Obreiros Evangélicos

CAPÍTULO 77

A Escola Missionária da Cidade

OE - Pag. 364  

De importância igual às conferências públicas é o trabalho de casa em casa nos lares do povo. Nas cidades grandes há certas classes que não podem ser alcançadas pelas reuniões públicas. Essas têm de ser procuradas como o pastor procura suas ovelhas perdidas. Esforço diligente e pessoal tem de ser feito em seu favor. Quando é negligenciado o trabalho pessoal, perdem-se muitas preciosas oportunidades, as quais, se fossem aproveitadas, fariam avançar a obra decididamente.

Em resultado da apresentação da verdade em congregações grandes, desperta-se um espírito de indagação, e é especialmente importante que esse interesse seja seguido por trabalho pessoal. Os que desejam buscar a verdade, precisam ser ensinados a estudar diligentemente a Palavra de Deus. Alguém terá de ajudá-los a edificar sobre um fundamento firme. Neste tempo crítico de sua experiência religiosa, quão importante é que obreiros bíblicos, sabiamente dirigidos, venham ao seu auxílio, e lhes abram ao entendimento o tesouro da Palavra de Deus!

Um trabalho bem equilibrado, melhor pode ser levado a efeito quando se acha em funcionamento uma escola para preparo de obreiros bíblicos. Enquanto se estão realizando reuniões públicas, deveria haver, ligados à escola ou missão de cidade [estas missões de cidade são centros de trabalho estabelecidos nas grandes cidades, em favor dos decaídos e indigentes] experientes obreiros de profunda compreensão espiritual, que possam dar instruções diárias aos obreiros bíblicos, e que possam também unir-se de todo o coração às conferências públicas que se realizam. E à medida que homens e mulheres se convertam à verdade, os que estão na chefia da missão nas cidades deveriam com muita oração mostrar a esses novos


OE - Pag. 365  

conversos como experimentar o poder da verdade em seu coração. Tal missão, sendo sabiamente dirigida, será uma luz brilhando num lugar escuro.

As missões são essenciais, como fundamento do trabalho missionário em nossas cidades; não seja, porém, nunca esquecido, que seus dirigentes têm de ser vigilantes em todos os pontos, para que tudo seja feito para a honra de Deus. Os jovens têm de receber, nessas missões, um preparo que os habilite a trabalhar para o Mestre. Mas, se eles não possuírem firmeza de caráter e espírito de consagração, todo esforço para os tornar aptos para a obra será um fracasso. Sem que possuam uma alta intuição do que é conveniente, da sobriedade, da santidade da verdade e do exaltado caráter da obra, eles não podem ser bem-sucedidos. O mesmo se dá quanto aos obreiros mais velhos. A menos que sejam santificados pela verdade, não podem dar aos que se acham sob sua direção uma educação que os eleve, enobreça e refine.

Nossas missões devem ser mantidas livres de todas as práticas errôneas, de toda vulgaridade, todo desleixo. Tudo que com elas se relaciona se deve achar acima de censura. Todos os que têm nelas alguma parte a desempenhar, devem ser um exemplo para os crentes. É necessário que se empreguem muitos momentos em oração particular, em comunhão com Deus. Somente assim se podem alcançar vitórias. Todos os arranjos da missão devem ser de molde a proteger a alma contra a tentação. Toda paixão profana deve ser mantida sob o domínio da razão santificada, mediante a graça abundantemente concedida por Deus.

Quando um homem que é reputado como digno de ocupar uma posição de confiança em uma de nossas instituições ou numa missão


OE - Pag. 366  

trai essa confiança, e se entrega nas mãos de Satanás como instrumento de injustiça, para semear as sementes do mal, ele é um traidor da pior espécie. De um espírito assim infeccionado e poluído, recebe muitas vezes a juventude os impuros pensamentos que conduzem a uma vida de vergonha e contaminação.

Os homens e mulheres que se acham à testa de uma missão, necessitam de íntima ligação com Deus, a fim de se conservarem puros, e saberem dirigir criteriosamente a juventude, de modo que os pensamentos de todos sejam impolutos e sãos. Sejam as lições dadas de caráter elevado, enobrecedor, para que a mente se encha de pensamentos puros e semelhantes aos de Cristo. "Qualquer que nEle tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro." I João 3:3. Como Deus é puro em Sua esfera, assim o homem deve ser na sua. E será puro, se Cristo, a esperança da glória, habitar no interior; pois ele imitará a vida de Cristo e refletirá Seu caráter.

Quando se estabelece uma missão numa cidade, nosso povo deve tomar nela interesse, mostrando o mesmo de maneira prática, palpável. Os obreiros da missão trabalham arduamente, sacrificando-se, e não recebem grandes salários. Não pense o nosso povo que a direção de missões na cidade é uma tarefa simples, ou lucrativa. Muitas vezes elas são levadas avante sem recursos aparentes, por homens e mulheres que, dia a dia, suplicam a Deus que lhes envie meios com que levar avante a obra.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>