Obreiros Evangélicos

CAPÍTULO 16

A Colportagem Como Educação Para o Ministério

OE - Pag. 96  

Um dos melhores modos de um jovem poder se habilitar para o ministério, é entrar para o campo da colportagem. Que ele entre em vilas e cidades, colportando com os livros que encerram a mensagem para este tempo. Nesta obra encontrarão oportunidade de falar as palavras da vida, e as sementes da verdade que semeiam hão de brotar para produzir frutos. Pondo-se em contato com o povo e apresentando-lhe nossas publicações, hão de adquirir uma experiência que não poderiam alcançar pregando.

Quando jovens entram para o campo da colportagem cheios de intenso desejo de salvar seus semelhantes, consegue-se uma boa colheita para o Senhor, como resultado de seus esforços. Que saiam, pois, como missionários para proclamar a verdade presente, orando constantemente por progressiva luz, e pela guia do Espírito, a fim de que saibam dirigir a seu tempo palavras aos cansados. Que aproveitem toda oportunidade para praticar atos de bondade, lembrando-se de que estão em missão do Senhor.

Todos quantos desejam uma oportunidade para o verdadeiro ministério, e entregam-se sem reservas a Deus, encontrarão na obra da colportagem ocasião de falar sobre muitas coisas pertinentes à vida futura e imortal. A experiência assim adquirida será do maior valor para os que se estão habilitando para o ministério.

A companhia do Espírito Santo de Deus é que prepara obreiros, tanto homens como mulheres, para


OE - Pag. 97  

se tornarem pastores do rebanho de Deus. À medida que animarem o pensamento de que Cristo é seu companheiro, sentirão por entre todas as suas difíceis experiências um santo respeito, uma sagrada alegria. Aprenderão a orar enquanto trabalham. Serão exercitados na paciência, na bondade, afabilidade e espírito de serviço. Exercitarão a verdadeira cortesia cristã, tendo presente que Cristo, seu companheiro, não pode aprovar palavras e sentimentos ásperos, desagradáveis. Suas palavras serão purificadas. A faculdade de falar será considerada um talento precioso, a eles emprestado para a realização de uma obra elevada e santa.

O agente humano aprenderá a representar o divino Companheiro com quem se acha ligado. A esse invisível e santo Ser, mostrará respeito e reverência, pois está levando sobre si o Seu jugo, e aprendendo Seus caminhos puros e santos. Os que tiverem fé nesse divino Auxiliador, se hão de desenvolver. Serão dotados de poder para revestir de sagrada beleza a mensagem da verdade. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 541.

Prossegui, jovens, em conhecer ao Senhor, e sabereis que "como a alva será a Sua saída". Osé. 6:3. Procurai desenvolver-vos continuamente. Esforçai-vos fervorosamente por manter estreitas relações com o Redentor. Vivei em Cristo pela fé. Fazei a obra que Ele fazia. Vivei para salvação das almas por quem Ele deu Sua vida. Buscai ajudar por todos os meios aqueles com quem chegardes em contato. ... Conversai com vosso Irmão mais velho, o qual completará vossa educação, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali. Uma íntima ligação com Aquele que Se ofereceu a Si mesmo em sacrifício para salvar um mundo a perecer, tornar-vos-á obreiros aceitáveis. Testimonies, vol. 6, pág. 416.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>