Fundamentos da Educação Cristã

CAPÍTULO 71

A Obra à Nossa Frente

FEC - Pag. 529  

Há uma obra muito grande e importante a ser feita por nossas associações na América do Norte. Devemos conduzir a obra na América do Norte de tal maneira que sejamos um amparo e um auxílio para os que estão proclamando a mensagem em regiões distantes. Toda nação, língua e povo devem ser despertados e levados ao conhecimento da verdade. Algo está sendo feito, porém ainda há muito a ser efetuado, muito a ser aprendido aqui mesmo nesta associação, para que a obra avance de um modo que honre e glorifique a Deus.

Minha alma tem estado tão oprimida que não consigo descansar. Sobre que aspecto podemos demorar-nos para causar a mais profunda impressão na mente humana? Há as nossas escolas. Elas devem ser dirigidas de tal maneira que desenvolvam missionários que saiam pelos caminhos e atalhos, semeando as sementes da verdade. Esta foi a ordem de Cristo a Seus seguidores. Eles deviam sair pelos caminhos e atalhos, levando a mensagem da verdade às almas que seriam conduzidas à fé do evangelho. Fiquei profundamente impressionada ao ver o quanto precisa ser feito nos lugares que visitei recentemente. Temos de levantar-nos na força de Deus para realizar esta obra.

Em seu trabalho cada um dos obreiros deve olhar para Deus. Devemos labutar como homens e mulheres que têm viva ligação com Deus. Devemos aprender a entrar em contato com as pessoas onde elas estão. Não permitais que existam tais condições como as que encontramos nalguns lugares quando voltamos para a América do Norte, em que indivíduos membros de igreja, em vez de compreenderem sua responsabilidade, procuravam a orientação de homens; e pessoas a quem foram confiados sagrados e santos encargos na promoção da obra deixaram de compreender o valor da responsabilidade pessoal e assumiram a obra de ordenar e ditar o que seus irmãos deviam ou não deviam fazer. Estas coisas Deus não


FEC - Pag. 530  

tolerará em Sua obra. Ele colocará os Seus encargos sobre os Seus agentes. Toda alma individual tem uma responsabilidade diante de Deus, e não deve ser arbitrariamente instruída por homens acerca do que tem de fazer, de dizer, e aonde deve ir. Não devemos depositar a confiança no conselho de homens e concordar com tudo o que eles dizem, a menos que tenhamos provas de que se acham sob a influência do Espírito de Deus.

Estudai o primeiro e o segundo capítulos de Atos. Foi-me dada a luz de que nossa obra precisa ser levada avante de maneira mais elevada e ampla do que tem sido conduzida até agora. A luz do Céu deve ser apreciada e acalentada. Esta luz é para os trabalhadores. É para os que crêem que Deus lhes deu uma mensagem e que têm uma sagrada responsabilidade a desempenhar em sua proclamação.

A mensagem da presente verdade deve preparar um povo para a vinda do Senhor. Compreendamos isto, e cheguem os que foram colocados em posições de responsabilidade a tal unidade que a obra avance firmemente. Não permitais que algum homem se insinue como dominador arbitrário e diga: Deveis ir ali, e não acolá; deveis fazer isto, e não aquilo. Temos uma grande e importante obra a realizar, e Deus quer que a empreendamos inteligentemente. A colocação de homens em posições de responsabilidade nas diversas associações não os transforma em deuses. Ninguém possui suficiente sabedoria para agir sem buscar conselho. Os homens precisam consultar seus irmãos, deliberar juntos, orar juntos e planejar juntos para o avanço da obra. Ajoelhem-se os obreiros conjuntamente e orem a Deus, pedindo-Lhe que dirija o procedimento deles. Tem havido grande falta de nossa parte neste sentido. Temos confiado demais em projetos humanos. Não nos podemos permitir fazer isso. Tempos perigosos estão diante de nós, e devemos chegar à situação em que saibamos que o Senhor vive e reina e que habita no coração dos filhos dos homens. Precisamos ter confiança em Deus.

Aonde quer que sejais enviados, abrigai no coração e na


FEC - Pag. 531  

na mente o temor e o amor de Deus. Dirigi-vos diariamente ao Senhor em busca de instrução e orientação; confiai em Deus quanto a luz e conhecimento. Orai por essa instrução e por essa luz até obtê-las. De nenhum proveito vos será pedir, e então esquecer aquilo pelo que orastes. Conservai o pensamento em vossa oração. Podeis fazer isto enquanto trabalhais com as mãos. Podeis dizer: Senhor, eu creio; creio de todo o coração. Permite que venha sobre mim o poder do Espírito Santo.

Se entre nós houvesse mais oração, mais exercício de uma fé viva, e menos dependência de que alguma outra pessoa tenha uma experiência por nós, estaríamos muito à frente do que estamos hoje, em discernimento espiritual. O que necessitamos é de profunda experiência individual de coração e alma. Então seremos capazes de relatar o que Deus está fazendo e como Ele está operando. Precisamos de uma viva experiência nas coisas de Deus; e não estamos seguros se não a desfrutarmos. Há alguns que têm uma boa experiência e vos declaram algo a seu respeito, mas quando vos dais ao trabalho de avaliá-la, percebeis que não é uma experiência correta, pois não está em harmonia com um claro "Assim diz o Senhor". Se já houve um tempo em nossa história no qual deveríamos humilhar diante de Deus nossa alma individual, esse tempo é a época atual. Precisamos ir a Deus com fé em tudo o que é prometido na Palavra, e andar então em toda a luz e poder concedidos por Deus.

Senti profunda emoção quando nossos irmãos que vieram de campos estrangeiros me contaram um pouco de suas experiências e do que o Senhor está fazendo no sentido de trazer almas para a verdade. É isto que carecemos neste tempo. Deus não quer que permaneçamos em ignorância. Deseja que compreendamos nossas responsabilidades individuais para com Ele. Revelar-se-á para toda alma que dEle se aproxime com toda a humildade e que O busque de todo o coração.

Há escolas a serem estabelecidas em países estrangeiros e em nosso próprio país. Precisamos aprender de Deus como dirigir essas escolas. Elas não devem ser administradas como muitas o têm sido. Nossas instituições devem ser consideradas como


FEC - Pag. 532  

instrumentos de Deus para a promoção de Sua obra na Terra. Precisamos volver-nos para Deus em busca de orientação e sabedoria; precisamos implorar-Lhe que nos ensine a conduzir a obra firmemente. Reconheçamos que o Senhor é nosso Mestre e Guia, e então conduziremos a obra de maneira correta. Devemos permanecer como um grupo unido que esteja inteiramente de acordo. Então veremos a salvação de Deus revelada à direita e à esquerda. Se trabalhamos em harmonia, damos a Deus a oportunidade de trabalhar em nosso favor.

Em todas as nossas atividades escolares precisamos ter correta compreensão do que é a educação essencial. Os homens falam muito sobre educação superior, mas quem pode definir o que é educação superior? A educação mais elevada se encontra na Palavra do Deus vivo. Essa educação, que nos ensina a submeter a alma a Deus com toda a humildade e que nos habilita a aceitar a Palavra de Deus e crer exatamente o que ela diz, é a educação que é mais necessária. Por meio dessa educação veremos a salvação de Deus. Com o Espírito de Deus sobre nós, devemos levar a luz da verdade pelos caminhos e atalhos, para que a salvação de Deus possa ser revelada de maneira notável.

Levaremos avante a obra segundo a vontade do Senhor? Estamos dispostos a ser ensinados por Deus? Lutaremos com Deus em oração? Receberemos o batismo do Espírito Santo? Isto é o que necessitamos e podemos ter neste tempo. Sairemos então com uma mensagem do Senhor, e a luz da verdade brilhará como uma lâmpada que arde, estendendo-se a todas as partes do mundo. Se andarmos humildemente com Deus, Ele andará conosco. Humilhemos a alma diante dEle, e veremos a Sua salvação. Review and Herald, 21 de outubro de 1909.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>