coisas, evidenciando pelas palavras, pelo espírito e pelos atos que não são um bom exemplo para os estudantes e que não percebem que se acham sob a disciplina do maior Mestre que o mundo já conheceu? É necessário que haja uma norma mais alta e mais santa na escola de Battle Creek e em outras escolas que a têm imitado. Os costumes e práticas da escola de Battle Creek passam a todas as igrejas, e as pulsações desta escola repercutem por todo o corpo de crentes.

Não faz parte do plano de Deus que sejam gastos milhares de dólares em ampliações e acréscimos nas instituições de Battle Creek. Já é demais o que existe ali presentemente. Tomai esses recursos adicionais e estabelecei a obra em regiões necessitadas, de outros campos, a fim de dar estabilidade à obra. Tenho transmitido a palavra de Deus a este respeito. Há razões que muitos não vêem, e não tenho a liberdade de apresentá-las a vós neste momento; mas declaro em nome do Senhor que cometereis um erro em acrescentar edifício a edifício; pois estão sendo concentradas em Battle Creek demasiadas responsabilidades para um só lugar. Se tais responsabilidades fossem divididas e aplicadas em outras localidades, seria muitíssimo melhor do que amontoar tanta coisa em Battle Creek, privando a outros campos desprovidos, das vantagens com que Deus quer brindá-los.

Há demasiados senhores na escola que querem governar sobre a herança de Deus. Existe muito pouco do espírito de Cristo e demais do próprio eu. Aqueles, porém, que se acham sob a influência do Espírito de Deus, que se encontram sob o domínio de Cristo, são exemplos para o rebanho; e


FEC - Pag. 225  

quando aparecer o Supremo Pastor, receberão a incorruptível coroa de glória.

"Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte." I Ped. 5:5 e 6. Toda a vossa exaltação própria opera o resultado natural e vos reveste de um caráter que Deus não pode aprovar por um momento sequer. "Sem Mim - disse Cristo - nada podereis fazer." João 15:5. Trabalhai e ensinai; trabalhai segundo as normas de Cristo, e assim jamais labutareis em vossa própria e deficiente habilidade, mas tereis a cooperação do divino, combinado com a aptidão humana conferida por Deus. "Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, e vigiai [não em chutar futebol e adestrar-vos nos condenáveis jogos que deveriam fazer todo cristão enrubescer-se de mortificação ao refletir sobre isso]. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar." I Ped. 5:7 e 8. Sim, ele está em vosso pátio de recreio observando vossas diversões, agarrando toda alma que se acha desprevenida, lançando suas sementes em mentes humanas e controlando o intelecto humano. Por amor a Cristo, fazei uma parada no Colégio de Battle Creek e considerai o efeito sobre o coração, o caráter e os princípios, dessas diversões copiadas dos costumes de outras escolas. Tendes estado progredindo firmemente nos caminhos dos gentios, e não segundo o exemplo de Jesus Cristo. Satanás está no terreno da escola; acha-se presente em cada exercício na sala de aula. Os alunos cuja mente ficou profundamente agitada com os jogos não se encontram na melhor condição para receber a instrução, o conselho e a repreensão, que encerram a maior importância para eles nesta vida e para a futura vida imortal.

Declara a Escritura a respeito de Daniel e seus companheiros: "A esses quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda as visão e sonhos." Dan. 1:17. De que maneira vos


FEC - Pag. 226  

estais preparando para cooperar com Deus? "Chegai-vos a Deus, e Ele Se chegará a vós". Tia. 4:8. "Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós". Tia. 4:7. Estude-se cuidadosamente a alimentação; ela não é saudável. Os diversos pratos preparados como sobremesas são prejudiciais, em vez de benéficos e saudáveis; e, segundo a luz que me tem sido dada, deve haver uma decidida modificação no preparo dos alimentos. Deve haver uma cozinheira hábil e meticulosa que proporcione aos alunos esfaimados ampla provisão de pratos substanciosos. A educação no sentido de suprir as mesas não é correta, salutar ou satisfatória, e é necessário haver uma decidida reforma. Esses alunos são a herança de Deus, e devem ser introduzidos no internato os mais sólidos e salutares princípios no tocante ao regime alimentar. Os pratos de comidas brandas, as sopas e os alimentos líquidos, ou o uso abundante da carne, não são o que há de melhor para proporcionar bons músculos e órgãos digestivos sadios, ou cérebros lúcidos. Oh! como somos tardos para aprender! De todas as instituições de nosso mundo, a escola é a mais importante! Nela deve ser estudada a questão da alimentação; não se deve seguir o apetite, os gostos, os caprichos ou as idéias de pessoa alguma; não obstante, é necessário uma grande reforma; pois danos que durem toda a vida serão o seguro resultado da atual maneira de cozinhar. De todas as posições de importância no referido colégio, a principal é a da pessoa que dirige a preparação dos pratos a serem colocados diante dos alunos esfomeados; pois, se houver negligência neste trabalho, a mente não estará preparada para realizar a sua obra, por haver sido o estômago tratado imprudentemente e não poder trabalhar como convém. Necessitam-se inteligências vigorosas. O intelecto humano precisa expandir-se, e adquirir vigor, agudeza e atividade. Deve-se obrigá-lo a fazer trabalho árduo, pois do contrário tornar-se-á débil e ineficiente. É necessário energia cerebral para pensar com mais afinco; deve-se exigir do cérebro o máximo a fim de resolver e dominar problemas difíceis, se não haverá um decréscimo de vigor mental e da capacidade de pensar. A mente deve idear, trabalhar e esforçar-se a fim de dar solidez e vigor ao intelecto; e se os órgãos


FEC - Pag. 227  

físicos não são mantidos nas melhores condições por meio de alimentos substanciosos e nutritivos, o cérebro não recebe a nutrição que lhe corresponde para poder trabalhar. Daniel compreendia isto e adotou um regime alimentar simples e nutritivo, rejeitando as finas iguarias da mesa do rei. As sobremesas que levam tanto tempo a preparar, são, muitas delas, prejudiciais à saúde. Os alimento sólidos que requerem mastigação serão muito melhores do que os mingaus ou os alimentos líquidos. Insisto nisto como coisa essencial. Envio minha admoestação ao Colégio de Battle Creek para que passe dali a todas as nossas instituições de ensino. Estudai estes assuntos, e adquiram os alunos a devida educação no preparo de alimentos saudáveis, apetitosos e sólidos que nutram o organismo. Eles não têm agora, nem tiveram no passado, a correta espécie de preparo e educação acerca dos alimentos mais saudáveis para formar tendões e músculos sadios e proporcionar nutrição ao cérebro e ao sistema nervoso.

O intelecto deve manter-se desperto com trabalho novo, diligente e ardoroso. Como se há de fazer isto? O poder do Espírito Santo deve purificar os pensamentos e limpar a alma de sua contaminação moral. Os hábitos corruptores não só envilecem a alma, mas degradam o intelecto. A memória sofre, sacrificada sobre o altar de práticas baixas e nocivas. "O que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." Gál. 6:8. Quando os professores e os estudantes consagrarem a Deus alma, corpo e espírito e purificarem seus pensamentos pela obediência às leis de Deus, receberão continuamente nova dotação de força física e mental. Então haverá ardentes anelos de Deus e fervorosas orações para discernir com clareza. A função e obra do Espírito Santo não consiste em que O usem, como muitos supõem, mas em o Espírito Santo usar a eles, moldando, adaptando e santificando toda faculdade. Dedicar as faculdades a práticas concupiscentes transtorna o cérebro e as energias nervosas, e, embora professem a religião, não são, nem serão jamais, instrumentos a quem Deus possa usar; pois Ele aborrece


FEC - Pag. 228  

as práticas impuras, que destroem as energias nervosas vitais. Este pecado de impureza diminui o vigor físico e as capacidades mentais, de modo que qualquer esforço mental logo se torna enfadonho. A memória é instável; e, oh! que detestável oferenda é assim apresentada a Deus!

Quando contemplo então as cenas apresentadas diante de mim; quando considero as escolas estabelecidas em diferentes lugares, e vejo que ficam muito abaixo de qualquer coisa que se assemelhe às escolas dos profetas, sinto incomensurável angústia. O exercício físico foi designado pelo Deus da sabedoria. Cada dia devem ser dedicadas algumas horas a proveitosa educação em ramos de trabalho que ajudem os estudantes a aprender os deveres da vida prática, essenciais a todos os nossos jovens. Mas isto foi eliminado, e introduziram-se diversões que simplesmente proporcionam exercício, sem constituírem uma bênção especial na prática de ações boas e justas, em que consiste a educação e o preparo essenciais.

Cada um dos alunos necessita de uma educação mais completa nos deveres práticos. O tempo empregado em exercício físico, o qual, passo a passo, conduz ao excesso e à intensidade nos jogos e no exercício das faculdades, deveria ser usado segundo as normas de Cristo, com o que se obteria a bênção de Deus. Todos deveriam sair de nossas escolas com esmerada eficiência, de modo que ao dependerem de seus próprios recursos, possuam um conhecimento de que possam fazer uso e que seja essencial para a vida prática. O ato de andar à busca de tantas idéias acerca de como empregar com mais diligência as faculdades conferidas por Deus, sem efetuar algo que seja bom, algo que possais levar convosco para a vida futura, e sem a memória de ações boas e generosas, está assim registrado no livro do Céu: "Pesado foste na balança e foste achado em falta." Dan. 5:27.

O estudo diligente é essencial, bem como o árduo trabalho diligente. Os jogos não são essenciais. Está crescendo entre os alunos a influência de sua dedicação a diversões, até converter-se num poder fascinante e sedutor que neutraliza a influência da verdade sobre a mente e o caráter humano. Um


FEC - Pag. 229  

espírito bem equilibrado não é obtido, em geral, pelo devotamento das faculdades físicas às diversões. O trabalho físico associado ao esforço mental com o fim de ser útil, é uma disciplina na vida prática, dulcificada continuamente pela lembrança de que está habilitando e educando a mente e o corpo para executar melhor a obra que é desígnio de Deus que os homens realizem em diversos setores. Quanto mais perfeitamente entenderem os jovens como efetuar os deveres da vida prática, tanto mais vivo e salutar será o seu prazer diário por serem úteis aos outros.

A mente assim educada a desfrutar o esforço físico na vida prática se expande, e, mediante a cultura e o preparo, torna-se bem disciplinada e ricamente provida para prestar serviço, adquirindo além disso o conhecimento essencial para ser um auxílio e bênção aos próprios jovens e aos outros. Pense e diga cada aluno: Eu estudo e trabalho para a eternidade. Podem aprender a ser pacientemente laboriosos e perseverantes em seus esforços combinados de trabalho físico e mental. Que dispêndio de energias é feito em vossas partidas de futebol e outras invenções vossas de caráter gentílico - exercícios que não beneficiam a pessoa alguma! Aplicai as mesmas energias na execução de trabalho útil, e acaso não vos será mais agradável enfrentar o registro de vossa vida no grande dia de Deus?

Tudo que é feito sob o estímulo santificador da obrigação cristã, pelo fato de que sois mordomos a quem foram confiados talentos a serem usados para que se tornem uma bênção a vós mesmos e a outros, proporciona verdadeira satisfação; porque tudo é feito para a glória de Deus. Não consigo encontrar nenhum caso na vida de Cristo que demonstre haver Ele dedicado tempo a jogos ou diversões. Ele era o grande Educador para a vida presente e futura. Não tenho conseguido encontrar nenhum caso em que Ele tenha ensinado os Seus discípulos a empenharem-se na diversão do futebol ou em jogos de competição, a fim de fazerem exercício físico, ou em representações teatrais; e, no entanto, Cristo era nosso modelo em todas as coisas. Cristo, o Redentor do mundo, deu a cada um a sua obra, e ordena: "Negociai [ocupai-vos, na versão inglesa] até que Eu venha." Luc. 19:13.


FEC - Pag. 230  

E ao realizar Sua obra, o coração se entusiasma com tal empreendimento, e todas as energias da alma são alistadas numa obra designada pelo Senhor e Mestre, que é elevada e importante. O mestre e o estudante cristãos são habilitados a tornarem-se mordomos da graça de Cristo e a serem sempre diligentes.

Tudo o que podem fazer para Jesus é ser fervorosos, tendo o ardente desejo de manifestar sua gratidão a Deus no cumprimento mais diligente de toda obrigação que lhes é imposta, a fim de que, por sua fidelidade a Deus, correspondam ao grande e maravilhoso dom de Seu Filho unigênito, para que pela fé nEle não pereçam, mas tenham a vida eterna.

É necessário que cada um dos que se acham em toda escola ou instituição esteja, como Daniel, em tão estreita relação com a Fonte de toda a sabedoria, que suas orações o habilitem a alcançar a norma mais elevada de seus deveres em qualquer setor, e que possa cumprir os requisitos estudantis não somente sob a direção de mestres capazes, mas também sob a supervisão dos seres celestiais, sabendo que está sobre ele o Olho que tudo vê e que nunca dorme. O amor e o temor de Deus estavam diante de Daniel, o qual educou e disciplinou todas as suas faculdades para corresponderem o máximo possível ao amoroso cuidado do Grande Mestre, consciente de sua responsabilidade para com Deus. Os quatro jovens hebreus não estavam dispostos a consentir que motivos egoístas e o amor das diversões ocupassem os áureos momentos desta vida. Trabalhavam com coração voluntário e ânimo pronto. Esta não é uma norma tão elevada que não possa ser alcançada por todo cristão. Deus requer mais de todo estudante cristão do que o que Lhe tem sido dado. Sois "espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens". I Cor. 4:9. Special Testimonies on Education, outubro de 1893.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>