Fundamentos da Educação Cristã

CAPÍTULO 32

A Educação Mais Essencial Para Obreiros Evangélicos

FEC - Pag. 242  

Há obreiros cristãos que não receberam uma educação colegial porque lhes era impossível obter essa vantagem; Deus deu, porém, provas de havê-los escolhido. Ele ordenou que saíssem a labutar em Sua vinha. Tornou-os eficientes cooperadores Seus. Eles têm um espírito dócil; sentem sua dependência de Deus e o Espírito Santo está com eles para ajudá-los em suas deficiências. Ele avivará e fortalecerá o intelecto, dirigirá os seus pensamentos e ajudará na apresentação da verdade. Quando o obreiro se põe em pé diante do povo para expor as palavras da vida, ouve-se em sua voz o eco da voz de Cristo.

É evidente que ele anda com Deus; que tem estado com Jesus e dEle aprendido. Introduziu a verdade no santuário interior da alma; ela é para ele uma viva realidade, e ele apresenta a verdade na demonstração do Espírito e de poder. O povo ouve o jubiloso som. Deus fala-lhes ao coração por meio do homem consagrado a Seu serviço. Ao exaltar a Jesus mediante o Espírito, o obreiro realmente se torna eloqüente. É fervoroso e sincero, e é amado por aqueles pelos quais trabalha.

Que pecado recairia sobre todo aquele que ouvisse tal homem meramente para criticar, para notar as imperfeições gramaticais ou a pronúncia incorreta e expor tais erros ao ridículo! Os fariseus escarneciam de Cristo; criticavam a simplicidade de Sua linguagem, a qual era tão clara que as crianças, os idosos e o povo comum O ouviam com prazer e ficavam encantados com as Suas palavras. Os saduceus também zombavam dEle pelo fato de Seus discursos serem muito diferentes de tudo o que era proferido por seus governantes e escribas. Esses mestres judeus falavam em tons monótonos, e os textos escriturísticos mais claros e preciosos se tornavam


FEC - Pag. 243  

desinteressantes e ininteligíveis, encobertos sob tal acervo de tradição e conhecimento erudito que depois de os rabis haverem falado, o povo conhecia menos do significado das Escrituras que antes. Havia muitas almas famintas do Pão da Vida, e Jesus alimentou-as com a verdade pura e simples. Em Seus ensinos, Ele tirava ilustrações das coisas da Natureza e das transações comuns da vida, com que eles se achavam familiarizados. Deste modo a verdade tornou-se-lhes uma viva realidade; as cenas da Natureza e as experiências da vida diária repetiam constantemente para eles os preciosos ensinamentos do Salvador. A maneira de Cristo ensinar era precisamente o que Ele deseja que Seus servos façam.

O orador que não possui uma educação completa pode às vezes cometer erros de gramática ou de pronúncia; talvez não empregue as expressões mais eloqüentes ou as metáforas mais belas; porém, se ele mesmo provou do Pão da Vida; se bebeu da Fonte da Vida, pode alimentar as almas famintas; pode dar da Água da Vida para quem está sedento. Seus defeitos serão perdoados e esquecidos. Seus ouvintes não ficarão enfadados ou desgostosos, mas agradecerão a Deus pela graciosa mensagem a eles enviada por Seu servo.

Se o obreiros consagrou-se inteiramente a Deus e é diligente na oração por forças e sabedoria celestial, a graça de Cristo será seu mestre, e ele vencerá grandes defeitos e tornar-se-á cada vez mais versado nas coisas de Deus. Que ninguém, no entanto, se prevaleça disto para ser indolente, para desperdiçar o tempo e as oportunidades e para negligenciar o preparo que lhe é essencial a fim de tornar-se eficiente. O Senhor não Se agrada de maneira alguma dos que têm oportunidade para obter conhecimento, mas que se justificam por deixar de aproveitar todos os privilégios que Ele colocou a seu alcance a fim de tornarem-se obreiros inteligentes e bem habilitados, dos quais não tenha de envergonhar-Se.

Acima de todas as outras pessoas na Terra, o homem cujo intelecto é iluminado pela exposição da Palavra de Deus a seu entendimento, sentirá que deve aplicar-se com mais


FEC - Pag. 244  

diligência à leitura da Palavra de Deus bem como ao estudo diligente das ciências, pois sua esperança e vocação são mais elevadas do que qualquer outra. Quanto mais intimamente a pessoa estiver ligada com a Fonte de todo conhecimento e sabedoria, tanto maiores poderão ser as vantagens intelectuais e espirituais de sua relação com Deus. O conhecimento do Senhor é a educação essencial, e obter tal conhecimento será o constante empenho de todo leal obreiro. Christian Education, 1893.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>