Fundamentos da Educação Cristã

CAPÍTULO 27

A Relação da Educação Para com a Obra de Deus

FEC - Pag. 201  

"Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que Eu vos digo: levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. E o que ceifa recebe galardão e ajunta fruto para vida eterna, para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem." João 4:35 e 36.

Há grande escassez de trabalhadores para ir aos campos missionários, dotados do verdadeiro espírito missionário, prontos a difundir a luz da verdade no meio das trevas morais do mundo. Os inimigos de Deus tramam diariamente a supressão da verdade e a escravização das almas humanas. Estão procurando exaltar o falso sábado e, prendendo os homens no erro, adensar as trevas que cobrem a Terra e a escuridão que cobre os povos. Em tal tempo como este, os que conhecem a verdade manter-se-ão inativos, permitindo que prevaleçam os poderes das trevas? Não deveriam os que crêem na verdade para este tempo estar bem despertos e labutar com uma energia compatível com a profissão de sua fé? Não deveriam os que compreendem a verdade de Deus sacrificar-se ao máximo a fim de ganhar almas para Cristo e prestar obediência à lei de Deus? Vai alto o dia, vem chegando a noite, e é necessário trabalhar enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Em tal tempo como este, só deveríamos ter este objetivo em vista: empregar todos os meios providos por Deus para implantar a verdade nos corações humanos. É com esta finalidade que a Palavra de Deus foi transmitida ao mundo, para que governe a vida e transforme o caráter. Compete a todo seguidor de Cristo esforçar-se ao máximo para difundir o conhecimento da verdade. Cristo incumbiu Seus discípulos de ir por todo o mundo e pregar o evangelho a todas as nações.


FEC - Pag. 202  

Diante da grandiosa tarefa de iluminar o mundo, os que cremos na verdade devemos sentir a necessidade de educação completa nos diversos ramos do conhecimento prático, e especialmente a nossa necessidade de educação nas verdades das Escrituras. Erros de toda a espécie são agora enaltecidos como sendo verdade, e é nosso dever examinar diligentemente a Palavra Sagrada, para que saibamos o que é a verdade e possamos apresentá-la inteligentemente a outros. Seremos convidados a tornar conhecidas as razões de nossa fé. Havemos de comparecer diante de juízes para responder por nossa lealdade à lei de Deus. O Senhor nos chamou para fora do mundo a fim de que sejamos testemunhas de Sua verdade; e em todas as nossas fileiras, jovens de ambos os sexos devem ser preparados para posições de utilidade e influência. Pertence-lhes o privilégio de tornarem-se missionários para Deus; mas não podem ser simples novatos na educação e no conhecimento da Palavra de Deus, e colocar-se à altura da sagrada obra que lhes foi designada. Em todos os países a falta de educação entre nossos obreiros é dolorosamente manifesta. Compreendemos que a educação não somente é necessária para o adequado cumprimento dos deveres da vida doméstica, mas também para o êxito em todos os ramos de utilidade.

Em vista da necessidade de educação para a obra de Deus e para o cabal desempenho das diversas responsabilidades da vida, quão gratos devemos ser pelo fato de estar prestes a ser inaugurada em Melbourne uma escola sob a direção de fervorosos crentes na verdade para este tempo! Para o êxito deste novo empreendimento, para o benefício que ele trará a vós e a vossos filhos, disponham-se agora calorosamente todos os nossos irmãos e irmãs a cooperar com os que vieram assumir a responsabilidade da obra. Professores têm vindo até vós da América do Norte, no temor e amor de Deus, não sem sacrifício, a fim de ajudar-vos em vossos esforços para erguer o estandarte da verdade entre o povo. Eles desejam ensinar os jovens a compreender a Palavra de Deus, para que vossos filhos sejam capazes de abrir as Escrituras a outros. Compete agora aos que já foram


FEC - Pag. 203  

iluminados pela verdade nestas colônias cooperar com os esforços de seus irmãos norte-americanos, sabendo que em Cristo todos os preconceitos raciais, todas as distinções nacionais são postos de lado, e todos somos irmãos, empenhados na obra de levar avante o reino do Redentor. Todos somos um em Cristo, e devemos unir-nos cordialmente no esforço de educar e preparar de tal maneira um exército de rapazes e moças que sejam cristãos coerentes, bem equilibrados, capazes de compreender e explicar as Escrituras. A pureza, a fé, o zelo e a firmeza de caráter dos que saem a trabalhar para o Senhor devem ser tão evidentes que os outros vejam as suas boas obras e sejam levados a glorificar a nosso Pai que está no Céu. Se nossa profissão de fé é amparada por sincera piedade, será um instrumento para o bem; pois desse modo almas serão influenciadas a concordar com as condições de salvação. É desígnio de Deus que Sua graça se manifeste no crente, para que por meio do caráter semelhante ao de Cristo, dos membros individuais, a igreja possa tornar-se a luz do mundo.

Façam os pais todo esforço possível para enviar seus filhos à escola que logo será inaugurada em Melbourne; pois poderá ser que deste modo alguns membros de vossa própria família sejam habilitados pelo Senhor a tornarem-se obreiros em Sua causa. Há muitas vagas para missionários na Austrália, Nova Zelândia e as ilhas do mar. E não será possível prover obreiros da América do Norte para preencher todas essas numerosas vagas. É necessário educar obreiros nesses campos que possam assumir a obra e partir como portadores de luz para as tenebrosas regiões dessas terras. Não são muitos os que podem ir para a América do Norte a fim de obter uma educação; e mesmo que pudessem ir, talvez não fosse o melhor para eles ou para o avanço da obra. O Senhor deseja que se estabeleçam escolas neste país para educar obreiros, para dar cunho à obra da verdade presente nestes novos campos e para despertar o interesse dos descrentes. Ele quer que estabeleçais um centro educacional em vosso próprio país, onde estudantes promissores sejam educados


FEC - Pag. 204  

em ramos de trabalho prático e nas verdades da Bíblia, a fim de se prepararem para labutar nessas terras, libertando almas da servidão de Satanás. Poderão vir professores da América do Norte até a obra estar bem estabelecida, formando-se deste modo um novo laço de união entre a América do Norte e a Austrália, a Nova Zelândia e as ilhas do mar.

Há nestes países jovens a quem Deus dotou graciosamente de habilidade mental; mas, para que realizem o seu melhor, suas faculdades precisam ser orientadas corretamente. Eles devem usar os talentos dados por Deus para a obtenção de elevada cultura, tornando-se obreiros que não têm de que se envergonhar, que manejam bem a palavra da verdade, sábios para salvação. Este talento precisa ser desenvolvido, e visto que está para ser estabelecida aqui uma escola, certamente não é prudente fazer tantas despesas para enviar alunos à América do Norte. A obra deve ser efetuada aqui mesmo. Isto aqui é um campo missionário, e todo indivíduo que é considerado digno da educação que pode ser proporcionada por nossas escolas norte-americanas, deve obter uma educação neste próprio local de suas futuras labutas. Os que têm capacidade podem ser preparados aqui mesmo, a fim de que ponham seu conhecimento em prática na primeira oportunidade possível e se tornem instrumentos nas mãos do Senhor para a disseminação da luz e da verdade.

Mesmo que não pesasse, porém, sobre vós nenhuma destas responsabilidades, mesmo que não houvesse campos missionários a serem penetrados, ainda seria necessário educar os nossos filhos. Seja qual for o trabalho que os pais considerem apropriado para os seus filhos, quer desejem que eles se tornem industriais, agricultores, mecânicos, ou que adotem alguma outra carreira profissional, tirariam grande proveito da disciplina de um curso de estudos. Vossos filhos devem ter a oportunidade de estudar a Bíblia na escola. Precisam estar cabalmente providos das razões de nossa fé, a fim de compreender as Escrituras por si mesmos. Por meio da compreensão das verdades da Bíblia, estarão melhor habilitados a ocupar posições de responsabilidade. Serão fortalecidos contra as tentações que irão assediá-los


FEC - Pag. 205  

por todos os lados. Se estiverem, porém, completamente instruídos e consagrados, poderão ser chamados, como Daniel, a ocupar importantes responsabilidades. Daniel foi um fiel estadista nas cortes de Babilônia; pois temia e amava a Deus, e confiava nEle; e em tempos de tentação e perigo foi preservado pelo poder divino. Lemos que Deus deu sabedoria a Daniel e dotou-o de entendimento.

Os que obtêm conhecimento da vontade de Deus e praticam os ensinos de Sua Palavra, serão achados fiéis em qualquer posição de responsabilidade em que forem colocados. Considerai isto, pais, e colocai os vossos filhos onde serão educados nos princípios da verdade, onde será feito todo esforço possível para ajudá-los a manter sua consagração, se já estiverem convertidos, ou para influenciá-los a tornarem-se filhos de Deus, se ainda não são convertidos, habilitando-os deste modo a sair a conquistar outros para a verdade.

Avaliem os que têm o amor da verdade no coração, o valor de uma alma por quem Cristo morreu, à luz refletida da cruz do Calvário. Muitos há que se sentem impelidos pelo Espírito de Deus a ir para a vinha do Senhor. Almejam buscar e salvar o perdido. Em razão, porém, da falta de conhecimento e disciplina, não se acham preparados para empreender a obra de elevar e enobrecer os semelhantes. Os que ensinam a outros também precisam de instrução. Necessitam aprender como lidar com a mente humana. Devem tornar-se cooperadores de Cristo, aproveitando toda oportunidade para comunicar aos homens o conhecimento de Deus. A fim de ser instrumentos de Deus na obra de elevar a mente humana do que é terreno e sensual para o que é espiritual e divino, os obreiros precisam ser educados e preparados. Tornando-se alunos, compreenderão melhor como instruir a outros. Devem adquirir disciplina mental, pondo em atividade as capacidades que lhes foram dadas por Deus, dedicando-se de todo o coração e mente à tarefa de adquirir conhecimento. Tendo em vista a glória de Deus, devem pôr toda a energia no trabalho, aprendendo


FEC - Pag. 206  

tudo o que podem e tornando-se entendidos, para que possam comunicar conhecimento a outros.

Há uma grande obra a ser realizada nestes países; e o amor de Cristo e o amor às almas pelas quais Ele morreu devem constranger-nos a fazer todos os esforços possíveis para buscar e salvar o perdido. Levantem-se todos como fiéis soldados de Cristo para trabalhar por vossos irmãos e com eles, para que a obra seja bem-sucedida em vossas mãos. Lembrem-se todos os que se alistam neste empreendimento muito necessário, que a escola não é estabelecida meramente para o nosso próprio benefício e de nossos filhos; mas para que seja transmitido o conhecimento da verdade, e almas que perecem sejam salvas no reino eterno. Apeguem-se todos a essa obra, resolvidos a não falhar nem ficar desalentados, e o Senhor operará maravilhas entre nós. Se neste tempo deixarmos de fazer decididos esforços para ampliar e enaltecer a obra, e recuarmos porque as questões não são conduzidas segundo nossas próprias idéias, o Senhor certamente nos porá de lado e escolherá outros instrumentos que empreendam Sua obra segundo a Sua vontade, e sigam as orientações de Seu Espírito. Oxalá todos cumprissem o seu dever, para que nossa influência se unisse a fim de levar avante a causa de Deus!

O olhar de Deus paira sobre estas terras; pois Ele quer erguer o Seu estandarte e desfraldar a Sua bandeira. Aqui neste solo missionário, Ele quer ver almas ganhas para Jesus Cristo. Deus quer que todo aquele que professa ser cristão seja um verdadeiro missionário, pronto a colocar-se em linha a fim de realizar sua obra individual no local em que reside, e que todos se unam num esforço sistemático. Deseja que os homens esqueçam suas próprias noções e preconceitos, que só trazem trevas e dúvidas para sua alma, e empenhem-se na obra em favor dos que se acham prestes a perecer. Ele quer que compreendam que ninguém vive para si mesmo. É mediante a negligência do esforço altruísta em favor dos outros que muitos se tornaram diminuídos e incapacitados em sua experiência religiosa. Alguns que se encontram na retaguarda poderiam estar bem adiantados no conhecimento de Deus, se não se houvessem apartado de seus irmãos,


FEC - Pag. 207  

afastando-se da associação com os crentes que não labutavam de acordo com suas idéias restritas. Oh! se tais estorvadores perdessem de vista a si mesmos e se interessassem pela salvação de almas, seriam esquecidas suas insignificantes divergências e não existiria a alienação de seus irmãos. Se, ao se reunirem, eles não falassem a respeito das coisas em que vêem objeções, mas como que cerrassem a boca com um freio, e buscassem o Senhor com fervente oração para que repousasse sobre eles o Espírito Santo, a fim de que sintam responsabilidade para com as almas pelas quais Cristo morreu, veriam dissipar-se as trevas, e penetrariam em sua alma a luz e a esperança. Desapareceria a presunção, e tornar-se-iam dóceis como crianças. A obstinação se desvaneceria pela contemplação do amor de Deus, e seu coração brilharia pelo contato com uma brasa tirada do altar. Seria banida a tristeza, e a alegria tomaria o seu lugar; pois o infinito amor e a bondade de Deus seriam o assunto de seu testemunho.

Os que desejam ser vencedores precisam ser alijados de si mesmos; e a única coisa que efetuará esta grandiosa obra é interessar-se vivamente pela salvação dos outros. Isto não significa que deveis converter os homens para a vossa maneira de agir ou compeli-los a ver as coisas sob o mesmo aspecto que vós; mas deveis procurar apresentar a verdade como ela é em Jesus, e labutando para ser uma bênção aos outros, sereis abundantemente abençoados por Deus. O fato de terdes feito e estardes fazendo algo para estender as fronteiras do reino de Deus, libertando pobres almas do jugo de superstição e erro da parte de Satanás, trará regozijo ao coração e expandirá vossas idéias e planos. Ao identificardes vossos interesses com os de Cisto, santificareis para Deus vosso talento de habilidade, influência e recursos. Alguns de vós considerarão um privilégio deixar os seus lares a fim de labutar nas ilhas do mar e libertar almas da escravidão do pecado e do erro. À medida que obtiverdes nova e mais profunda experiência, aprendereis o que é orar no


FEC - Pag. 208  

Espírito Santo; e serão recuperados os que se afastaram de Deus, e haverá mais anseio de aprender de Jesus a ser manso e humilde de coração, do que de apontar para as faltas e os erros de vossos irmãos; pois aceitais pela fé a Cristo como vosso Salvador pessoal. Não vos reunireis então para expor vossas dúvidas e temores. Tereis algo melhor sobre que falar, pois vosso coração se expandirá, tendo a paz de Cristo que excede todo entendimento. Esta é a experiência que Deus deseja que desfruteis neste país.

Para alcançar, porém, tal experiência, é necessário tomar algumas medidas definidas. Os métodos e planos para a realização da obra devem estar de acordo com a ordem do Senhor, e não com as vossas idéias particulares; deste modo os resultados compensarão sobejamente o dispêndio de recursos. O esforço missionário tornar-se-á mais geral, e o exemplo de um obreiro zeloso, labutando na direção certa, influirá sobre outros, que também sairão a pregar o evangelho. O espírito missionário se estenderá de família em família, e os irmãos terão algo mais interessante sobre que falar do que os seus ressentimentos. Interessar-se-ão em revelar as gemas da verdade contidas na Bíblia, e serão estabelecidas igrejas, construídas casas de culto, e muitos virão em auxílio do Senhor. Os irmãos estarão unidos pelos laços do amor, e dar-se-ão conta de sua união com cristãos experientes em todas as partes do mundo, visto que são um em seus planos, um no objetivo de seus interesses. Um passo para a frente dado pelos que se acham à dianteira da obra será sentido pelos que residem neste país e em todas as nações, e os que estão em países estrangeiros corresponderão ao esforço feito no centro da obra, seguindo nosso grande Líder; e assim, por meio da conversão de almas para a verdade, ascenderá uma torrente de louvor Àquele que está assentado sobre o trono.

A obra missionária na Austrália e na Nova Zelândia ainda está na fase inicial; mas deve ser realizada na Austrália, Nova Zelândia, África, Índia, China e nas ilhas do mar a


FEC - Pag. 209  

mesma obra que tem sido efetuada no campo nacional. Sob o apropriado símbolo de um anjo voando pelo meio do céu é representada a obra do povo de Deus. Nesta obra os seres celestiais cooperam com os instrumentos humanos para estender a última mensagem aos habitantes do mundo. Os planos e a obra dos homens não estão, porém, acompanhando o passo da Providência divina; pois, embora alguns nesses países, que pretendem crer na verdade, declarem por sua atitude: "Não queremos o Teu caminho, ó Senhor, mas o nosso próprio caminho", há muitos que estão pleiteando com Deus para que compreendam o que é a verdade. Em lugares secretos, estão chorando e orando a fim de que vejam a luz nas Escrituras; e o Senhor do Céu encarregou Seus anjos de cooperar com os instrumentos humanos em levar avante Seu amplo desígnio, para que todos os que anseiam luz possam contemplar a glória de Deus. Devemos seguir o caminho aberto pela Providência divina; e, à medida que formos avançando, notaremos que o Céu entrou em ação diante de nós, ampliando o campo de labuta muito além das dimensões de nossos recursos e capacidades. A grande necessidade do campo aberto diante de nós deve apelar a todos aqueles aos quais Deus confiou talentos de recursos ou capacidade, para que dediquem a Deus a si mesmos e tudo o que possuem. Devemos ser mordomos fiéis, não só de nossos recursos, mas também da graça que nos foi dada, a fim de que muitas almas sejam colocadas sob o estandarte ensangüentado do Príncipe Emanuel. Os propósitos e objetivos a serem alcançados por missionários consagrados são muito amplos. O campo de atividade missionária não é restringido por povos ou nacionalidades. O campo é o mundo, e a luz da verdade deve ir a todos os lugares escuros da Terra num tempo muito mais curto do que muitos julgam possível.

Deus tenciona pôr em operação certos instrumentos em vosso próprio país para ajudar nessa grande obra de iluminar o mundo. Pretende empregar a vós e vossos filhos como soldados que desempenhem uma parte nesta luta agressiva contra os poderes das trevas, e certamente não ireis desprezar a bênção de Deus e considerar levianamente


FEC - Pag. 210  

o privilégio que vos é estendido! Ele quer que vos empenheis no conflito, batalhando juntos para Sua glória, não ambicionando a supremacia, não procurando exaltar a vós mesmos rebaixando os outros. Quer dotar-vos do verdadeiro espírito missionário, que eleva, purifica e enobrece tudo aquilo com que se põe em contato, tornando puros, bons e nobres todos quantos se colocam voluntariamente sob a sua influência; pois todo agente que coopera com os seres celestiais será dotado de poder do alto e representará o caráter de Cristo. O espírito missionário nos habilita a apreciar melhor as palavras da Oração do Senhor, quando Ele nos ordena orar: "Venha o Teu reino. Seja feita a Tua vontade, tanto na Terra como no Céu." Mat. 6:10. O espírito missionário amplia nossos pensamentos e nos coloca em união com todos os que têm compreensão da expansiva influência do Espírito Santo.

Deus quer dissipar as nuvens que se acumularam ao redor das almas nestas colônias e unir todos os nossos irmãos em Cristo Jesus. Deseja que estejamos ligados pelos laços do companheirismo cristão, cheios de amor pelas almas por quem Cristo morreu. Disse Ele: "O Meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei." João 15:12. Quer que estejamos unidos no coração e nos planos para realizar a grande obra a nós confiada. Os irmãos devem pôr-se ombro a ombro, unindo suas orações junto ao trono da graça, para que consigam mover o braço do Onipotente. O Céu e a Terra estarão então intimamente ligados na obra, e haverá alegria e júbilo na presença dos anjos de Deus, quando é encontrada e restaurada a ovelha perdida.

O Espírito Santo, que abranda e sensibiliza o coração humano, incentivará a fazer as obras de Cristo. Eles atenderão à injunção: "Vendei o que tendes, e dai esmolas, e fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos Céus que nunca acabe." Luc. 12:33. Cristo a Si mesmo Se deu por nós, e requer-se que Seus seguidores a si mesmos se dêem para Ele, com seus talentos de recursos e capacidades. Que mais o Senhor poderia ter feito pelo homem além daquilo que Ele fez? E não Lhe entregaremos


FEC - Pag. 211  

tudo o que temos e somos, praticando sacrifício e abnegação pessoal? Se somos discípulos de Cristo, isto será manifesto ao mundo, por nosso amor àqueles pelos quais Ele morreu.

Foi mediante o espírito de amor que o evangelho chegou até vós e a todos os homens que têm conhecimento de Deus. Requer-se de nós que não somente admiremos os homens a quem Deus tem usado e que almejemos ter tais homens agora, mas também que nos sujeitemos a ser usados por Deus como Seus instrumentos humanos. Foi o Seu Espírito que inspirou seus esforços, e Ele pode dar abundantemente a Seus obreiros hoje a mesma coragem, zelo, fervor e dedicação. Foi Jesus que deu a esses homens graça, poder, fortaleza e perseverança, e está disposto a fazer o mesmo com todos os que desejam ser verdadeiros missionários.

Deus começou a trabalhar neste país, e a igreja deve unir-se com os seres celestiais, manifestando santa atividade, e, pelo exercício de suas faculdades, tornarem-se mais eficientes para salvar almas e glorificar a Deus. Nós que temos visto a luz da verdade somos convidados a promover o seu avanço, a despertar para a grande responsabilidade da obra missionária a ser realizada em nossas fronteiras; e é o dever de toda alma cooperar com os que desejam levar avante a obra. Procurem todos puxar com Cristo com cordas eqüitativas. Ocultemos nossa vontade na vontade de Deus, para que cessem todas as desavenças, a fim de que o caráter de Cristo seja representado por meio de bondade, paciência, abnegação, mansidão, humildade e amor. Unam-se todos cordialmente a fim de fazer o máximo que estiver ao seu alcance para apoiar a escola que agora está para ser estabelecida; pois nas mãos de Deus ela poderá ser o meio de educar obreiros para difundir a luz da verdade sobre o povo. Quem se colocará do lado do Senhor? Quem quer ver agora a obra a ser efetuada, e realizá-la? Supplement to The Bible Echo, 1º de setembro de 1892.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>