Os que mais êxito têm tido em atrair almas, foram homens e mulheres que se não orgulhavam de suas habilidades, mas, em humildade e fé, buscaram ajudar os que estavam ao redor de si. Jesus fez esta mesma obra. Punha-Se em contato com aqueles a quem desejava atrair. Quantas vezes, tendo ao redor poucos reunidos, dava Suas lições, e um a um os transeuntes paravam para escutá-Lo, até que havia uma grande multidão a ouvir maravilhada e respeitosa as palavras do Mestre enviado do Céu!
A Mulher de Samaria
Cristo não esperava que se reunissem congregações. Algumas das mais importantes verdades que proferiu, foram dirigidas a indivíduos. Escutai-Lhe as admiráveis palavras à mulher de Samaria. Achava-Se sentado, ao poço de Jacó, quando a mulher foi tirar água. Para surpresa dela, pediu-lhe um favor. "Dá-Me de beber", disse. João 4:7. Ele queria um pouco de água fresca, e desejava ao mesmo tempo achar o caminho para lhe poder dar da água da vida.
"Como, sendo Tu judeu," disse-Lhe a mulher, "me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)." João 4:9.
Jesus respondeu: "Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-Me de beber, tu Lhe pedirias, e Ele te daria água viva. Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede,
porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna." João 4:10, 13 e 14.
Quanto interesse manifestou Cristo por essa mulher! Quão fervorosas e eloqüentes foram Suas palavras! Elas tocaram o coração da ouvinte e, esquecendo por que viera ao poço, dirigiu-se à cidade e disse aos amigos: "Vinde e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito; porventura, não é este o Cristo?" João 4:29.
Muitos deixaram suas ocupações para irem ter com o Estranho, junto ao poço de Jacó. Eles O assediaram de perguntas, e receberam ansiosamente Suas explicações de muitas coisas que haviam sido obscuras para sua compreensão. Eram como pessoas que seguissem um súbito raio de luz, até encontrarem o dia.
O resultado da obra de Jesus, enquanto Se sentou, fatigado e com fome, junto ao poço, foi vasto nas bênçãos. Aquela única alma a quem buscou ajudar, tornou-se um instrumento para alcançar outros, e levá-los ao Salvador. Esse tem sido sempre o meio por que a obra de Deus tem progredido na Terra. Fazei brilhar a vossa luz, e outras luzes surgirão.
Os servos de Deus devem ser homens do momento, prontos para o serviço a qualquer hora. Meus irmãos, deparar-se-vos-ão hora a hora oportunidades de servir a Deus. Estas vêm e vão constantemente. Estai sempre apercebidos para tirar delas o máximo ao vosso alcance. A ocasião de dirigir ao ouvido de alguma pessoa necessitada a palavra de vida, talvez nunca mais se repita; portanto, não ouse ninguém dizer: "Rogo-Te que me hajas por escusado." Luc. 14:19. Não percais nenhuma oportunidade de tornar conhecidas a outros as insondáveis riquezas de Cristo; pois uma oportunidade uma vez negligenciada poder passar de nosso alcance para sempre.