Há obreiros cristãos que não receberam educação superior porque lhes foi impossível conseguir essa oportunidade; mas Deus tem dado testemunho de os haver escolhido e ordenado para irem e trabalharem em Sua vinha. Ele os tem tornado eficientes coobreiros Seus. Possuem espírito dócil; sentem sua dependência de Deus; e o Espírito Santo está com eles a fim de ajudá-los em suas fraquezas. Aviva e comunica energia à mente, dirige os pensamentos, e auxilia na apresentação da verdade.
Quando o obreiro se coloca perante o povo para lhes apresentar as palavras da vida, ouve-se em sua voz o eco da voz de Cristo. É patente que ele anda com Deus, que esteve com Jesus e dEle aprendeu. Introduziu a verdade no íntimo santuário da alma; ela lhe é viva realidade; e ele apresenta a verdade em demonstração do Espírito e de poder. O povo ouve o jubiloso som; Deus lhes fala ao coração por meio do homem consagrado a Seu serviço.
Quando, mediante o Espírito, o obreiro exalta a Cristo, torna-se na verdade eloqüente. É veemente e sincero, e aqueles por quem trabalha lhe têm amor. Que pecado recairia sobre quem escutasse um homem assim, meramente para o criticar, para notar a má gramática ou a pronúncia incorreta, fazendo desses erros objeto de ridículo! ...
O orador que não possui boa instrução pode, por vezes, cair em erros gramaticais ou de pronúncia; talvez não
empregue as mais eloqüentes expressões, ou as mais belas imagens; mas, se ele próprio comeu do pão da vida, se bebeu da fonte viva, pode alimentar almas famintas, e oferecer da água da vida aos que estão sedentos. Seus defeitos serão perdoados e esquecidos. Seus ouvintes não se cansarão nem se desgostarão, antes darão graças a Deus pela mensagem de misericórdia a eles enviada por meio de Seu servo.
O Aperfeiçoamento Próprio dos Obreiros
Caso o obreiro se haja consagrado plenamente a Deus, e seja diligente em orar, suplicando força e sabedoria celestes, a graça de Cristo será seu guia, e ele vencerá os próprios defeitos, tornando-se mais e mais inteligente nas coisas de Deus. Ninguém se aproveite disso, porém, para ser indolente, para desperdiçar o tempo e as oportunidades, e negligenciar o preparo essencial a fim de tornar-se eficiente. O Senhor não Se agrada daqueles que, tendo tido ocasiões de obter conhecimento, negligenciam aproveitar os privilégios postos ao seu alcance. ...
O homem cuja mente é iluminada pela Palavra de Deus, há de sentir, mais que qualquer outra pessoa na Terra, que deve ser mais diligente no exame da Bíblia, no estudo das ciências; pois sua esperança e vocação são maiores que qualquer outra. Quanto mais intimamente um homem se achar ligado com a Fonte de todo o conhecimento e sabedoria, tanto mais ele pode ser auxiliado intelectual e espiritualmente. O conhecimento de Deus é a educação essencial; todo verdadeiro obreiro dedicará seu constante estudo para obtenção desse conhecimento.