Conselhos Professores, Pais e Estudantes

CAPÍTULO 70

Adquirir Eficiência

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O terceiro anjo é representado a voar pelo meio do céu, mostrando que a mensagem deve ir através da extensão e largura da Terra. É a mais solene mensagem que já foi dada a mortais, e todos quantos se propõem a ligar-se com a obra devem sentir sua necessidade de educação, do mais completo preparo. Devem-se fazer planos e desenvolver esforços para o aperfeiçoamento dos que aspiram a entrar em qualquer ramo da obra.

O trabalho ministerial não deve ser confiado a rapazes, nem o de instrutoras bíblicas a moças novas, pelo fato de eles oferecerem seus serviços e estarem dispostos a assumir posições de responsabilidade, enquanto carecem de experiência religiosa, e lhes falta completa educação e preparo. Precisam ser provados; pois, a menos que desenvolvam o firme, consciencioso princípio de ser tudo quanto Deus quer que eles sejam, não hão de representar corretamente Sua causa. Todos quantos se acham empenhados na obra em toda missão devem adquirir profundidade na experiência. Os que são novos na obra devem receber o auxílio dos mais experientes, e compreender a maneira de trabalhar. Os movimentos missionários estão sendo continuamente embaraçados por falta de obreiros com a devida espécie de espírito - obreiros devotados e justos, que representem devidamente a nossa fé.

Muitos há que devem tornar-se missionários, mas que não entram nunca no campo porque os que estão ao seu lado na


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igreja ou em nossos colégios não se preocupam em trabalhar com eles, expondo diante de seus olhos as exigências de Deus quanto a todas as suas faculdades, e não oram com eles e por eles. O período agitado, que decide a direção da vida, passa, formam-se suas convicções, outras influências e atrações os arrastam, e as tentações de buscar posições que, pensam eles, hão de trazer-lhes lucros financeiros, levam-nos para a corrente mundana. Tais jovens poderiam haver sido salvos para a obra.

Nossas escolas devem ser escolas de preparo missionário. Se os homens e as mulheres delas saem habilitados, em qualquer sentido, para o campo missionário, precisam avaliar a grandeza da obra; em sua experiência diária se deve introduzir a piedade prática, caso queiram estar aptos para qualquer lugar de utilidade na causa de Deus. ...

A Escola Deve Continuar a Obra do Lar

Os que freqüentam nossas escolas têm de receber preparo diverso do que é ministrado nas escolas comuns da atualidade. Nossos jovens, em geral, caso tenham pais sábios e tementes a Deus, receberam o ensino dos princípios do Cristianismo. A Palavra de Deus era respeitada em seu lar, sendo seus ensinos considerados a lei da vida. Foram criados na doutrina e admoestação do evangelho. Quando entram na escola, devem continuar esta mesma educação e preparo. As máximas, os costumes e práticas do mundo não são os ensinos de que eles necessitam. Vejam eles que os professores na escola cuidam de sua alma, que têm decidido interesse em seu bem-estar espiritual.


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A religião é o grande princípio a ser incutido; pois "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria". Prov. 9:10. ...

Felicidade na Religião

Onde quer que se estabeleça uma escola, devem haver corações fervorosos para interessar-se pelos jovens. Há necessidade de pais e mães que contribuam com profunda simpatia e benévolas admoestações. Deve-se tornar os cultos tão aprazíveis quanto possível. Os que prolongam esses cultos até torná-los cansativos, deixam errôneas impressões na mente dos jovens, levando-os a ligar a religião com o que é árido, não social e desinteressante. ... É essencial, no professor, piedade ardente e ativa. A menos que se exerça contínuo cuidado e seja vivificado pelo Espírito de Deus, o culto matutino e vespertino, na capela, bem como as reuniões de sábado, tornar-se-ão formais e, para os jovens, o mais enfadonho e menos atrativo dos exercícios escolares. As reuniões sociais devem ser dirigidas de maneira a se tornarem, não somente ocasiões proveitosas, mas de real prazer.

Estudem os que ensinam os jovens, por sua vez, na escola de Cristo, aprendendo lições para comunicar a seus alunos. É preciso sincera, diligente e íntima devoção. Cumpre evitar-se toda falta de visão. Que o professor se desligue de sua dignidade ao ponto de ser um com as crianças em seus exercícios religiosos e entretenimentos, sem lhes dar a impressão de serem vigiadas. Sua própria presença entre elas lhes apresentará um modelo à conduta, fazendo-lhes pulsar o coração com novo afeto.


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Os jovens necessitam de simpatia, afeição e amor, do contrário ficarão desanimados. Um espírito de "Não me importo com ninguém e ninguém se importa comigo" toma posse deles. Talvez professem ser seguidores de Cristo, mas têm um diabo tentador em suas pegadas, e estão em risco de ficar desanimados e mornos, e de abandonar a Deus. Então alguém julga seu dever censurá-los, e tratá-los friamente, como se fossem muito piores do que na realidade são. Poucos sentem, talvez nenhum, o dever de fazer esforços pessoais para reformá-los, e remover as lamentáveis impressões neles produzidas.

As obrigações do professor são sérias e sagradas, mas parte alguma de sua obra é mais importante do que a de proteger os jovens com terna e amorável solicitude. Conquiste uma vez a confiança dos alunos, e poderá facilmente guiá-los, controlar e preparar. Os santos motivos que fundamentam o viver cristão devem ser introduzidos na vida. A salvação de seus alunos é o mais elevado interesse confiado ao professor temente a Deus. Ele é colaborador de Cristo, e seu especial e determinado esforço deve ser ganhá-los para Cristo. Deus o requererá de suas mãos.

Todo professor deve viver uma existência de piedade, pureza e diligente esforço. Se o coração arde com o amor de Deus, ver-se-á na vida aquela pura afeição que é essencial; far-se-ão fervorosas orações e se darão fiéis advertências. Quando estas são negligenciadas, periclitam as almas sob seu cuidado. ...

Todavia, depois de todos esses esforços, os mestres verificarão talvez que alguns desenvolvem caráter destituído de princípios. São frouxos na moral, o que é, em muitos casos,


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resultado de viciosos exemplos e falta de disciplina dos pais. Conquanto os professores façam tudo quanto podem, não conseguirão levar esses jovens a uma vida de pureza e santidade. Após paciente disciplina, afetivo esforço e fervorosa oração, ficarão decepcionados com aqueles de quem muito esperaram. Receberão, além disso, a censura dos pais, por não haverem, tido poder de contrabalançar a influência dos errados exemplos e imprudente educação recebidos em casa. A despeito desses desânimos, porém, o mestre deve prosseguir em sua obra, confiando em que Deus opere com ele, ocupando varonilmente o seu posto e trabalhando com fé. Outros serão salvos para Deus, e sua influência se exercerá em salvar outros ainda.

Estabelecer Elevada Norma

O que merece ser feito, precisa ser bem feito. Embora a religião deva ser o elemento predominante em toda escola, isso não levará ao rebaixamento das realizações nas letras. Ela fará com que todos os verdadeiros cristãos sintam a necessidade de inteiro conhecimento a fim de fazer o melhor emprego das faculdades a eles concedidas. Enquanto progridem na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, procurarão sem cessar distender as faculdades mentais, de modo a tornarem-se inteligentes cristãos.

O Senhor é desonrado por idéias e desígnios baixos de nossa parte. Aquele que negligencia observar cada exigência da lei de Deus, não lhe percebe a obrigatoriedade, viola toda a lei. O que se contenta de satisfazer apenas parcialmente a norma da justiça, e que não triunfa sobre todo inimigo espiritual, não cumpre o desígnio de Cristo. Rebaixa todo o plano


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de sua vida religiosa, e enfraquece o próprio caráter. Sob a força da tentação, seus defeitos de caráter tomam as rédeas, e o mal triunfa.

Para satisfazer a mais elevada norma possível, precisamos ser perseverantes e decididos. Em muitos casos, precisam ser vencidos hábitos e ideais estabelecidos, antes de podermos fazer progresso na vida religiosa. ... A obra essencial é conformar os gostos, os apetites, as paixões, os motivos e desejos com a grande norma de justiça. A obra deve começar no coração. A menos que este esteja em perfeita harmonia com a vontade de Cristo, qualquer paixão dominante, qualquer hábito ou defeito, tornar-se-á um poder para destruir.

A piedade e a experiência religiosa jazem à própria base da verdadeira educação. Deus quer que os professores de nossas escolas sejam eficientes. Caso avancem em compreensão espiritual, verão quão importante é não serem deficientes no conhecimento das ciências. Ao passo que os mestres precisam de piedade, necessitam também de um completo conhecimento das ciências. ...

O cristão visa a atingir as mais altas realizações com o intuito de beneficiar os outros. O conhecimento harmonicamente misturado com o caráter cristão, fará do homem uma luz no mundo. Deus opera com os esforços humanos. Os que fazem toda diligência para tornar firme sua vocação e eleição sentirão que um conhecimento superficial não os habilitará para uma posição de utilidade. A educação equilibrada por sólida experiência religiosa habilita o filho de Deus para executar a obra que lhe é designada de maneira sistemática, firme, inteligente. Aquele que aprende do maior Educador


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que o mundo já conheceu, não somente possuirá um simétrico caráter cristão, mas uma mente exercitada para o trabalho eficaz. ...

Deus não quer que nos satisfaçamos com mente preguiçosa, indisciplinada, pensamentos estúpidos e memória fraca. Quer que todo professor se sinta descontente com certa medida de êxito, apenas, e compreenda sua necessidade de constante diligência em adquirir conhecimento. Nosso corpo e vida pertencem a Deus, pois Ele os comprou. Deu-nos talentos e tornou-nos possível adquirir mais, de modo a podermos ser úteis a nós mesmos e a outros no caminho da vida. Cumpre a cada um desenvolver e firmar os dons que lhe foram emprestados por Deus. Se todos compreendessem isso, que vasta diferença em nossas escolas, em nossas igrejas e missões. Mas a maioria contenta-se com um limitado conhecimento, poucas realizações, satisfazendo-se simplesmente em ser aceitável. A necessidade de ser homens semelhantes a Daniel, homens de influência, homens cujo caráter se tornou harmônico mediante o trabalho em benefício da humanidade e para glória de Deus - tal necessidade, só uns poucos sentem. O resultado disso é que não há senão uns poucos habilitados para satisfazer à grande necessidade dos tempos em que vivemos.

Deus não passa por alto os ignorantes; se estes, porém, estiverem ligados com Cristo, se forem santificados por meio da verdade, estarão sempre adquirindo conhecimento. Mediante o exercitarem todas as faculdades para glorificar a Deus, terão aumentado poder para fazê-lo. São muito néscios os que estão dispostos a permanecer em uma estreita esfera pelo fato de Deus ter condescendido em aceitá-los quando ali se achavam. Há, todavia, centenas e milhares que estão procedendo exatamente assim.

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