Fundamentos da Educação Cristã

CAPÍTULO 48

O Livro Divino

FEC - Pag. 390  

O hospital é um vasto campo missionário. Estudando diligentemente a Palavra de Deus, vossos estudantes de medicina estão muito melhor preparados para todos os outros estudos, pois do estudo fervoroso da Palavra sempre advém esclarecimento. Compreendam os médicos-missionários que quanto mais se relacionarem com Deus e com Jesus Cristo a quem Ele enviou, e quanto mais se familiarizarem com a história bíblica, mais bem-preparados estarão para fazer o seu trabalho. Os alunos do Colégio de Battle Creek devem desejar o mais elevado saber, e nada pode dar-lhes melhor compreensão de todas as lições e uma boa memória, do que o estudo das Escrituras. Haja genuína disciplina no estudo. Deve haver o mais humilde e devoto anseio da alma por conhecer a verdade.

Tem de haver professores muito fiéis, que se esforcem por fazer os estudantes compreenderem as lições, não lhes explicando tudo, mas deixando que os alunos expliquem com clareza cada texto que lêem. Respeite-se a mente pesquisadora dos estudantes. Acatai suas indagações com respeito. Pouco proveito será alcançado com apenas roçar de leve a superfície. Pesquisa atenta e estudo cuidadoso e esforçado são necessários para compreender a Palavra. Há nessa Palavra verdades que, qual veios de ouro precioso, estão ocultos sob a superfície. Os tesouros escondidos são descobertos ao serem buscados, assim como o mineiro busca o ouro e a prata. Certificai-vos de que a prova da verdade esteja na própria Escritura. Uma passagem é a chave de outras passagens. O valioso e profundo significado é-nos desvendado pelo Santo Espírito de Deus, tornando clara a Palavra à nossa compreensão. "A exposição das Tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices." Sal. 119:130.

A Palavra de Deus é o grande guia para os alunos de nossas escolas. A Bíblia ensina a inteira vontade de Deus para com os filhos e filhas de Adão. É a regra de vida,


FEC - Pag. 391  

ensinando-nos algo sobre o caráter que precisamos formar para a futura vida imortal. Nossa fé, nossa prática, pode tornar-nos cartas vivas, conhecidas e lidas por todos os homens.

Os homens não necessitam da pálida luz de tradições e costumes para tornar compreensíveis as Escrituras. Isto é exatamente tão sensato como supor que o Sol, brilhando nos céus ao meio-dia, precisasse da bruxuleante candeia da Terra para aumentar-lhe o brilho. As fábulas ou as declarações de sacerdotes e pastores não são necessárias para salvar do erro os alunos. Consultai o Oráculo divino, e tereis luz. Na Bíblia, todo dever é esclarecido, toda lição é compreensível, capaz de preparar os homens para a vida eterna.

O dom de Cristo e a iluminação do Espírito Santo nos revelam o Pai e o Filho. A Palavra é exatamente adequada para tornar homens, mulheres e jovens sábios para a salvação. Na Palavra é claramente revelada a ciência da salvação. "Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra." II Tim. 3:16 e 17. "Examinais as Escrituras" (João 5:39), pois ali está o conselho de Deus, a voz de Deus falando à alma. Special Testimonies on Education, 1º de dezembro de 1895.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>